O chá de casca de laranja, é um chá menos conhecido e utilizado em termos medicinais, no entanto, muitas são as suas aplicações e ações ao nível da saúde e prevenção.
É comum dizer-se que muitos dos nutrientes se encontram na casca da fruta. Não é aplicável para todas as frutas mas o que é certo é que, em muitos casos, a casca preserva diversos compostos com benefícios para a saúde.
A laranja é conhecida pelo seu teor em vitamina C mas não só: é também rica em potássio, magnésio e betacarotenos. Tem um papel antioxidante devido ao seu alto teor em vitamina C. Alguns destes nutrientes podem encontrar-se na casca, sendo que o chá de casca de laranja pode ser uma fonte alternativa podendo também dar uso à casca, que normalmente não é aproveitada.
Como e quando tomar chá de casca de laranja

Ainda que exista a versão em saqueta, ou mesmo em pó, não há nada melhor que utilizar a versão natural e aproveitar a casca da laranja para fazer o chá.
- Em primeiro lugar deverá lavar a casa;
- Deve ferver as cascas durante cerca de 5 minutos;
- Deixar repousar por mais 20 minutos e está pronto.
Pode beber às refeições ou ao longo do dia, quente, frio, ou em conjugação com outros chás. Além do sabor agradável, é um chá que naturalmente não contém cafeína.
Benefícios do chá de casca de laranja

Como foi referido, a presença de vitamina C confere-lhe poder antioxidante: poderá atuar como anti-inflamatório e é ideal em situações de gripe, constipação ou quando, por algum motivo, o seu sistema imunitário se encontra débil.
Por ter uma ação anti-inflamatória e pelo seu teor em hesperidina, o chá de casca de laranja pode também atuar ao nível do colesterol, contribuindo para a diminuição dos seus níveis no sangue.
Tem uma ação protetora ao nível da pele já que contém vitamina A e betacaroteno. Ajuda no processo digestivo, reduzindo sintomas associados à má digestão.