À primeira vista, a ideia pode parecer estranha. Mas, é verdade que existem alimentos que ajudam a manter uma flora vaginal saudável.
A flora vaginal constitui um sistema equilibrado, com cerca de 50 estirpes de bactérias, existindo um equilíbrio entre os agentes patogénicos e não patogénicos.
Este equilíbrio é influenciado por diversos fatores, nomeadamente hormonas, higiene, uso de contracetivos orais, espermicidas, por doenças e pela genética, os quais podem levar ao aparecimento de problemas genitais, quando geram algum desequilíbrio na dinâmica natural deste sistema.
Composição da Flora Vaginal

Cerca de 95% da flora vaginal é composta por uma estirpe de microrganismos chamados de bacilos de Doderlein ou Lactobacilus acidophilus, que constituem bactérias benéficas e naturais na flora vaginal. A sobrevivência destes bacilos depende da riqueza do epitélio vaginal em glicogénio, que por sua vez depende dos níveis de estrogénios.
O glicogénio é libertado pelas células da mucosa vaginal e é transformado em glicose pelos bacilos de Doderlein com comitente produção de ácido láctico, que é responsável por manter o pH da vagina entre 3,8 a 4,5.
A fixação dos bacilos de Doderlein no epitélio vaginal é facilitada com estes valores de pH, enquanto certos agentes patogénicos, responsáveis por infeções vaginais, não se fixam às células do epitélio nestas condições de pH e não se desenvolvem.
Em virtude de algum desequilíbrio nos fatores mencionados anteriormente, pode ocorrer uma diminuição de lactobacilos benéficos, o que por sua vez faz aumentar o pH da vagina e favorece o aparecimento de infeções, as quais podem originar sintomas como comichão, corrimento, sensibilidade, secura vaginal e ardor e, sintomatologia mais grave que podem levar à infertilidade e ao aborto.
E é precisamente aqui que podem entrar os alimentos que ajudam a manter uma flora vaginal saudável. Vejamos quais são estes alimentos.
Alimentos que ajudam a manter uma flora vaginal saudável
Antes de lhe indicarmos quais os alimentos que ajudam a manter uma flora vaginal saudável, é importante salientar que ter uma vida saudável é o primeiro passo para preservar o equilíbrio da flora vaginal, pois isso ajuda a manter o sistema imunitário fortalecido.
Além disso, evite também lavagens excessivas e o uso recorrente de sabonetes íntimos, assim como o uso de roupas apertadas e pensos higiénicos diários.
Vejamos, então, quais os alimentos que deve privilegiar.
1. ÁGUA

As membranas mucosas que compõem a vagina dependem de um corpo hidratado para funcionarem na perfeição e produzirem muco protetor. Beber cerca de 1,5l de água ou chá sem açúcar por dia, pode ajudar a manter a vagina lubrificada e a flora vaginal saudável.
2. PROBIÓTICOS

Os probióticos são organismos vivos que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando consumidos em quantidades adequadas, são benéficos para a saúde do hospedeiro.
Neste caso, os seus mecanismos de ação podem ser diversos:
- Promoção da produção de ácido lático, ajudando a manter os níveis naturais de pH da vagina;
- Produção de biosurfactantes e de muco, que funcionam como barreira protetora;
- Limitam a passagem dos patogénicos do reto para a vagina;
- Aumentam a imunidade da flora intestinal, que por seu lado afeta a imunidade vaginal, tornando o ambiente mais resistente aos agentes infeciosos.
Dentro dos alimentos ricos em probióticos salientam-se o iogurte e leites fermentados, chucrute e pickles. Além destes alimentos, pode também recorrer a suplementação com probióticos.
3. FRUTA, VEGETAIS E FRUTOS SECOS OLEAGINOSOS

Alimentos como vegetais e fruta fresca são ricos em vitaminas e minerais importantes para reforçar o sistema imunitário e evitar a ocorrência e suscetibilidade para infeções.
O caso da vitamina E, em particular, que se encontra em alimentos como o gérmen de trigo, azeite, nozes, sementes e abacate, evita a secura vaginal e promove a produção de muco.
4. SUMO DE MIRTILO

O mirtilo é um excelente aliado na prevenção e alívio das queixas provocadas por infeções urinárias, visto que contém polifenóis, compostos ácidos com ação antioxidante, que combatem as bactérias nocivas e restituem o ph da vagina favorável às bactérias benéficas.
5. ALIMENTOS RICOS EM FIBRA

Alimentos ricos em fibra, como cereais integrais, legumes, fruta, leguminosas, entre outros, são também alimentos que ajudam a manter a flora vaginal saudável, visto que promovem a nutrição das bactérias benéficas e permitem que elas se repliquem de forma adequada. São também designados por alimentos prebióticos.
Além do consumo destes alimentos, deve evitar o consumo excessivo de açúcar nas suas várias formas (refrigerantes, sumos, bolos), que favorecem o desenvolvimento de fungos como Candida albicans, responsável pela famosa candidíase vaginal, assim como alimentos ricos em ácidos gordos saturados e trans e de edulcorantes, compostos promotores do desequilíbrio de todas as floras do organismo (vaginal, intestinal, entre outras).