Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
23 Out, 2017 - 17:28

O bebé aos 5 meses de idade: as mudanças nesta etapa da vida

Enfermeira Isabel Silva

O bebé aos 5 meses de idade já consegue demonstrar melhor o que sente e o que quer. Também a relação com o pai se intensifica pelo que é fundamental a interação com o mesmo.

Os nomes para bebés mais populares em Portugal
O artigo continua após o anúncio

O bebé aos 5 meses de idade já é capaz de erguer os braços para que o tirem do berço ou para ir para o colo de quem quer.

Começa a reagir quando lhe querem tirar um brinquedo, a demonstrar as suas emoções através das suas expressões faciais e a reconhecer expressões de medo, zanga e desagrado. Também já consegue levantar a cabeça e os ombros apoiado com as mãos e tenta brincar com os brinquedos que estejam próximos.

Nesta altura, é fundamental conversar e brincar bastante com o bebé. Por volta dos 5 meses começa a intensificar-se a relação com o pai pelo que é essencial fortalecer e incentivar a presença do mesmo.

Sono do bebé aos 5 meses

Sono do bebé aos 5 meses de idade

O sono do bebé aos 5 meses é de 11 a 15 horas por dia, sendo que cerca de 8 horas de sono são noturnas. As restantes horas devem ser divididas entre 2 a 3 sestas durante o dia.

Manter o bebé ativo durante o dia e criar uma rotina consistente é importante para que o bebé adquira hábitos e adormeça mais facilmente.

Desenvolvimento do bebé aos 5 meses

Todos os dias os bebés descobrem coisas novas. De um dia para o outro surgem novas habilidades. Nesta altura os marcos de desenvolvimento são os seguintes:

  • Fica feliz quando vê as pessoas que gosta, emitindo sons e movendo os braços e as pernas como sinal de prazer
  • Gesticula, verbaliza, ri, sorri e chora para comunicar e interagir
  • Demonstra medo quando ouve barulhos repentinos e altos
  • Estranha pessoas que não conhece ou vê com pouca frequência
  • Consegue distinguir uma voz tranquila de uma voz nervosa
  • Já é capaz de ficar mais atento e fazer a mesma coisa durante mais tempo
  • Tenta chamar a atenção através de sons e movimentos corporais
  • Gosta de brincar com o seu próprio corpo
  • Põe as mãos na boca e agarra os próprios pés
  • Permanece sentado durante algum tempo, com apoio
  • Quando deitado de cabeça para baixo, apoia-se nas mãos levantando os ombros e a cabeça
  • Os membros têm cada vez mais força

Brincadeiras para o bebé aos 5 meses

O bebé aos 5 meses de idade: as mudanças nesta etapa da vida

Aos 5 meses a atenção e concentração do bebé estão mais desenvolvidas e este é capaz de realizar outro tipo de brincadeiras.

Uma maneira de o fazer é utilizando apenas uma lanterna tapada com um plástico ou papel de celofane colorido. Esta deve ser acesa e fazendo movimentos com a mesma apontando para a parede.

O artigo continua após o anúncio

Simultaneamente, deve conversar com o bebé sobre as características da luz (colorida, brilhante, bonita, divertida…). Ao observar o percurso e características da luz, vão-se estabelecendo conexões importantes no cérebro do bebé ativando a visão e neurónios relacionados com o movimento.

No caso de não haver disponível uma lanterna, podem ser utilizados cartões de cartolina coloridos ou pintados com tintas próprias.

Atividades que envolvam materiais com cores fortes despertam grande interesse no bebé uma vez que, nesta fase, ele tem um especial interesse pelas cores vivas. Isto faz parte do desenvolvimento da sua cognição e inteligência.

Alimentação do bebé com 5 meses

Bebé aos 5 meses de idade: alimentação

Aos 5 meses a alimentação do bebé deve ser exclusivamente leite materno, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. A OMS recomenda que, quando possível, o aleitamento materno deve ser feito em exclusivo até aos 6 meses de vida do bebé.

No caso do bebé ser alimentado com leite adaptado, deve ser oferecida água entre as mamadas. O reforço hídrico deve ser feito especialmente no verão e tempos secos.

No entanto, se o pediatra achar necessário e adequado, podem ser introduzidos outros alimentos como fruta crua ou cozida e papa sem glúten. Estas possibilidades são postas quando os bebés não apreciam o leite ou não se desenvolvem dentro do esperado. A introdução dos novos alimentos na dieta do bebé deve ser feita sempre sob recomendação do pediatra.

Estes marcos fazem parte do padrão de desenvolvimento do bebé aos 5 meses. No entanto, é importante ressaltar que cada bebé se desenvolve ao seu ritmo, aprendendo umas coisas mais rápido do que outras. Cabe ao pediatra avaliar se o desenvolvimento está a decorrer dentro do esperado.

Conheça também o desenvolvimento do bebé no mês anterior:

Conheça também o desenvolvimento do bebé no mês seguinte:

Veja também