Luana Freire
Luana Freire
23 Set, 2022 - 10:35

Cabelo pós-férias: 8 cuidados essenciais para fios saudáveis

Luana Freire

O tempo de descanso acabou e está na altura de adotar cuidados essenciais para um cabelo pós-férias com ar incrível.

Depois do verão, todos nos sentimos de corpo e alma regenerados – e, assim, voltamos às rotinas de trabalho, escola, refeições e cuidados com a casa. Mas, será que já tirou algum tempo para tratar de si neste recomeço? Como anda a sua rotina de autocuidado? Já tentou equilibrar a alimentação, tratar da pele e, claro, regenerar os cabelos – afinal, todos tendemos a cometer descuidos naturais nessas áreas durante o tempo quente. Hoje vamos focar na saúde dos fios, apresentando-lhe soluções de cuidados essenciais para um cabelo pós-férias que deve ter em consideração.

Com a maior exposição solar e contacto com o sal do mar e o cloro das piscinas, é normal que a qualidade do nosso cabelo seja afetada. Assim, um cabelo desidratado, seco, com o couro cabeludo sensível e a cor desbotada – caso faça coloração – é comum por agora.

Passada toda a azáfama típica do regresso à rotina, está mesmo na altura de cuidar mais de si e de mimar o seu cabelo. Siga, então, a estes cuidados essenciais para um cabelo incrível pós-férias.

Cuidar do cabelo pós-férias

8 cuidados essenciais para um cabelo incrível

Até pode não gostar de dedicar demasiado tempo a estes cuidados, mas acredite que vai gostar do resultado.

1.

Lave bem o cabelo

Nesta fase, em que os fios estão mais sensíveis, deve utilizar um champô de limpeza profunda, para poder realmente livrar o cabelo de agentes prejudiciais que permaneceram na fibra.

Além disso, se tem o cabelo claro, opte por um champô que tenha na sua composição a camomila – ela ajuda a devolver a cor e o brilho ao seu cabelo.

2.

Não deixe de lado o condicionador

É muito importante hidratar o cabelo seco após cada lavagem, recorrendo, para tal, a um bom condicionador. Este produto é perfeito para ajudar a reconstruir e a restaurar os fios queimados pelo sol, bem como a suavizar as pontas ressecadas sem tornar o cabelo pesado.

Desta forma, se usa produtos 2 em 1 nas suas lavagens (entendemos que é muito prático, mas não é, de todo, o mais eficaz) decida-se agora por usar champô e condicionador, em separado.

3.

Hidrate os fios

Não basta lavar profundamente e hidratar com um condicionador de utilização regular. Deverá, igualmente, aplicar uma máscara hidratante, que tenha na sua composição ácidos gordos e óleos naturais – estes nutrientes penetram no cabelo para restaurar a humidade que podemos vir a perder na temporada mais fria.

Para este passo de hidratação, basta dedicar algum tempo uma vez por semana.

Quando o fizer, use uma touca de banho enquanto tem a máscara no cabelo, permitindo assim que o seu calor natural do corpo aqueça o produto, ajudando-o a tirar o máximo proveito do seu tratamento.

4.

Beba mais água

Nada mantém o seu cabelo, corpo e pele, mais hidratado do que a a água. É a partir de dentro, ou seja, bebendo muita água, que conseguimos manter a hidratação completa do nosso organismo – sim, isto também é refletido no exterior.

Pode ser mais difícil de o fazer à medida que o tempo arrefecer e os dias frios marquem presença, mas pode utilizar outras estratégias – que tal aproveitar o tempo frio para beber chás?

Atualmente há uma grande variedade de sabores e intensidades, pelo que, seguramente, encontrará com facilidade os que mais se adequam ao ser perfil.

5.

Use protetor de calor

É natural que com a chegada do tempo frio não goste tanto de deixar o cabelo secar naturalmente, recorrendo com frequência ao secador e até à prancha de alisar. Para não estar a estragar o cabelo, utilize sempre um protetor de calor em spray ou óleo, para que consiga manter o cabelo protegido das agressões das altas temperaturas.

6.

Proteja o cabelo do frio

Sim, com o tempo frio e a chuva, deve literalmente proteger o cabelo com um gorro, um chapéu ou um lenço. Há opções super modernas e elegantes que vão ajudar a completar o look e a proteger os fios, com muito estilo.

7.

Que tal um novo corte de cabelo?

É certo e sabido que depois do verão se deve cortar, pelo menos, as pontas do cabelo. Mas, se quer arriscar e fazer algo diferente para mudar o visual, há opções de cortes de cabelo para todos os estilos e comprimentos, que são tendência.

8.

Aposte na coloração

Pintar o cabelo não é um cuidado essencial com o cabelo pós-férias, mas pode ser uma excelente estratégia para devolver vitalidade à aparência dos fios.

Com isto não queremos dizer que deverá fazer uma mudança drástica. Por vezes, bastam um simples reflexos ou algumas nuances de cor para dar um brilho especial ao cabelo – e, assim, sentir-se ainda mais bonita e cuidada.

Artigo originalmente publicado em Outubro de 2017. Atualizado em Setembro de 2022.

Veja também