Share the post "COVID-19: aumenta a testagem e a preparação para o inverno"
Portugal já realizou cerca de 1,9 milhões de testes de rastreio à Covid-19, mostrando que o país continua a ser um dos países que mais testes faz ao novo coronavírus.
Durante o mês de agosto, a capacidade média de testagem situava-se nos 13.600 testes por dia, realizados em laboratórios públicos, privados e universitários/militares.
Mas tendo em conta a época que se aproxima e que se prevê mais problemática, até por ser o período em que a gripe sazonal atinge números mais elevados, o Governo tem vindo a antecipar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde para a época outono/inverno.

Para tal, têm sido feitos reforços dos stocks de medicamentos, dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, reagentes e outros materiais de laboratório, bem como da reserva estratégica nacional, em, no mínimo, 20% face ao consumo registado no segundo semestre de 2019.
O armazenamento e a distribuição da reserva estratégica nacional de medicamentos e dispositivos ficam a cargo do Laboratório Militar, com a colaboração do Infarmed e das empresas fornecedoras. O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) fica responsável pelo armazenamento dos reagentes necessários para os testes.
- SNS – Testes de Diagnóstico. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/08/21/covid-19-testes-de-diagnostico-6/
- SNS – Estratégia outono / inverno. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/08/20/covid-19-estrategia-outono-inverno/
- SNS – Reforço de stocks. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/08/19/covid-19-reforco-de-stocks/