Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Ago, 2020 - 09:15

COVID-19: aumenta a testagem e a preparação para o inverno

Mónica Carvalho

Mais testes, mais medicamentos, mais equipamentos médicos: Portugal está a preparar-se para a imprevisibilidade da COVID-19, no período mais crítico que se aproxima.

covid-19: aumenta a testagem

Portugal já realizou cerca de 1,9 milhões de testes de rastreio à Covid-19, mostrando que o país continua a ser um dos países que mais testes faz ao novo coronavírus.

Durante o mês de agosto, a capacidade média de testagem situava-se nos 13.600 testes por dia, realizados em laboratórios públicos, privados e universitários/militares.

Mas tendo em conta a época que se aproxima e que se prevê mais problemática, até por ser o período em que a gripe sazonal atinge números mais elevados,  o Governo tem vindo a antecipar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde para a época outono/inverno.

profissional de saúde a realizar o teste covid-19

Para tal, têm sido feitos reforços dos stocks de medicamentos, dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, reagentes e outros materiais de laboratório, bem como da reserva estratégica nacional, em, no mínimo, 20% face ao consumo registado no segundo semestre de 2019.

O armazenamento e a distribuição da reserva estratégica nacional de medicamentos e dispositivos ficam a cargo do Laboratório Militar, com a colaboração do Infarmed e das empresas fornecedoras. O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) fica responsável pelo armazenamento dos reagentes necessários para os testes.

Fontes

Veja também