Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
08 Set, 2017 - 12:00

Como fazer o seu bebé dormir toda a noite?

Enfermeira Isabel Silva

Grande parte dos pais queixa-se que o seu bebé acorda várias vezes durante a noite. No entanto, fazer o bebé dormir toda a noite não é uma tarefa impossível.

Como fazer o seu bebé dormir toda a noite?

A partir dos 6 meses de vida o bebé está pronto para dormir durante toda a noite. No entanto, grande parte dos pais queixa-se que o seu bebé acorda várias vezes durante a noite e que se torna muito difícil voltar a adormecê-los.

Fazer o bebé dormir toda a noite, é uma aprendizagem tanto para ele como para os pais.

Existem alguns fatores que fazem com que os bebés despertem durante a noite. Existem algumas dicas que podem fazer o seu bebé dormir toda a noite.

Porque é que o seu bebé acorda de noite?

bebe acorda durante a noite

1. Alterações na rotina

A rotina do bebé deve ser sempre consistente. Uma pequena alteração na rotina normal, como umas férias fora de casa por exemplo, pode ser o suficiente para interferir na sua rotina de sono.

Para o seu bebé dormir toda a noite outra vez, dê-lhe alguns dias para se adaptar à nova rotina. O ideal é que se mantenha a mesma rotina de sono que tem em casa, como por exemplo banho, ler uma história, beijinho de boa noite e dormir.

2. Ansiedade da separação

Os bebés com menos de um ano de vida não percebem que os pais estão presentes apesar de não estarem fisicamente com eles. Quando acordam durante a noite e se apercebem que os pais não estão, despertam e choram desesperadamente.

Uma boa maneira de aliviar a ansiedade da separação é aproveitar todos os momentos com ele, e jogar às escondidas com um peluche, por exemplo. Assim, ele percebe que apesar de não ver o peluche (ou os pais), eles estão presentes.

Se o seu bebé despertar durante a noite, pegue-o ao colo acarinhando-o e volte a colocá-lo na cama. Dê-lhe um beijinho de boa noite e saia do quarto dele naturalmente. Se sair às escondidas pode fazer com que o bebé chore desesperadamente outra vez.

3. Picos de desenvolvimento

Conforme o bebé vai crescendo e aprendendo novas capacidades vai querer praticá-las o tempo todo. Muitas vezes os pais deparam-se com o seu bebé durante a noite, de gatas no berço, de pé ou a palrar.

Pode acontecer também que o bebé se ponha de pé e não consiga sair dessa posição, por exemplo. Isto fará com que ele chore. Ao proporcionar oportunidades para praticar as suas novas capacidades durante o dia, fará o seu bebé dormir toda a noite.

Se ainda assim ele acordar durante a noite, deve voltar a deitá-lo corretamente. Não demore muito tempo neste processo, pois ele pode pensar que está a brincar com ele.

4. Sestas

Conforme o bebé vai crescendo, vai necessitando cada vez menos de sestas. Assim, se o bebé dorme sestas compridas perto da hora de dormir, isso pode afetar o sono noturno.

Pelo contrário, se a sesta for muito curta, o bebé sente-se muito cansado o que fará com que o bebé fiqe mais inquieto e tenha um sono noturno mais agitado.

Para perceber se o seu bebé dorme o suficiente, observe-o entre as 16 e as 17 horas. Normalmente, este é o momento do dia em que os bebés começam a ceder à exaustão provocada pela falta de sono. Se ele está bem disposto e a brincar, não há razão para se preocupar. Se o seu bebé está irritadiço e a pedir muita atenção, deve começar a pensar em reajustar os seus horários de sono.

5. Sem razão aparente

Tal como os adultos, os bebés também podem ter uma má noite de sono. A razão para isso pode ser um dente a nascer, cólicas ou um pico de crescimento, por exemplo.

É possível que essa noite de sono complicada não se volte a repetir e o motivo que a provocou irá desaparecer.

Se não sabe o motivo que levou o seu bebé a despertar, pegue nele e conforte-o. O importante é que perceba que isto é uma fase do desenvolvimento do bebé e que não deve tornar-se um hábito.

Veja também: