Revisão Vida Ativa
Revisão Vida Ativa
30 Out, 2020 - 09:05

Hoje é Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Revisão Vida Ativa

Hoje, faz-se um apelo a um estilo de vida mais saudável e divulga-se informação sobre os fatores de risco, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama.

Laço cor-de-rosa de prevenção do cancro da mama

Hoje, dia 30 de outubro, celebra-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Em Portugal, o cancro da mama é uma das principais causas de morte por cancro. Anualmente, e de acordo com a Direção-Geral de Saúde, são detetados cerca de 4.500 novos casos, sendo que 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Cancro da mama: fatores de risco

mulher a medir gordura abdominal

Apesar de não haver uma causa específica na origem da doença, são conhecidos alguns dos fatores de risco, muitos deles associados ao estilo de vida. Referimo-nos, sobretudo à ausência da prática de exercício físico, à obesidade, à toma da pílula, à opção de não amamentar, entre outros.

A idade (o cancro da mama é menos comum antes da menopausa), uma história menstrual longa, a nuliparidade (mulheres que nunca tiveram filhos) e a terapêutica hormonal de substituição são outros dos fatores conhecidos.

As características genéticas e hereditárias também aparentam ter algum peso no desenvolvimento da doença. Aliás, entre 5 a 10% dos cancros da mama diagnosticados parecem estar associados a estas características.

Exames ginecológicos de rotina
Veja também 7 exames ginecológicos de rotina que deve realizar

Prevenção do Cancro da Mama

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. Recorde-se que quando é diagnosticado de forma precoce, o cancro da mama tem uma taxa de cura muito elevada.

Assim, o controlo rigoroso e periódico por mamografia, nomeadamente através do Programa de Rastreio de Cancro da Mama que a Liga Portuguesa contra o Cancro promove, é bastante aconselhável.

Hoje, envergue a fita cor de rosa. É uma forma simbólica de evocar a solidariedade para com as mulheres que lutam contra a doença, promovendo a consciencialização para este problema e, sobretudo, para a prevenção, recordando também a importância do diagnóstico precoce.

O Vida Ativa apoia esta causa e deseja a todas as mulheres que lutam contra a doença muita coragem e determinação.

Veja também