Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
18 Dez, 2020 - 14:35

COVID-19: vacinação em Portugal começa entre 27 e 29 de dezembro

Mónica Carvalho

A aprovação antecipada da vacina da Pfizer-BioNTech apontada para 23 de dezembro permite começar a vacinar mais cedo.

Frascos de vidro com vacina contra a COVID-19

O anúncio foi feito pela Ministra da Saúde: Portugal tem condições para começar a administrar as primeiras doses da vacina contra a COVID-19 ainda este ano, mais propriamente entre 27 a 29 de dezembro.

Tal deve-se ao facto de autorização para a entrada no mercado condicional da vacina da Pfizer-BioNTech ter sido antecipado para 23 de dezembro.

Este primeiro lote será composto por 9.750 doses, destinadas a profissionais de saúde, porque são “aqueles que na primeira linha nos poderão ajudar melhor a proteger os restantes”, disse a ministra.

Os grupos prioritários já estão definidos para este período antecipado e consistem nos indivíduos “mais sujeitos ao risco de contraírem a doença, seguindo o critério da exposição”.

São “profissionais que trabalham em unidades de cuidados intensivos, em serviços de urgência, nos que trabalham em atendimento aos doentes respiratórios COVID-19, sejam comunitários ou de urgência hospitalar, profissionais que trabalham em unidades onde há maior risco por libertação de aerossóis e contacto com utentes eventualmente contagiados por COVID”.

Em janeiro, Portugal irá receber mais 300 mil doses, em fevereiro 429 mil doses e, em março, 487.500 doses.

Veja também