Enfermeira Bárbara Andrade
Enfermeira Bárbara Andrade
03 Mai, 2022 - 13:05

7 dicas para melhorar o sono do bebé e ter noites mais tranquilas

Enfermeira Bárbara Andrade

O sono do bebé é sempre um dos assuntos mais difíceis de abordar e lidar durante a maternidade. Fique com algumas dicas para melhorar o sono do bebé.

Dicas para melhorar o sono do bebé

Só quem tem ou teve um bebé com dificuldades em adormecer ou acorda várias vezes durante a noite, sabe o verdadeiro significado da expressão “privação de sono“. Uma noite mal dormida tem efeitos negativos no bem-estar físico e psicológico dos pais e do bebé, pelo que revelamos algumas dicas para melhorar o sono do bebé.

Todos os bebés são seres únicos, cheios de traços de personalidade distintos que os diferenciam dos demais, pelo que é importante ter a noção de que o que resulta com outro bebé pode não resultar com o seu bebé. Calma, paciência e persistência são as chaves para, gradualmente, conseguir implementar estas dicas para melhorar o sono do bebé.

Saiba que até aos 3 anos de idade o sono exerce um papel muito importante na vida do bebé, sendo um período onde se verifica uma intensa actividade cerebral, tendo um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças.

7 Dicas para melhorar o sono do bebé

1

Pais de acordo quanto ao método

Os pais têm de estar de acordo no método de adormecer e ambos devem de trabalhar no mesmo sentido, mesmo nos momentos mais difíceis.

A primeira coisa a se fazer quando o bebé acorda é verificar se as necessidades humanas básicas do bebé estão satisfeitas, isto é, se tem fome, se tem frio ou calor e se tem a fralda suja.

2

Crie uma rotina de sono

De forma a preparar adequadamente o corpo do seu bebé para o momento de repouso, a repetição diária da rotina ajuda na assimilação do hábito e a melhorar todo o processo que envolve o sono, tornando-se gradualmente, num processo mais fácil de aplicar:

  • Diminua os sons/ruídos da divisão onde o bebé irá dormir, no entanto pode aplicar os “white noises” ou ruídos brancos, em que aparelhos como o secador, o aspirador, a estática do rádio e outros ruídos exteriores são usados para sossegar o bebé
  • Reduza a iluminação 30 minutos a 1 hora antes de o adormecer, uma vez que vai ajudar a diminuir os níveis de cortisol no organismo (em excesso, o cortisol pode provocar insónias e elevar ou deprimir, marcadamente, o humor)
  • Se o momento do banho relaxar o seu bebé, aproveite para o dar ao final do dia
  • Saiba reconhecer os sinais de fadiga/sonolência do bebé e coloque-o a dormir nesse momento. Fique atento ao seguinte: esfregar os olhos; esfregar ou puxar o nariz esfregar ou puxar as orelhas; olhos muito vermelhos; esfregar a cara em mantas, objectos fofos ou no seu ombro; arquear as costas e apresentar um olhar parado
3

Vista o bebé com roupas confortáveis

Preferencialmente de algodão, sem muitos botões e fácil de apertar/desapertar para o caso de necessitar mudar de fralda. Evite excesso ou défice de roupa e evite utilizar roupas que contenham elásticos que apertem muito, por exemplo na região abdominal.

4

Não salte as sestas durante o dia

Isto apenas fará com que a criança fique muito cansada, aborrecida e irritada apresentando mais dificuldade em adormecer e dormir uma boa noite de sono.

Os bebés até os 6 meses precisam de dormir com frequência, geralmente a cada duas horas. Depois dos 6 meses, esses intervalos de sono vão ficando maiores até que o bebé chega na fase entre os 13 e os 18 meses, quando já passa a fazer um a dois sonos diurnos.

5

Evite colocar o bebé na sua cama

Tente não colocar o bebé na cama, junto com os dois pais, por dois grandes motivos:

  • Nos primeiros meses de vida aconselha-se que a cabeceira do berço esteja mais elevada de forma a evitar refluxo gastro-intestinal
  • Existe sempre o risco de os pais rolarem para cima do bebé quando estão a dormir

Para os pais que gostam de sentir o bebé mais próximo de si existe uma alternativa segura, o berço que permite co-sleeping, já disponível em algumas marcas de fabricantes de artigos de puericultura.

6

Dê ao bebé um objeto de transição

Como por exemplo uma fralda de pano ou peluche (sem botões ou peças pequenas), que lhe transmita segurança e automaticamente ajude a acalmar e a adormecer.

7

Diferencie os períodos de alimentação

Quando o bebé começar a ficar agitado e a chorar a meio da noite, pegue nele de imediato e alimente-o antes que tenha a oportunidade de despertar.

Evite falar e ligar a luz, para que o bebé perceba que não é altura de brincar. Durante o dia, faça exactamente o oposto: dê mimos, cante e converse com o bebé.

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