Luana Freire
Luana Freire
02 Mai, 2022 - 16:44

3 passos para combater o envelhecimento da pele do rosto

Luana Freire
Patrocinado por:

O envelhecimento da pele é inevitável, mas há formas eficientes de combater os seus sinais visíveis e melhorar a aparência.

Com a idade, e também devido a fatores do ambiente e hábitos de vida, acontece o processo natural de envelhecimento da pele, que ocorre com a aceleração da flacidez, o aparecimento de manchas e a presença cada vez mais acentuada das linhas e rugas.

Mas o que podemos fazer, na nossa rotina de cuidados, para combater as temidas marcas no rosto?

Há, pelo menos, três passos muito simples que pode incluir no seu dia a dia para retardar os sinais de envelhecimento da pele. Descubra quais e adote-os.

Envelhecimento da pele: 3 passos para o atenuar

1.

Limpeza cuidada

Uma boa limpeza da pele é fundamental para ter um aspeto mais saudável. Este passo retira as impurezas que ficam sobre a cútis e promove o equilíbrio da oleosidade – evitando, assim, que apareçam borbulhas e cravos.

Pela manhã e antes de deitar à noite, invista num tratamento de limpeza para minimizar os impactos das agressões sofridas diariamente pela pele do rosto.

Para um efeito de pele mais firme, depois da higienização, aplique um tónico sobre o rosto seco.

2.

Aposta nos séruns faciais

Os séruns são um ótimo aliado no combate ao envelhecimento da pele do rosto ajudando a manter um aspeto saudável. Por terem uma textura ultraleve e serem de fácil aplicação e absorção, atuam rapidamente na pele e em profundidade. Além disso, rendem imenso – bastam algumas gotas por dia para obter ótimos resultados.

Há dois aspetos que deve ponderar antes de escolher o seu sérum facial: a sua pele é jovem ou já apresenta sinais visíveis de envelhecimento?

Para cada situação, deve escolher um sérum que ofereça as respostas desejadas.

Para manter a saúde da pele, hidratar em profundidade e evitar o aparecimento das linhas e rugas, deve investir num sérum que seja rico em ativos bioestimuladores, isto é, que promovam a produção natural de colagénio.

Altamente concentrado em vitamina-C, que tem efeito antioxidante e atua como estimulante para a renovação celular, o Obagi Professional-C® Serum 15% da linha Pùre Obagi, é uma opção a considerar.

OBAGI PROFESSIONAL-C® SERUM 15%

Uma fórmula com alta concentração de ácido ascórbico (vitamina C) para todos os tipos de pele que ajuda a reduzir a inflamação e a reter a humidade da pele (rosto, pescoço e decote). Oferece um brilho instantâneo e minimiza as linhas finas e rugas.

Preço:97€

As peles maduras precisam de uma atenção especial – e reforçada – para combater os sinais de envelhecimento. Os séruns são muito recomendados pela sua alta concentração de ativos, que se traduzem em resultados mais eficazes e em menos tempo.

Para recuperar a pele das linhas de expressão e rugas, ou para prevenir o seu aparecimento, deve investir em fórmulas específicas para o efeito. O Obagi Elastiderm® Facial Serum, com uma fórmula patenteada que garante firmeza e elasticidade, além de reduzir a flacidez e atenuar as rugas existentes, é um sérum clinicamente testado, com resultados iniciais visíveis em 24h.

OBAGI ELASTIDERM® FACIAL SERUM

Os ingredientes-chave, Cobre, Zinco e Malonato, apoiam os três estágios da produção saudável de elastina, a proteína responsável pela aparência de uma pele jovem.

Preço:180€
3.

Proteção solar

Para prevenir contra manchas e rugas é essencial proteger a pele das ações nocivas dos raios UV.

Este é o terceiro e último passo para um combate diário ao envelhecimento da pele. A proteção solar é um cuidado tão importante quanto a limpeza, a hidratação e o tratamento específico.

Escolha um fotoprotetor adequado ao seu tipo de pele. Há diferentes opções no mercado, para pele normal, seca, oleosa, mista, sensível ou com tendência à acne.

Porque a pele envelhece?

O envelhecimento da pele é provocado por alguns fatores inevitáveis, internos, e outros que são externos e estão no ambiente – como a má alimentação, o tabaco, a poluição e, claro, a exposição ao sol sem proteção.

Idade

A perda de colagénio é um dos fatores internos que não conseguimos evitar com o avançar da idade, mas que podemos travar para manter a pele mais jovem por mais tempo. Por isso, independentemente do seu tipo de pele, o envelhecimento é um processo natural que afeta a todos.

A partir dos 30 anos o corpo produz menos colagénio, que é a proteína responsável pela firmeza e sustentação da pele. De ano para ano, há menos produção e começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento, como as linhas de expressão ao redor dos olhos, na testa, entre as sobrancelhas e no chamado “bigode chinês”, à volta da boca. Ao chegarmos à meia idade, produzimos menos 50% de colagénio.

Investir em produtos eficientes, testados clinicamente e com efeitos comprovados, é fundamental para quem deseja travar a velocidade com que os sinais de envelhecimento aparecem.

Peles claras Vs Peles escuras

As peles mais claras, com fototipos mais baixos, têm menos melanina e envelhecem de forma mais rápida. Em sentido contrário estão as peles mais morenas e as negras, que envelhecem de forma menos acelerada. A razão? É simples: a melanina confere alguma proteção natural à pele.

Ambiente e estilo de vida

A poluição tem impacto no envelhecimento da pele, devido aos radicais livres. As moléculas de poluição presentes no ambiente danificam as células saudáveis e deixam o corpo mais frágil. Assim, contribuem para a aceleração do envelhecimento, provocando as rugas, a flacidez e as manchas. Daí a importância de uma limpeza diária da pele, o passo 1 da rotina de cuidados.

A carência de alguns nutrientes também é um fator que promove os radicais livres, por isso, se quer retardar os sinais de envelhecimento da pele do rosto, aposte numa dieta rica em antioxidantes naturais, como as vitaminas C e E.

Compre online e com vantagens

Pode comprar online os produtos da linha Pùre Obagi e receber em casa, sem complicações. Se compra pela primeira vez, tem desconto associado – e há, ainda, campanhas promocionais que são uma vantagem extra.