Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Ago, 2022 - 18:48

6 cuidados a ter com as crianças no verão

Catarina Milheiro

A época mais quente do ano é um deleite para os miúdos e exige atenção extra dos pais. Saiba os cuidados a ter com as crianças no verão.

Para os mais pequenos, o verão é provavelmente a estação do ano que mais apreciam. Seja pelo clima, pela praia ou pelas atividades distintas que fazem com a escola ou com a família, os motivos são vários. Contudo, para os adultos, esta é uma época que exige atenção extra – por isso, espreite aqui alguns cuidados a ter com as crianças no verão.

Todos sabemos que o bom tempo aumenta a vontade de fazer atividades ao ar livre e as crianças trocam facilmente os computadores, jogos ou televisão pela praia, piscina e passeios pelos jardins. O sol e o calor exigem uma atenção redobrada em relação à exposição solar, alimentação, hidratação e possíveis acidentes.

Para o ajudar nesta tarefa, listamos alguns cuidados a ter com os mais pequenos durante todo o verão. Fique connosco.

Alguns cuidados a ter com as crianças no verão

Se os mais pequenos fazem parte da sua vida, este artigo é para si. A estação mais quente do ano está a aproximar-se e com ela é necessário que se apliquem alguns cuidados a ter com as crianças no verão.

Sabia que o excesso de suor pode causar desidratação e ainda alguns problemas de pele? A verdade é que a pele das crianças é mais macia, suave e delicada do que a nossa e, por isso mesmo, necessita de uma proteção extra contra os raios UV.

Para que consiga proteger as crianças e aproveitar a época mais quente do ano sem preocupações, siga os cuidados descritos em baixo.

1.

Mantenha as crianças sempre hidratadas

É extremamente importante manter uma boa hidratação, especialmente no verão em que as temperaturas são mais elevadas e se torna muito mais fácil desidratar.

De facto, os mais pequenos não param um segundo. E por esse mesmo motivo transpiram em excesso, fazendo com que percam bastante água acumulada no corpo. O que, por sua vez, pode mesmo causar desidratação e levar até a outros problemas severos.

Para que nada disso aconteça, as crianças devem beber bastante água e no caso de recusarem, pode sempre optar por lhes dar sumos de frutas naturais ou água aromatizada.

2.

Insista numa alimentação saudável, com frutas e vegetais incluídos

Apesar de nem sempre ser fácil manter uma rotina alimentar durante as férias, este é um ponto crucial. Um dos cuidados a ter com as crianças no verão é manter uma alimentação saudável, onde os vegetais e frutas frescas estejam presentes.

Como sabemos, o calor torna o processo de digestão um pouco mais lento devido às altas temperaturas. Assim, o ideal é proporcionar aos mais pequenos uma dieta leve, evitando os fritos, por exemplo.

As frutas e os vegetais frescos são essenciais para manter as crianças hidratadas e devidamente alimentadas. Está claro que em alguns momentos, podem ser feitas algumas refeições que se desviem da rotina alimentar, mas sempre conscientes de que é uma exceção.

3.

Vista-os com roupas leves e frescas

Este verão aposte nas roupas de algodão em tons claros para as crianças. Atualmente já existem diversas opções até com padrões e desenhos irresistíveis a qualquer um.

Vesti-los com roupas leves, claras e frescas vai ajudar a mantê-los confortáveis e a permitir que se movam livremente (sem que façam feridas na pele devido à fricção, por exemplo).

4.

Use e abuse do protetor solar

Por muito que tentemos, nem sempre é fácil colocar a camada ideal de protetor nas crianças. Principalmente porque não gostam de ficar brancos, cobertos de creme em todo o lado do corpo.

Contudo, sempre que saem de casa em dias de sol e de calor é essencial que estejam devidamente protegidas contra os raios UV. E uma das formas mais eficaz de o fazer é colocar protetor solar – de preferência várias vezes ao dia.

O ideal é optar pelo fator 50+ e em creme, visto que protege sempre mais do que o protetor em spray. No entanto, se os seus filhos não gostam mesmo nada do creme mais esbranquiçado, pode optar pelo protetor em spray transparente – poderá ser uma boa solução.

Por isso já sabe, seja na praia, no jardim ou para fazer uma atividade qualquer fora de casa é crucial passar protetor em todas as zonas da pele dos seus filhos. Desta forma, estará a prevenir queimaduras solares, insolações ou até outros problemas mais graves.

5.

Estabeleça um horário para a exposição solar

Os especialistas não recomendam a exposição solar entre as 12h e as 16h, principalmente se se tratar de crianças. Assim, é crucial que cada família estabeleça um horário para a exposição solar.

Por exemplo: se quiser ir até à praia com os mais pequenos, opte por ir de manhã cedo até às 12h. No caso de preferir, pode optar pelo fim de tarde após as 16h. Mas lembre-se: leve sempre consigo um guarda-sol e chapéu para as crianças.

6.

Mantenha alguns cuidados de segurança em locais públicos

Por norma, as crianças não param um segundo no mesmo sítio e por muito que estejamos atentos, os perigos estão lá e podem sempre acontecer situações graves como perderem-se na praia ou noutro local.

Para evitar situações dessas, o ideal é colocar-lhes uma pulseira com o seu contacto sempre que estiverem em locais onde estejam muitas pessoas como piscinas, hotéis, parques de diversão ou até mesmo na praia.

Para que consiga aproveitar o verão descansado e sem problemas, aplique estes cuidados e verá que as suas crianças estarão mais seguras em vários aspetos. Disfrute da melhor época do ano!

Veja também