Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
08 Jan, 2021 - 14:20

6 formas de definir metas realistas para o novo ano

Psicóloga Ana Graça

Casar, ter filhos, terminar a licenciatura, perder peso, ser promovido. Regemos a nossa vida através de metas. Como definir metas para 2021?

Mulher a definir metas para o ano de 2021

O ano mudou. 2020 ficou para trás e surge um novo ano, repleto de oportunidades para alcançar todos os objetivos, metas e desejos. A importância de definir metas ganha maior destaque neste arranque de ano, mas são poucas as pessoas que efetivamente conseguem dedicar tempo e atenção para o fazer.

Definir metas para viver melhor? Sim!

Metas e objetivos são representações mentais dos resultados desejados, com os quais as pessoas estão comprometidas. Definir uma meta passa por identificar algo que se deseja e clarificar até que ponto se está disposto a seguir o curso de ação necessário para a alcançar.

As metas são ótimas. Todos as devemos ter. Ajudam-nos a concentrar a nossa energia, a aprender a fazer planos, a viver uma vida centrada num propósito. As metas dão-nos um sentimento de  realização.

Definir metas específicas e realistas torna-nos mais propensos a alcançar aquilo que desejamos e tem importância para nós, sobretudo quando estamos dispostos a lutar por isso. Estabelecer e lutar pelas metas desejadas, desde que estas sejam realistas e equilibradas, parece contribuir para a nossa felicidade e bem-estar (1).

6 formas de definir metas realistas para o novo ano

Mulher a contemplar a paisagem pela janela de casa

Definir metas alcançáveis e equilibradas pode não ser tarefa fácil, mas é possível aprender a fazê-lo. Eis 6 formas de o fazer:

1

Defina, claramente, as suas metas

Para definir metas realistas pode ser útil colocá-las por escrito. Posteriormente, analisar se estas são específicas, alcançáveis, e se dispõe do limite de tempo necessário para as alcançar.

Metas claras, específicas e baseadas no tempo tendem a ajudar a manter a motivação necessária para as alcançar.

2

Clarifique as suas motivações

Encontre e clarifique todas as razões pelas quais deseja alcançar as suas metas. Certifique-se que é uma questão de “querer” e não de “dever”. Transforme as metas em escolhas e não em obrigações.

3

Se necessário, divida a meta em pequenos passos

Metas demasiado exigentes podem levar a alguma desmotivação e insegurança. Nestas situações, pode ser útil dividir a sua meta em etapas menores.

Comprometa-se a implementar determinados pequenos passos por dia para cumprir a meta final.

É importante que reserve tempo suficiente no seu calendário para implementar cada pequeno passo. Se der pequenos passos todos os dias, irá alcançar a meta rapidamente.

4

Defina recompensas

Não chega definir metas, é preciso alavancar o seu sucesso. Sempre que alcançar a meta definida ou alguns dos passos que definiu para a alcançar, recompense-se.

As recompensas podem ser diversas, nomeadamente: autoelogio; ler o seu livro favorito; ligar a um amigo; dar um passeio.

Por outro lado, pode também definir consequências para quando não cumprir aquilo a que se propôs. A consequência pode simplesmente ser ficar sem a recompensa desejada.

5

Comprometa-se

Pratique a persistência. É possível que, por vezes, falhe enquanto tenta alcançar a meta definida. Continue a avançar, a persistir.

Continue a comprometer-se com o objetivo final, ainda que seja necessário ajustas as etapas/pequenos passos a cumprir.

6

Celebre!

Definir metas realistas e alcançáveis requer alguma prática e alcançá-las requer persistência e motivação.

Quando atingir o seu objetivo, celebre! Esse reforço positivo aumentará a probabilidade de seguir adiante com objetivos futuros (2).

Fontes

  1. Meek, W. (2013). How to Set Goals. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/notes-self/201308/how-set-goals
  2. Garcy, P. (2019). How to Set and Accomplish Your Goal: 11 Steps To Success! Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/fearless-you/201905/how-set-and-accomplish-your-goal-11-steps-success
Veja também