Personal Trainer Sara Tomás
Personal Trainer Sara Tomás
25 Jun, 2015 - 11:08

Desafios de crossfit: supere-se!

Personal Trainer Sara Tomás

O crossfit é a modalidade do momento. Se gosta de desafios de crossfit faça esta competição consigo mesmo e veja até onde é capaz de ir!

Desafios de crossfit: supere-se!

crossfit é uma modalidade executada de forma diferente em relação ao treino físico que a maioria das pessoas está habituada. É um método de treino de desafios de crossfit, um plano de treino funcional de força e condicionamento, oferecendo um treino diversificado aos praticantes, envolvendo exercícios de força, exercícios aeróbicos, levantamento de peso, ginástica e treino de core.

O crossfit foi criado pelo treinador Greg Glassman, que define o crossfit como um sistema de fitness feito para ajudar as pessoas a desenvolver uma maior capacidade de trabalho ao longo do tempo e em diferentes domínios físicos.

Segundo o seu criador, o crossfit é para todos, ou seja qualquer pessoa o pode realizar, independente da idade ou forma física, apenas deverá ser adaptado à condição física e histórico da pessoa em questão. O treino e os movimentos podem ser adaptados para idosos, grávidas ou pessoas com alguma incapacidade e ser especifico para crianças.

O crossfit tem-se mostrado uma modalidade com muitos adeptos e com uma boa retenção, talvez pela sua vertente competitiva, existindo muitos desafios de crossfit que torna a modalidade desafiadora e motivadora.

Em que consiste o treino de crossfit?

O treino de crossfit é normalmente um treino curto, variando entre 20 a 45 minutos, porém muito intenso e flexível, já que a pessoa pode adaptar o treino às suas capacidades, aumentando ou diminuindo o número de repetições de cada exercício ou as cargas dos equipamentos que usa, variando assim no tempo de treino.

O crossfit é realizado com o peso corporal e com equipamentos como barras, cordas, bolas medicinais, elásticos, argolas etc., e exige que se exercite ao mesmo tempo vários músculos, articulações e tendões, ajudando a perder gordura, a tonificar os músculos e a desenvolver força e mobilidade.

Desafios de Crossfit para fazer em qualquer lugar

1. WOD Barbara

wod barbara

Realize esta sequência e some o tempo de cada série, sem contar com o tempo de descanso.

Se não conseguir realizar o número total de repetições de cada exercício, faça as que conseguir e anote, assim pode melhorar o seu desempenho e realizar este WOD tentando melhorar sempre a cada vez que o faz.

– Exerícios propostos –

  1. 20 elevações na barra
  2. 30 flexões
  3. 40 abdominais crunch
  4. 50 agachamentos

2. WOD Fran

Wod fan

O objetivo deste WOD é completar três blocos dos dois exercícios no menor tempo possível, anote o tempo que demorou a fazer o WOD para que consiga ver a sua evolução e melhore de treino para treino.

– Exercícios propostos –

  1. 21 barbell thrusters
  2. 21 pull-ups
  3. 15 barbell Thrusters
  4. 15 pull-ups
  5. 9 barbell thrusters
  6. 9 pull-ups

3. WOD Angie

Wod angie

Este desafio faz-se já numa fase avançada e na qual já tenha bastante experiência no crossfit.

– Exercícios propostos –

  1. 100 elevações na barra
  2. 100 flexões
  3. 100 abdominais
  4. 100 agachamentos

Aqui o objetivo é completar a série no menor tempo que conseguir.

Desafios de crossfit para fazer em casa

Agora deixamos três sugestões de desafios de crossfit que poderá ser mais simples para si e fazer em casa, nas férias, em qualquer lugar, onde só precisa do seu corpo.

1. WOD nº 1

Wod n1

– Exercícios propostos –

  1. 15 flexões
  2. 15 agachamentos
  3. 15 abdominal crunch

Complete 4 séries no menor tempo possível.

2. WOD nº 2

Wod n2

– Exercícios propostos –

  1. 5 burpees
  2. 10 Lunges
  3. 1 minuto em prancha

Complete o treino em 15 minutos, realizando o maior número de séries da ronda possível.

3. WOD nº 3

Wod n3

– Exercícios propostos –

  1. 20 agachamentos
  2. 30 saltos à corda/200metros de corrida
  3. 15 abdominais canivete

Realizar 3 séries do treino no menor tempo possível.

Os desafios de crossfit estão lançados, mas não se esqueça de os adaptar à sua condição física atual. O objetivo é que vá observando e anotando a evolução de treino para treino!

Veja também: