Calculadora de calorias diárias: calcule as suas necessidades energéticas

Nutricionista Rita Lima

Para a ajudar a perder peso, a calculadora de calorias diárias indica a quantidade de que precisa diariamente.

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Calculadora de Calorias Diárias

Calcule as suas necessidades
energéticas diárias

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Nível estimado de calorias diárias:

 

calculadora de calorias diárias é uma ferramenta essencial para quem procura perder ou manter o seu peso. Saber o número de calorias que o seu corpo precisa diariamente é o primeiro passo para conseguir alcançar os seus objetivos.

Naturalmente, se consumir mais calorias do que aquelas que o seu organismo precisa ou do que as que consegue gastar, o resultado vai notar-se na balança.

Como funciona a calculadora de calorias diárias?

Para determinar as calorias diárias necessárias para manter as funções vitais do organismo, os nutricionistas consideram dois fatores:

  1. Taxa de metabolismo basal (TMB)
  2. Atividade física

1. Taxa de metabolismo basal

taxa de metabolismo basal diz respeito à quantidade de energia, ou seja, de calorias, que o organismo consome em repouso.

Dito por outros palavras, é a quantidade de calorias necessárias para que mantenha as funções vitais mesmo a dormir, por exemplo.

Mesmo em repouso o corpo consome entre 60% a 80% de calorias.  O melhor: quanto maior a taxa de metabolismo basal, mais peso consegue perder.

Para calcular a taxa de metabolismo basal, são considerados cinco fatores: o sexo, a idade, a altura, o peso e a atividade física e, para a determinar, é elaborada a seguinte equação:

  • TMB Mulher= 655,1 + (9,5 x Peso (kg)) + (1,8 x Altura (cm)) – (4,7 x Idade)
  • TMB Homem= 66,5 + (13,8 x Peso (kg)) + (5 x Altura (cm)) – (6,8 x Idade)

2. Nível de Atividade Física

A atividade física é o segundo fator determinante para a calculadora de calorias diárias e este número varia de acordo com a frequência, intensidade e duração do exercício que faz diariamente. Quando falamos de exercício, não se trata apenas das horas que passa no ginásio mas também da atividade física que o seu trabalho e o seu dia exige. 

Se trabalha à secretária, precisará de menos calorias do que um trabalhador agrícola, por exemplo. Para calcular o fator de atividade são considerados os seguintes valores:

  • Sedentário = 1,2
  • Exercício físico leve ou prática desportiva 1-3 dias/semana = 1,375
  • Exercício físico moderado ou prática desportiva 3-5 dias/semana = 1,550
  • Exercício físico intenso ou prática desportiva 6-7 dias/semana = 1,725

Como calcular as calorias diárias totais?

Calculada a imprescindível taxa de metabolismo basal e atribuído o nível de atividade física, pode ser feito o cálculo para determinar o número de calorias diárias necessárias. Desta forma, tem a base para definir um plano alimentar que lhe permita alcançar ou manter os seus objetivos. 

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As calorias diárias totais ou valor energético total resulta, então, da multiplicação dos dois pontos acima falados:

  • Valor Energético Total = Taxa de Metabolismo Basal x Factor de Atividade

Saber a quantidade calorias que precisa diariamente é essencial para perceber se está a ingerir calorias a mais ou de menos e que ajustes precisa fazer para conseguir alcançar os seus objetivos. Não se esqueça que reduzir calorias não significa deixar de comer!

Consulte um nutricionista para saber o que deve fazer para conseguir atingir a forma física que pretende.

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