Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
05 Set, 2018 - 16:17

Alimentos para aliviar as dores de dentes do bebé: saiba quais são

Nutricionista Inês Sanches

Os alimentos para aliviar as dores de dentes do bebé podem melhorar os sintomas desagradáveis sentidos durante esta fase. Descubra quais os mais eficazes.

Alimentos para aliviar as dores de dentes do bebé: saiba quais são

Hoje vamos dar a conhecer os melhores alimentos para aliviar as dores de dentes do bebé. O nascimento dos dentes no bebé é um acontecimento que marca o desenvolvimento do bebé. As mamãs e papás que já experienciaram a erupção dos dentes dos bebés, sabem que é um momento que provoca incómodo, dor e também muita comichão.

Durante este período, as crianças ficam mais irritadas do que o normal, choram bastante, não dormem em condições e podem inclusive recusarem-se a comer.

Todos estes fatores preocupam os pais, por isso, vamos tentar melhorar este cenário, dando algumas dicas sobre alimentos para aliviar as dores de dentes do bebé. 

A dor dos primeiros dentes a nascer…

alimentos para aliviar as dores de dentes do bebe

De acordo com a American Dental Association, é de esperar que os primeiros dentes do seu bebé comecem a nascer entre os 6 e os 12 meses de idade, com o conjunto completo de 20 dentes de leite a aparecer aos 3 anos de idade.

À medida que os dentes começam a passar pelas gengivas, o bebé pode sentir dores que o vão deixar irritado. Mas felizmente, além dos conhecidos anéis de dentição, existem alguns alimentos que se pode dar ao bebé, que vão ajudar a acalmar os sintomas, nomeadamente gengivas sensíveis e alívio da dor.

Os melhores alimentos para aliviar as dores de dentes do bebé

Durante esta fase, os bebés podem ser especialmente exigentes quando se trata de comida.

Primeiro de tudo, é importante continuar a oferecer comida mesmo que o bebé não esteja disposto a comer. Continue com a alimentação regular, nomeadamente o leite materno e, complemente com alimentos sólidos como faria normalmente. Se o bebé deixar a refeição, tente novamente na próxima refeição.

Nesta lista, vai encontrar alimentos que podem tornar a hora da refeição um alívio.

1. Alimentos frios/frescos

frutas geladas

A sensação de frio/fresco, pode ser uma bênção para as gengivas quentes e doridas.

Pense em smoothies feitos com frutas congeladas e iogurtes frios. Pode até congelar uma banana num pau e depois deixar o bebé roer a fruta até ficar com uma textura mais amolecida.

Uma outra alternativa consiste em fazer pequenos geladinhos de leite materno. Esta é uma boa forma de aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebé, que junta o facto de ser um alimento nutritivo ao facto de ser frio e aliviar as dores.

Para fazer o geladinho, deve retirar o leite e colocá-lo em formas de gelado pequenas, tapar o recipiente e colocá-lo numa bacia de água fria com pedrinhas de gelo durante cerca de 5 minutos. O bebé vai gostar da sensação de poder “beber” o seu leite e ainda aliviar os sintomas do crescimento dos dentes.

2. Biscoitos caseiros

biscoitos caseiros

Alguns bebés sentem alívio ao aplicar alguma pressão nas gengivas enquanto comem. Tal como acontece com os alimentos congelados acima referidos, também pode tentar fazer alguns biscoitos caseiros (e evitar os biscoitos comercializados, normalmente cheios de açúcar).

Misture 2 chávenas de farinha de aveia, 1 banana madura e 2 colheres de sopa de óleo de coco. Molde a massa em forma de biscoito (redondo ou com outras formas à escolha) e leve ao forno a 180ªC durante 10 minutos, cada lado.

3. Vegetais e frutas refrigeradas

cenouras

Cenouras, pepinos, aipo, maçãs e outros alimentos duros que estiveram em refrigeração no frigorífico, são boas alternativas para as gengivas doridas. É importante que as cenouras e os pepinos sejam descascados primeiro e que os pais observem atentamente as crianças, para o caso de um pedaço do vegetal se romper.

4. Alimentos macios e moles

iogurte de morango

Alguns bebés preferem não mastigar ou roer durante o período em que estão a aparecer os novos dentinhos.

Nestes casos, sopas mais espessas e purés podem ser as melhores soluções para o problema. Também poderá optar por iogurtes ou até abacate, uma fruta com uma textura mais mole e fácil de mastigar que não vai magoar ainda mais a gengiva danificada.

O que evitar quando os dentes estão a nascer

citrinos

Tal como existem alimentos que ajudam no alívio das dores dos dentes a nascer, existem outros que dificultam o bem-estar do bebé nesta fase, como os seguintes casos:

  • Se o seu bebé tiver dores nas gengivas inflamadas, os citrinos e outros alimentos ácidos podem arder. Evite estes alimentos.
  • Tenha cuidado com os alimentos salgados ou condimentados, pois podem causar ainda mais irritação.

Em suma…

O aparecimento dos dentes do bebé não tem que ser encarado como um drama, apesar de ser difícil de assistir.

Prepare os alimentos para aliviar as dores de dentes do bebé acima referidos para ajudar a passar esta fase um pouco mais dolorosa com sucesso.

Não se esqueça de dar conforto ao bebé e incentivá-lo a ingerir estes alimentos para melhorar os sintomas.

Veja também: