Publicidade:

3 Receitas de tarte de maçã vegan: pequenas delícias para todos

Experimente estas receitas de tarte de maçã vegan com base de aveia, de amêndoas com coco e com massa quebrada, para ter mais praticidade na preparação.

3 Receitas de tarte de maçã vegan: pequenas delícias para todos
Deliciosas receitas para servir qualquer convidado.

A tarte de maçã é uma receita tradicional na culinária portuguesa. Mas a versão que todos apreciam há muitos anos, feitas pelas mães e avós de antigamente, já não são as mais saudáveis que pode experimentar e não satisfazem as necessidades de quem leva um estilo de vida vegan. Por isso é que vai adorar as receitas de tarte de maçã vegan que vai ver neste artigo.

3 Receitas apetitosas de tarte de maçã vegan


1. Tarte de maçã vegan com base de aveia

Tarte de maca vegan com base de aveia

Esta receita utiliza a água em substituição do leite, mas se quiser pode utilizar bebida vegetal se assim preferir.

– Ingredientes da base –

  • 130 g farinha de aveia sem glúten
  • 1/4 chávena azeite
  • 4 colheres de sopa água fria
  • 1/4 de colher de chá de sal

– Ingredientes do recheio –

  • 3 maçãs
  • 1,5 colher de sopa de farinha de araruta (ou amido de milho)
  • 3 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de xarope de agave
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 1/4 de colher de chá de noz-moscada
  • 1/4 de colher de chá de gengibre em pó

– Modo de preparação –

  1. A começar pela base, coloque a farinha com uma pitada de sal na taça da batedeira. Aos poucos, vá adicionando o azeite, com a batedeira em velocidade moderada. Adicione a água e deixe envolver bem.
  2. Faça uma bola com a massa e embrulhe em papel vegetal. Deixe repousar no frigorífico cerca de 30 minutos, enquanto prepara o recheio.
  3. Passados os 30 minutos, retire a massa do frigorífico e pré-aqueça o forno a 185 graus.
  4. Coloque o papel vegetal usado numa superfície plana e coloque outra folha por cima. Com um rolo de massa, comece a estender a massa criando uma forma mais ou menos redonda.
  5. Coloque a massa na forma de tarte untada com um pouco de azeite e corte o excesso. Forre toda a superfície com a ajuda das mãos e pique o fundo e as laterais com um garfo.
  6. Leve a massa ao forno cerca de 5 minutos antes de rechear.
  7. Para o recheio, corte as maçãs em pedaços pequenos e não muito grossos. Envolva muito bem as maçãs e acrescente as especiarias.
  8. Dilua a farinha de araruta com a água numa taça. Adicione às maçãs e acrescente, também, o xarope de agave.
  9. Recheie a tarte tentando deixar pouco espaço entre os pedaços de maçã.
  10. Leve ao forno cerca de 30 minutos com uma folha de papel vegetal por cima. Se for necessário deixe mais uns minutos.
  11. Deixe arrefecer antes de cortar e sirva com um pouco de creme de coco ou iogurte vegetal.

2. Tarte de maçã vegan com amêndoas e coco

Tarte de maca vegan com amendoas e coco

Esta base feita com amêndoas demolhadas, coco ralado e tâmaras é mesmo divinal, para além de ser uma receita simples de preparar.

– Ingredientes da base –

– Ingredientes do recheio e cobertura –

  • 8 maçãs para puré cerca de 500 g
  • 2 maçãs para fatiar
  • Canela a gosto
  • Sumo de 1 limão

– Modo de preparação da base –

  1. Deixe de molho as amêndoas pelo menos 6 horas.
  2. Passado esse tempo, escorra a água e coloque as amêndoas e os restantes ingredientes da base num processador de alimentos e triture até formar uma espécie de massa areada.
  3. Numa forma de tarte, forre com papel vegetal e molde a massa com as mãos por toda a forma. Leve ao forno durante 20 minutos a 180 graus ou até a massa estar com alguma cor.
  4. Enquanto a massa está no forno descasque oito maçãs, regue com sumo de meio limão. Num tacho, deixe as maçãs amolecerem e ficarem ligeiramente cozidas, triture até fazer puré. Desligue o fogão e adicione canela em pó a gosto.
  5. Retire a massa da tarte do forno e coloque o puré de maçã por cima da massa.
  6. Corte em fatias finas as duas maçãs que sobraram e regue com sumo de limão. Disponha por cima do puré de maçã e decore a gosto. Pode colocar canela em pó por cima e leve ao forno apenas para dourar as maçãs.

3. Tarte de maçã vegan com massa quebrada

Tarte de maca vegan com massa quebrada

Se não quiser ter o trabalho de preparar a base, pode fazer a tarte com a massa quebrada já comprada.

– Ingredientes –

  • 1 massa quebrada
  • 6 maçãs grandes
  • 1/3 de caneca de flocos de aveia finos
  • 4 ou 5 colheres de sopa de farinha de arroz ou outra
  • 3 colheres de sopa de açúcar amarelo (opcional)
  • 1 pau de canela
  • 1 maçã para decorar

– Modo de preparação – 

  1. Descasque e corte as maçãs aos bocados para dentro de um tacho, acrescente o pau de canela e leve ao lume tapado por cerca de 10 minutos. Se ficar com muito caldo destape e deixe cozinhar até secar quase todo, ou se for mesmo muito (depende da fruta), escorra o excesso.
  2. Retire do lume e tire o pau de canela, acrescente a farinha, a aveia e o açúcar e triture, até ter um puré consistente, com uma varinha mágica.
  3. Coloque a massa numa forma redonda ou tarteira, faça uns furinhos no fundo com um garfo e coloque o puré de maçã, espalhe com a ajuda de uma colher. Corte a maçã às fatias finas e disponha sobre o puré da maneira que preferir. Polvilhe com um pouco de açúcar e canela em pó.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, até a massa estar dourada, demora cerca de 25 minutos.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Anita Healthy, Made by Choices e Green Food Veg, respetivamente.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].