Suplementos diuréticos: uma solução eficaz para a retenção de líquidos

Os suplementos diuréticos ajudam a evitar e combater a retenção de líquidos e as consequências que dela advêm, como inchaço e celulite. Veja quais os melhores.

Suplementos diuréticos: uma solução eficaz para a retenção de líquidos
A retenção de líquidos afeta a vida de muita gente, em particular as mulheres.

A retenção de líquidos é um problema de afeta um número significativo de pessoas, em particular do sexo feminino, podendo contribuir para a sensação de inchaço e para o aparecimento de celulite e outros problemas de saúde. Para prevenir ou pelo menos não agravar o problema, existem alguns alimentos que podem ajudar e também os suplementos diuréticos. 

Saiba tudo sobre este tema.

Retenção de líquidos: o que é e quais as principais causas


suplementos diureticos

A retenção de líquidos é uma condição que se caracteriza por uma acumulação excessiva de líquidos, dentro e fora das células, em particular nas células de gordura, dando origem a edema / inchaço e, consequentemente, a aumento de peso, má circulação e celulite.

Com efeito, para manter o equilíbrio hídrico e uma percentagem de cerca de 60% água, o nosso organismo tem mecanismos compensatórios que lhe permitem eliminar mais ou menos água de acordo com a percentagem que possui no momento.

Quando a ingestão hídrica é reduzida, os líquidos presentes nos vasos sanguíneos saem dos mesmos e acumulam-se no tecido subcutâneo, normalmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen, provocando o aspeto inchado da pele, sensação de pernas pesadas, desconforto e um aumento de peso.

Portanto, a primeira causa da retenção de líquidos é precisamente a reduzida ingestão de água.

Além da reduzida ingestão hídrica, as hormonas femininas são também umas das principais causas da retenção de líquidos, sendo, por isso, este problema mais frequente nas mulheres.

No entanto, a retenção de líquidos também pode surgir com o stress, falta de exercício físico, ingestão excessiva de sal, toma de anticoncecionais hormonais (nomeadamente a pílula), temperaturas elevadas, problemas de saúde que causam variações hormonais (alterações na tiroide, por exemplo), doenças renais, hepáticas ou cardíacas e toma de medicamentos constituídos por cortisona.

Suplementos diuréticos: que opções?


Os alimentos e suplementos diuréticos são substâncias que aumentam a produção de urina pelo organismo e que ajudam o organismo a livrar-se do excesso de água (ou seja, da retenção de líquidos).

Apesar de não agirem por si só, os suplementos diuréticos concentram, normalmente, um ou mais princípios ativos / extratos de origem vegetal com ação fitoterápica, que quando concentrados, ajudam a alcançar, de forma mais rápida e eficaz, os resultados que pretende.

Dentro dos suplementos diuréticos mais utilizados incluem-se: “water cut” da Scitec, Depuralina Drainer, Squeeze da Sculpt, entre outros, que ajudam a controlar os excessos de fluidos através dos seguintes princípios ativos:

1. Alcachofra

alcachofras frescas

Um dos mais conhecidos suplementos diuréticos é a alcachofra. A alcachofra, tanto sob a forma de alimento como suplemento, tem vindo a ser incluída em dietas para perda de peso devido ao seu efeito depurativo e diurético, que auxilia na retenção e eliminação de líquidos e diminuição de edemas.

Devido à presença de fitoquímicos e outros compostos com propriedades terapêuticas, a sua ação centra-se no fígado e na remoção de toxinas, ajudando também a potenciar a função renal e eliminação de líquidos acumulados.

2. Spirulina e Chlorella

Spirulina e Chlorella

Estas algas são utilizadas tanto pela sua ação desintoxicante, mas também saciante e antioxidante.

Os compostos mais visíveis destas algas são os seus pigmentos – clorofila e ficocianina – que ajudam na remoção de toxinas do organismo e promovem um bom funcionamento da função hepática e renal, contribuindo para evitar ou atenuar a retenção de líquidos.

3. Dente-de-Leão

cha dente de leao

A raiz de dente-de-leão tem muitos compostos de ocorrência natural, incluindo inulina, sesquiterpenos, além de compostos fenólicos, como flavonoides, minerais e fitosteróis, que ajudam no apoio à função hepática e renal, funcionando como um tónico natural.

4. Cavalinha

cavalinha

A cavalinha é uma planta amplamente consumida sob a forma de chá que ajuda a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos, favorecendo a circulação sanguínea e reduzindo o aspeto casca de laranja.

Além do chá, existem também suplementos diuréticos e drenantes que incluem este composto na sua composição.

5. Cafeína

cha verde

A cafeína, em especial a presente no chá verde, desempenha uma ação diurética, promovendo uma filtração renal mais eficaz e, consequentemente, uma maio eliminação de líquidos.

Além destes, existem também outros suplementos diuréticos à base de beringela, ananás, cardo-mariano e limão que podem exercer um efeito benéfico a este nível e ajudar num combate mais eficaz à retenção de líquidos.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.