Embora ainda não se tenha banalizado em Portugal, é cada vez mais recorrente o uso de uma dash cam no automóvel. Sendo uma tecnologia recente, há alguns fatores a considerar antes de escolher a melhor máquina de filmar para o seu carro.
Para que serve uma dash cam?

Uma dash cam é um dispositivo eletrónico, normalmente colocado no pára-brisas, que permite gravar o que está a acontecer no exterior do carro, enquanto este está em movimento. Pode também armazenar e reproduzir as gravações. Pode ser útil, por exemplo, para descobrir a causa de acidentes.
Além disso, muitas têm sensores de deteção, que permitem não só gravar mas, interligando com o sistema do carro (quando já vier incorporado) ou com o telemóvel, alertar o condutor da proximidade de um objeto, proximidade de colisão.
Como escolher uma dash cam?
Além das questões acima descritas, as mais importantes serão as seguintes:
- Estabilizador de imagem: dada a velocidade e os pisos irregulares, é importante que a dash cam tenha um estabilizador de imagem incorporado.
- Espaço suficiente no cartão de memória: é importante ter muito espaço para gravar, principalmente a uma qualidade HD. Portanto, deve optar por máquinas com cartões superiores a 32GB.
- Visão noturna: conduzir à noite implica a necessidade de a câmara ter incorporado um sistema de visão noturna, para poder ver com definição as imagens que está a gravar.
- Ângulo de visão: deve sempre escolher uma máquina que tenha uma grande amplitude de gravação, com um ângulo superior a 100º.
- Gravar em HD: fundamental para ter uma boa resolução da imagem. Pode, no entanto, optar por versões mais avançadas.
Os valores de uma dash cam costumam começar nos 30€, sendo que uma dash cam de alta qualidade pode custar, facilmente, 150€. Personalize e escolha a sua dash cam no site da Autopecasonline24.pt.