Calculadora de calorias para saber quantas precisa por dia

Nutricionista Rita Lima

Para a ajudar a perder peso, a calculadora de calorias diárias indica a quantidade de calorias que precisa diariamente.

vidaativa
Calculadora de Calorias Diárias

Calcule as suas necessidades
energéticas diárias

Sexo

Feminino
Masculino

Idade

 
 

Peso (Kg)

 
 

Altura (cm)

 
 

Selecione o seu nível de atividade:

1.725

Nível estimado de calorias diárias:

 

calculadora de calorias diárias é uma ferramenta essencial para quem procura perder ou manter o seu peso. Saber o número de calorias que o seu corpo precisa diariamente é o primeiro passo para conseguir alcançar os seus objetivos.

Naturalmente, se consumir mais calorias do que aquelas que o seu organismo precisa ou do que as que consegue gastar, o resultado vai notar-se na balança com um aumento de peso.

Como funciona a calculadora de calorias diárias?

Para determinar as calorias diárias necessárias para manter as funções vitais do organismo, os nutricionistas consideram dois fatores:

  1. Taxa de metabolismo basal (TMB)
  2. Atividade física

1. Taxa de metabolismo basal

taxa de metabolismo basal diz respeito à quantidade de energia, ou seja, de calorias, que o organismo consome em repouso.

Dito por outros palavras, é a quantidade de calorias necessárias para que mantenha as funções vitais mesmo a dormir, por exemplo.

Mesmo em repouso o corpo consome entre 60% a 80% de calorias.  O melhor: quanto maior a taxa de metabolismo basal, mais peso consegue perder.

Para calcular a taxa de metabolismo basal, na nossa calculadora foi considerada a equação de Harris-Bennedict, onde são considerados quatro fatores: o sexo, a idade, a altura, e peso:

  • TMB Mulher= 655,1 + (9,5 x Peso (kg)) + (1,8 x Altura (cm)) – (4,7 x Idade)
  • TMB Homem= 66,5 + (13,8 x Peso (kg)) + (5 x Altura (cm)) – (6,8 x Idade)

2. Nível de Atividade Física

A atividade física é o segundo fator determinante para a calculadora de calorias diárias e este número varia de acordo com a frequência, intensidade e duração do exercício que faz diariamente. Quando falamos de exercício, não se trata apenas das horas que passa no ginásio mas também da atividade física que o seu trabalho e o seu dia exige. 

Se trabalha à secretária, precisará de menos calorias do que um trabalhador agrícola, por exemplo. Para calcular o fator de atividade são considerados os seguintes valores:

  • Sedentário = 1,2
  • Exercício físico leve ou prática desportiva 1-3 dias/semana = 1,375
  • Exercício físico moderado ou prática desportiva 3-5 dias/semana = 1,550
  • Exercício físico intenso ou prática desportiva 6-7 dias/semana = 1,725

Estes valores são uma média do nível de atividade física (PAL) definido pela American Dietetic Association, Dietitians of Canada, e pelo American College of
Sports Medicine
.

Como calcular as calorias diárias totais?

Calculada a taxa de metabolismo basal e atribuído o nível de atividade física, pode ser feito o cálculo para determinar o número de calorias diárias necessárias. Desta forma, tem a base para definir um plano alimentar que lhe permita alcançar ou manter os seus objetivos. 

As calorias diárias totais ou valor energético total resulta, então, da multiplicação dos dois pontos acima falados:

  • Valor Energético Total = Taxa de Metabolismo Basal x Factor de Atividade

Saber a quantidade calorias que precisa diariamente é essencial para perceber se está a ingerir calorias a mais ou de menos e que ajustes precisa fazer para conseguir alcançar os seus objetivos. Não se esqueça que reduzir calorias não significa deixar de comer!

Consulte um nutricionista para saber o que deve fazer para conseguir atingir a forma física que pretende.

Quer calcular as calorias gastas em diferentes exercícios? Experimente a nossa Calculadora de calorias gastas nos diferentes tipos de exercício físico
Veja também