Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
20 Out, 2020 - 10:42

Kit Básico de Saúde Mental: identifique os sinais de alerta

Mónica Carvalho

Patrocinado pelo Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, o “Kit Básico de Saúde Mental” está disponível gratuitamente online.

Kit Básico de Saúde Mental

Já está disponível um curso gratuito sobre Saúde Mental que o ajuda a proteger-se, bem como a identificar eventuais sinais problemáticos e saber o que fazer perante os mesmos.

O “Kit Básico de Saúde Mental”, Patrocinado pelo Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, está disponível gratuitamente online e qualquer cidadão pode aceder aos conteúdos.

O objetivo desta ação é promover a literacia em saúde mental e combater o estigma associado às doenças mentais.

Encontra este kit no website da Associação ManifestaMente​ que irá ajudar a população portuguesa a proteger a Saúde Mental, a identificar sinais de alerta e a encontrar soluções num ano em que a pandemia tem colocado o foco nas questões mentais.

Miguel Xavier, psiquiatra e diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde afirma que: “as nossas vidas mudaram drasticamente com a COVID-19. O medo de contrair a doença, a sobrecarga dos profissionais de saúde, a adaptação das escolas, o teletrabalho, o isolamento social e o desemprego são enormes desafios à saúde mental de todos nós. O Kit Básico de Saúde Mental é o resultado de muitos meses de trabalho para garantir que a informação disponibilizada é rigorosa, mas também acessível a toda a população. Acreditamos que pode fazer uma enorme diferença na forma como compreendemos e gerimos a nossa saúde mental.”

O que pode encontrar neste kit?

O curso foi desenvolvido por uma equipa de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e outros especialistas em saúde e comunicação. Tem a duração de 90 minutos e está estruturado em nove capítulos que abordam diferentes questões, nomeadamente:

  1. O que é saúde mental.
  2. Como podemos cuidar da nossa saúde mental.
  3. Quais são os sinais de preocupação relativamente à saúde mental.
  4. O que é a doença mental.
  5. Quais são os recursos que estão disponíveis se precisarmos de ajuda.
  6. Como é que podemos ajudar outras pessoas.

Fontes

  1. “Kit Básico de Saúde Mental” – Associação ManifestaMente. Disponível em: https://www.manifestamente.org/
Veja também