Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Jun, 2023 - 13:56

Como acalmar a ansiedade: 5 dicas que vão ajudar

Catarina Milheiro

Nos momentos em que nos sentimos tensos e nervosos pode ser difícil saber como acalmar a ansiedade. Confira as nossas dicas e aplique-as.

Todos nós, a determinada altura nas nossas vidas, passamos por momentos de incertezas, preocupações constantes e nervosismo. E a verdade é que nem sempre é fácil lidarmos com aquilo que sentimos, sendo muitas vezes essencial saber como acalmar a ansiedade para conseguirmos viver melhor.

Por norma, a ansiedade surge quando temos que enfrentar situações difíceis ou desconhecidas. E apesar de serem desagradáveis, as sensações de desconforto causadas pela ansiedade são passageiras.

São conhecidos sintomas como tremores, suores, taquicardias ou vontade de ir à casa de banho repentina. A duração e a intensidade dos mesmo são um dos fatores determinantes para aprendermos a combater a ansiedade.

Apesar de sabermos que pode ser um autêntico desafio, acalmar a ansiedade é crucial para mantermos a nossa saúde e bem-estar. Se também sofre com este assunto, fique connosco e conheça as dicas que temos para si.

Como acalmar a ansiedade? São 5 as dicas a colocar em prática

Saber como acalmar a ansiedade pode mudar a forma como lida com esses momentos mais difíceis. Afinal, o desejo de muitos é conseguir atenuar os sintomas dos episódios de ansiedade que têm para que consigam viver melhor.

No entanto, estes episódios podem ser muito distintos de pessoa para pessoa. Por isso mesmo não devemos julgar ou subestimar alguém que afirma estar ansioso perante um cenário que consideramos normal. Nestas situações é essencial sabermos ajudar e oferecermos as palavras corretas.

1.

Controlar a respiração

Aprender a controlar a respiração vai ajudá-lo bastante a acalmar a ansiedade. Afinal, a respiração ajuda a reduzir as reações do sistema nervoso autónomo e diminui ainda os sintomas da ansiedade.

Por isso, a dica passa por se deitar ou sentar confortavelmente, colocar a mão na barriga na zona das costelas, inspirar pelo nariz e expirar pela boca com tranquilidade. Repita as respirações 10 vezes e relaxe.

Nas primeiras vezes em que experimentar este tipo de respiração, é normal sentir-se um pouco tonto. Com o tempo, habitua-se e verá que a sensação de tranquilidade que surge é apaziguadora.

2.

Mantenha uma atitude positiva

Quando os pensamentos negativos aparecem na sua mente e causarem ansiedade, tente fazer um esforço para os substituir por pensamentos positivos.

Faça questões a si mesmo como “este pensamento que estou a ter é produtivo? Em que sentido?”. Caso a resposta seja negativa, diga de imediato “stop” e afaste-o da sua mente.

No fundo, o importante é não permitir que a ansiedade o deixe paralisado, sem conseguir respirar corretamente e sem saber como agir. Tente sempre observar o lado positivo de tudo o que faz na vida, até mesmo daquelas decisões menos boas que tomamos.

Por exemplo: está num emprego com o qual não se identifica e sente-se farto, completamente esgotado. Pense no lado positivo, que pode ser o facto de a função ser temporária até encontrar algo melhor, o salário que precisa de receber ao final do mês e os colegas de trabalho.

3.

Partilhe aquilo que está a sentir com alguém

Num episódio de ansiedade em que não saiba como se acalmar, poderá ser importante conversar com familiares ou amigos sobre aquilo que está a sentir e o que o preocupa.

Por isso o ideal é pegar no telemóvel e ligar a alguém para expressar aquilo que sente e acima de tudo, verbalizar. Depois disso, coloque os exercícios respiratórios em prática e verá que se sentirá muito mais calmo e controlado.

4.

Pratique uma atividade física

Uma das melhores dicas para acalmar a ansiedade e que funciona bem com muitas pessoas é praticar uma atividade física. Pode ser um desporto, como o ginásio ou até uma simples caminhada.

O importante é conseguir acalmar todos os sentimentos negativos que possa estar a sentir naquele momento e estabelecer os níveis de serotonina no seu organismo. Por isso já sabe, sempre que for possível opte por colocar o seu corpo em movimento nem que seja por 10 minutos.

5.

Ouça a sua música preferida

Ouvir música pode deixar-nos calmos e serenos e melhorar bastante o nosso humor. No fundo, pode ajudar bastante a acalmar a ansiedade que sentimos por diversos momentos ao longo do dia.

Assim, prepare uma playlist com as suas músicas preferidas e em caso de se sentir menos positivo, mais ansioso e sem saber o que fazer para controlar isso, coloque os headphones e sinta a música.

Se for possível e dependendo do local onde se encontra, dance e cante! Afinal, movimentar o corpo ajuda a combater sentimentos negativos.

De facto, acalmar a ansiedade não é uma tarefa fácil. Especialmente porque aquilo que funciona para nós, pode não funcionar para os outros. Por isso, é tudo uma questão de irmos experimentando o que nos faz sentir bem e calmos nessas alturas em que sentimos o coração apertar.

Se nunca dançou e ouviu música nestas situações, experimente! Assim como colocar a respiração ideal em prática o pode ajudar bastante a acalmar a ansiedade e a estabelecer o normal ritmo cardíaco. Agarre-se aos momentos bons da vida.

Veja também

Artigos Relacionados