Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
04 Mai, 2018 - 12:47

Descubra os melhores desportos coletivos para meninas

Mónica Carvalho

Gostaria que a sua filha praticasse algum desporto, pois está consciente da importância de o fazer desde cedo, mas não sabe qual? Para potenciar as capacidades de socialização e estimular o espírito de equipa, reunimos os melhores desportos coletivos para meninas. Atente às nossas sugestões e escolha o que melhor para ela.

Descubra os melhores desportos coletivos para meninas
O artigo continua após o anúncio

Facilmente encontramos nos meios de comunicação, e na sociedade em geral, determinados desportos coletivos para meninas e outros para meninos, como os jogos de futebol, basquete e campeonatos de artes marciais.

Como consequência, muitos pais encaram alguns desportos como sendo mais “masculinos” e outros mais “femininos”, o que pode acabar por prejudicar a entrada de crianças em atividades que não sejam consideradas adequadas para o seu género. Mas há que desmistificar essa ideia!

Como escolher o desporto mais adequado?

De entre tantos desportos coletivos para meninas disponíveis na atualidade, pode ser difícil eleger apenas um. Como tal, e apesar de ser importante analisar quais são as aptidões que a sua filha tem e os benefícios que cada desporto pode trazer, a preferência da criança deve ser um dos fatores decisivos.

Não escolha apenas porque acha que aquela atividade lhe parece ser a mais correta ou saudável. Principalmente quando ainda são muito novas, as crianças valorizam os desportos divertidos, onde se sintam integradas numa equipa, num ambiente agradável.

5 desportos coletivos para meninas

1. Futebol

desportos coletivos para meninas e futebol

O futebol feminino está a evoluir a grande velocidade, sendo, atualmente, bem mais fácil encontrar clubes com equipas femininas ou mistas, o que facilita, em muito, a integração das raparigas neste desporto.

Nos dias de hoje, já é bastante comum ver raparigas a jogar futebol na rua ou nos intervalos da escola, provando que este desporto, historicamente masculino, não tem que o continuar a ser.

Além disso, é uma excelente oportunidade de desenvolver o espírito de equipa, de aprender a partilhar, a ter visão de jogo e criar amigos para a vida toda. Todavia, é preciso continuar a proporcionar melhores condições às jogadoras e aos clubes com equipas femininas, para que possam continuar a evoluir e a dar nova reputação à modalidade.

2. Futsal

meninas a jogar futsal

No que respeita à prática de futsal feminino em Portugal, e de acordo com o portal Futebol Feminino Portugal, o número de equipas ultrapassava, há dois anos, as seis centenas, pertencentes a vários escalões e a competir em diversos níveis territoriais, distribuídas por cerca de 250 clubes que patrocinam a prática da modalidade de pavilhão mais popular em Portugal: o futsal.

3. Voleibol

voleibol meninas

Este é um desporto praticado num campo dividido em dois por uma rede, possuindo duas equipas de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede, de modo a que a bola toque no chão dentro do campo adversário, ao mesmo tempo que se tenta evitar que os adversários consigam fazer o mesmo.

O artigo continua após o anúncio

É um dos desportos mais recorrentes na prática de desporto escolar, o que facilita a prática da modalidade, bem como o interesse existente pelo voleibol, quer junto do sexo masculino, quer junto do sexo feminino.

4. Basquetebol

basquetebol meninas

Igualmente muito popular pela sua integração no desporto escolar, o basquetebol é um jogo desportivo coletivo inventado em 1891. É disputado por duas equipas de dez jogadores, cinco em campo e cinco jogadores suplentes, que têm o objetivo de passar a bola por dentro de um cesto, colocado a uma altura de 3 metros e 5 centímetros.

Os jogadores podem caminhar pelo campo, seja ele interior ou exterior, desde que driblem sempre a bola, ou seja, que bata com ela no chão, a cada passo dado ou corrida feita.

5. Atletismo

atletismo meninas


O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição, de tal forma que o primeiro registo da sua prática remonta aos Jogos Olímpicos de 776 a.C., que se realizaram na Grécia.

É um desporto muito completo, por conter diversas modalidades cuja prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar.

O atletismo reúne, então:

  • Corridas de velocidade, com e sem barreiras, de fundo e meio-fundo;
  • Concursos de saltos e lançamentos;
  • Provas combinadas, como como o triatlo, que reúne natação, corrida e ciclismo numa única prova;
  • Pedestrianismo, onde se insere a maratona e outras corridas de rua;
  • Corridas no campo;
  • Corridas em montanhas, no deserto ou nas praias;
  • Marcha atlética.

Veja também: