Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
04 Jun, 2020 - 08:05

A COVID-19 tornou-o uma pessoa melhor?

Psicóloga Ana Graça

A COVID-19 tornou-o uma pessoa melhor? Conseguiu transformar o tempo de quarentena num período feliz e cheio de significado?

COVID-19 tornou-o uma pessoa melhor: close-up de olhos de mulher

A COVID-19 tornou-o uma pessoa melhor? Será que a crise provocada pelo surto de COVID-19 tem o potencial de nos fazer mudar para melhor? Esta é uma questão bem mais complexa do que pode parecer à primeira vista.

O surto que vivemos afetou-nos a todos, em diferentes graus. Perturbou o dia-a-dia, virou a rotina do avesso. Mas será que todas estas mudanças trouxeram experiências e aprendizagens positivas? Será que estas se manterão agora que a normalidade começa a ser retomada?

A COVID-19 tornou-o uma pessoa melhor?

Mulher de olhos fechados a meditar

A pandemia por COVID-19 afetou e continua a afetar milhões de pessoas em todo o mundo. Afetou a saúde física e mental de muitas pessoas e a saúde económica de muitas famílias e empresas. Procurar e valorizar os possíveis aspetos positivos desta crise não é sinónimo de desvalorização do sofrimento que a pandemia provocou e provoca ainda por todo o mundo.

Mudanças positivas provocadas pela COVID-19

Mas, afinal, quais foram as mudanças positivas que a COVID-19 veio trazer? Eis algumas delas:

  • Mais tempo em família
  • Mais tempo para dedicar a passatempos e interesses específicos
  • Maior disponibilidade para a prática de atividade física
  • Possibilidade de diminuir o ritmo de vida
  • Possibilidade de simplificar e organizar de forma diferente o dia-a-dia
  • Maior disponibilidade para dar aso à criatividade e à espiritualidade
  • Maior sentido de comunidade e de pertença (possibilidade de fazer parte de algo maior)

De facto, a quarentena e o isolamento no seio das nossas casas proporcionaram o tempo e o espaço para que algumas destas mudanças positivas pudessem acontecer. A interrupção forçada do dia a dia criou oportunidades de reflexão e redefinição e veio mostrar que mesmo durante tempos difíceis e exigentes, é possível dar à vida um propósito novo e torná-la mais saudável e feliz (1).

Será que estas mudanças se vão manter no tempo?

Já teve oportunidade de refletir sobre esta questão? A COVID-19 tornou-o uma pessoa melhor? Quais os hábitos e aprendizagens positivas que gostava de levar consigo no regresso à normalidade?

Possivelmente, muitas destas mudanças e reflexões positivas não se irão manter com o regresso à normalidade. Os comportamentos/rotinas anteriores à pandemia estavam profundamente estabelecidos há bastante tempo, pelo que substitui-los não é tarefa simples. Mais ainda, com o regresso das exigentes rotinas de trabalho, escola e vida social, sentiremos necessidade de as acompanhar, limitando a disponibilidade de tempo.

As saudades do frenesim e da correria diária podem também estar presentes em muitas pessoas, bem como as tarefas e compromissos que ficaram em atraso devido à quarentena podem ter que ser cumpridos nos próximo tempos com alguma urgência.

Em suma, mesmo que todas as mudanças positivas que a crise por COVID-19 trouxe às nossas vidas não se mantenham na totalidade com o regresso à normalidade, é possível, com determinação, que algumas dessas mudanças benéficas se mantenham e passem a fazer parte do novo dia a dia (1).  

O que é a COVID-19 nos ensinou? 3 lições importantes

Mulher a ler um livro no parapeito da janela

Como vimos, a paragem forçada da nossa rotina e o confinamento no interior das nossas casas, criou uma oportunidade de reflexão acerca da nossa preenchida vida diária e ensinou-nos algumas lições, nomeadamente:

  1. Valorização de determinadas classes profissionais, que se mostraram essenciais no combate à pandemia por COVID-19, nomeadamente profissionais de saúde, trabalhadores da área da produção e distribuição de bens alimentares e essenciais, entre outros. Estes trabalhadores, a quem o teletrabalho não se aplica, expuseram-se ao risco diário, em prol do bem comum.
  2. Perceber que as situações de crise põem em evidência o melhor e o pior das pessoas. Se a grande maioria das pessoas mostra a sua faceta mais generosa e abnegada e se colocam à disposição dos outros, há sempre quem tente obter ganhos pessoais, lucra com a crise ou acumular bens essenciais sem necessidade.
  3. Reconhecer e aprender com as consequências e mudanças positivas que a pandemia acabou por trazer, nomeadamente: melhorias ao nível do meio ambiente; apreciar e valorizar as interações com família e amigos; aprendizagens de novas habilidades e competências (2).

conclusão

A COVID-19 tornou-o uma pessoa melhor e trouxe novas aprendizagens, mas gostava de manter essas mudanças e melhorias para lá do período de pandemia? Eis algumas dicas que podem ajudar:

1.

Fortaleça a capacidade de resiliência

Continue a exercitar e a fortalecer a capacidade de lidar efetivamente com contratempos, obstáculos e falhas. Encare esta crise e o período de desconfinamento como mais um desafio a ultrapassar e utilize os seus pontos fortes para a enfrentar.

2.

Domine o stress

As mudanças nas rotinas diárias, a preocupação com os riscos para a saúde e com o impacto financeiro desta crise causam stress. Aproveite o período de desconfinamento para pôr em prática formas eficazes de aliviar o stress, como por exemplo através da prática de atividade física, relaxamento, leitura ou interação social.

3.

Mantenha a motivação

Agora que a quarentena terminou é importante manter a motivação para a ação. Seja no sentido de se tornar uma pessoa melhor, seja a ajudar os outros ou a resolver problemas de trabalho, importa definir metas e objetivos, comprometer-se e tomar medidas eficazes para os alcançar.

4.

Sinta-se grato

Apesar de continuarem a chegar notícias menos felizes sobre este surto de diferentes partes do mundo, certamente há muitos aspetos da sua vida pelos quais deve estar grato. Partilhe com família e amigos aquilo que mais aprecia na vida e quais os aspetos mais positivos que retirou desta situação de crise e do tempo em quarentena (3).

Fontes

  1. Taylos, J. (2020). Will the COVID-19 Crisis Change Us for the Better? Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-power-prime/202005/will-the-COVID-19-crisis-change-us-the-better
  2. Plante, T. (2020). 3 Critical Lessons Learned (So Far) from COVID-19. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/do-the-right-thing/202005/3-critical-lessons-learned-so-far-COVID-19
  3. Taylor, J. (2020). 6 Strategies for Becoming a Better You in a Crisis. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-power-prime/202004/6-strategies-becoming-better-you-in-crisis
Veja também