Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
22 Jun, 2020 - 11:00

Como cortar as unhas a um gato? 7 dicas para o fazer com sucesso

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Sabe como cortar as unhas a um gato? Seguindo algumas das nossas dicas esta tarefa vai tornar-se muito mais fácil.

Como cortar as unhas a um gato: mulher a cortar unhas a felino com uma tesoura apropriada

Para a grande maioria dos tutores de felinos, cortar as unhas ao animal é um grande problema. Alguns gatos não colaboram, fogem, atacam os tutores, e em alguns casos o próprio tutor receia magoar o felino. No entanto, importa saber como cortar as unhas a um gato.

Antes de decidir tentar fazê-lo sozinho deve ter a certeza de que sabe exatamente o que está a fazer. É importante que não se magoe, nem magoe o seu melhor amigo, provocando-lhe traumas que podem levar a que depois tenha medo de cortar as unhas e até se torne agressivo.

como cortar as unhas a um gato? 7 Dicas

1.

Ensiná-lo desde pequeno

Para que o seu gato se habitue a deixar que lhe corte as unhas, deve começar a habituá-lo desde cedo, até porque, mesmo em bebés, as suas unhas arranham bastante.

Há pessoas que pensam que não podem cortar as unhas aos gatos enquanto bebés, porém não existe uma idade a partir da qual pode começar a cortar as unhas ao gato, desde que o faça sempre da forma correta.

Enquanto são pequeninos é mais fácil manuseá-los e, portanto, um dos motivos pelos quais deve começar a cortar as suas unhas enquanto gatinhos.

No início é normal que o gato estranhe e até tente fugir. Pode recompensá-lo utilizando reforços positivos, que podem, por exemplo, ser snacks apropriados para felinos. Assim, desta forma, o gatinho irá começar a associar o corte de unhas a algo positivo.

Gato deitado num cama
2.

Faça-o com regularidade

De forma a manter sempre as unhas aparadas, uma vez que crescem bastante rápido, deve cortar as unhas do seu gato de duas ou de três em três semanas.

Assim, quanto mais frequente forem os cortes de unhas, mais facilmente o gatinho se irá habituar.

Não cortar as unhas com frequência pode também levar a que os próprios gatos se magoem, especialmente se viverem no interior e não desgastarem as unhas. Em casos mais raros, as unhas enrolam e podem penetrar na pele fazendo ferida.

3.

Faça-o apenas a gatos que não andam no exterior

Se sabe como cortar as unhas a um gato, então faça-o apenas a gatos que não têm acesso ao exterior. Acontece que as unhas são um mecanismo de defesa dos felinos, servindo para subirem às árvores se necessitarem de se esconder ou arranhar caso tenham que lutar.

Se gatos que andam no exterior tiverem as unhas cortadas ficam impedidos de fazer essas actividades em segurança, correndo o risco de se magoarem ou pior.

4.

Identifique o local até onde pode cortar

Se quer saber como cortar as unhas a um gato, deve primeiro saber um pouco acerca da anatomia da unha dos felinos. A unha dos gatos é um prolongamento do osso (falange distal) do dedo. Portanto, a unha está unida, em continuidade com o osso, com irrigação e enervação, prolongando-se depois mais para a frente, onde deixa de haver ambos.

Quando corta as unhas dos felinos é importante cortar apenas a parte do prolongamento da unha a branco, pois nessa zona não existe enervação nem irrigação. Caso corte na parte rosa (sabugo) irá provocar dor e sangramento.

Também os felinos têm uma particularidade quanto aos outros animais, sendo que as suas unhas são retrácteis. Ou seja, os felinos conseguem controlar se colocam as suas garras para fora ou não.

Assim, quando corta as unhas a um gato é bom ter o hábito de, com um dedo, carregar nas suas almofadas plantares, para exteriorizar as unhas e ser mais fácil visualizar qual a parte correta a cortar.

Corta-unhas apropriado para gatos
5.

Utilize um corta-unhas apropriado

Como cortar as unhas a um gato? Utilizando um corta-unhas específico para os felinos, claro. Corta-unhas de pessoas não são adequados e pode correr o risco de magoar o seu melhor amigo.

Existem vários modelos de corta-unhas de gatos em várias lojas de animais e clínicas veterinárias a preços acessíveis. Por isso, não há razão para que não tenha um de reserva em casa.

6.

Corte uma unha de cada vez

Há gatos que não gostam de se sentir presos e contrariar os gatos pode ser bastante arrsicado. Assim, por que não apanhar o seu felino distraído e ir cortando as suas unhas? Desta forma também evita causar stress ao gato.

Quando estiver a dormir ou no seu colo a ser mimado, pode optar por ir cortando uma ou outra unha, ao invés de o agarrar e cortar todas as unhas em simultâneo.

Veterinário a cortar unhas a gato
7.

Procure ajuda caso não consiga

A ajuda pode funcionar em dois sentidos. Em primeiro lugar, se o seu melhor amigo não permite que lhe corte as unhas sozinho, peça a alguém que o segure enquanto lhe corta as unhas, para o fazer com maior segurança.

Em último caso, se não se sentir capaz de o fazer ao seu felino, peça ao seu médico veterinário para fazer o corte de unhas, pois, estando habituados e tendo um maior conhecimento sobre como o devem fazer, o procedimento é muito mais rápido, seguro e sem stress.

Fontes

  1. The structure of the cornified claw sheath in the domesticated cat (Felis catus): implications for the claw-shedding mechanism and the evolution of cornified digital end organs. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2736126/
Veja também