Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
09 Abr, 2020 - 09:30

Como conservar fermento de padeiro em casa

Mónica Carvalho

A pandemia trouxe novos hábitos, nomeadamente fazer pão em casa. A pensar nisso, mostramos-lhe como conservar fermento de padeiro.

Como conservar fermento de padeiro em casa

Se há algo que a quarentena trouxe e que é comum a tantos portuguesas é o aumento do tempo passado na cozinha. Seja para as refeições diárias, seja para novas experiências, o que interessa mesmo é “por as mãos na massa”.

E muito se fala do pão caseiro, razão pela qual parece importante saber como conservar fermento de padeiro em casa e ter, então, este ingrediente sempre disponível.

Fazer pão em casa: Como conservar fermento de padeiro

Como fazer fermento caseiro para pão: fermento num frasco de vidro

O fermento químico que habitualmente usamos para a preparação de bolos é composto pela mistura de bicarbonato de sódio e um ácido. Dado que atua durante a cozedura da massa é durante esse momento que o alimento cresce e fica com aquela textura fofa e delicada.

Já o fermento biológico, isto é, o fermento de padeiro, é constituído por um tipo de levedura que exige um período alargado de atuação – daí que as massas com este fermento necessitem de levedar antes de irem ao forno.

E é este último que permite, então, fazer pão – algo apetecível a qualquer altura do dia.

Como fazer fermento caseiro para pão: fermento num frasco
Veja também Como fazer fermento caseiro para pão: 3 receitas

Aprenda a conservar fermento de padeiro em casa

Como fazer fermento caseiro para pão: fermento com farinha e água

O fermento de padeiro pode ser comprado nos supermercados, nas padarias ou pode simplesmente fazer em casa. Todavia, deve ter sempre cuidado com a quantidade que compra, visto tratar-se de um alimento com um prazo de validade reduzido.

Onde deve guardar o fermento de padeiro?

Se após a utilização necessária sobrou fermento, então, o ideal mesmo é guardar o restante no frigorífico ou até mesmo no congelador, dependendo do tempo de armazenamento.

Isto é: se acha que vai voltar a precisar de fermento de padeiro nos próximos dias, então, pode guardar no frigorífico; porém se acha que apenas vai voltar a utilizar esse ingrediente na próxima ou próximas semanas, então, o melhor mesmo é optar pelo congelamento.

Ao congelar, deve optar por dividir o fermento em porções individuais, pois assim apenas irá retirar o que realmente precisa.

Além disso, para garantir as propriedades do fermento atente ao prazo de armazenamento recomendado pelos especialistas:

  • Tempo no frigorífico: duas a três semanas
  • Tempo no congelador: até três meses

Como saber se o fermento de padeiro ainda pode ser utilizado?

Quando precisar de utilizar o fermento de padeiro congelado, poderá fazê-lo também sem qualquer dificuldade: basta deixar cerca de três horas em temperatura ambiente e, posteriormente, dissolver num pouco de água morna.

Após descongelar e dissolver num pouco de água, essa mistura irá borbulhar e emanar um cheiro intenso a fermento. Isso é um bom sinal, e pode, então, avançar com a receita desejada.

Não tenha, de facto, receio do cheiro intenso que possa sentir, porque é isso uma prova de que o fermento mantém as suas características e pode continuar a ser utilizado.

Diferença entre fermento de padeiro e fermento para bolos: homem a fazer pão em casa
Veja também As diferenças entre fermento de padeiro e fermento em pó
Veja também