Receitas com massa folhada: 6 ideias doces e salgadas

Há imensas receitas com massa folhada que pode fazer. Inspire-se com estas seis sugestões doces e salgadas para saborear em diferentes ocasiões.

Receitas com massa folhada: 6 ideias doces e salgadas
Delícias para servir nas refeições principais ou lanches.

Seja para o almoço, jantar, lanches ou para servir de snack em festas, há muitas receitas com massa folhada que pode preparar em casa.

Desde as opções mais elaboradas, como o pastel de nata, que exige atenção na preparação, às sugestões mais simples, como o palmier ou o folhado de salsicha, são todas deliciosas e vai gostar de conhecer.

Por si só, a massa folhada é confeccionada com muita gordura por isso, estas receitas têm um elevado valor nutricional. No entanto, são opções deliciosas para alturas de festa em que a rotina pode ser quebrada, com moderação.

Neste artigo selecionamos três opções de receitas doces e duas salgadas. Pode fazer com a massa pronta ou, para receitas ainda mais apetitosas, utilizar a massa folhada caseira.

6 receitas com massa folhada a experimentar


1. Pastel de nata

Pastel de nata

O pastel de nata, que por acaso não leva nata, é talvez o mais português de todos os doces portugueses. Uma das receitas com massa folhada mais apreciadas, mas que poucos fazem em casa por não saberem a correta forma de preparação.

– Ingredientes –

  • 150 g de açúcar
  • 250 g de leite gordo
  • 4 gemas
  • 30 g de farinha sem fermento
  • 75 g de água
  • 4 tiras de casca de limão siciliano
  • 2 paus de canela
  • 300 g de massa folhada

– Modo de preparação –

  1. Começando pelo creme, deverá fazê-lo em três partes: calda de açúcar, creme de leite e gemas. Para a calda, coloque numa panela o açúcar e a água. Mexa até que o açúcar comece a dissolver.
  2. Entretanto, leve ao lume e, sem mexer, deixe que aqueça até atingir o ponto de pérola, que é cerca de 3 minutos após começar a ferver.
  3. Enquanto a calda fica a arrefecer, trate do creme de leite. Coloque a farinha numa taça e junte, pouco a pouco, o leite. Não deve formar grumos. Quando ficar um creme liso, está pronto.
  4. Numa panela, coloque o restante leite, os paus de canela e as cascas de limão. Quando começar a ferver, deite pouco a pouco sobre a mistura de farinha com leite e misture para incorporar. Depois junte essa mistura ao leite da panela. Continue a mexer mais uns 3 minutos, até que se forme um creme grosso e liso.
  5. Retire do lume e junte, em fios finos, a calda de açúcar, sem parar de mexer.
  6. Deixe passar 10 minutos para amornar e depois junte as gemas, pouco a pouco para não cozinharem. Misture muito bem. Passe o creme por uma peneira para eliminar a canela e as cascas de limão.
  7. Agora pegue na receita de massa folhada caseira, estenda um retângulo sobre a mesa e faça um rolo bem fino no sentido da largura. Corte em rodelas com cerca de 2 centímetros e coloque cada rolinho de pé no centro de cada forma.
  8. Humedeça o polegar ligeiramente em água e forre as laterais da forminha com a massa. Quando todas as forminhas estiverem forradas, leve ao frigorífico durante 10 minutos. Enquanto isso aqueça o forno a 250 °C e espere para que fique bem quente, cerca de 20 minutos.
  9. Depois que retirar as forminhas com a massa do frigorífico, recheie com o creme até 2/3 da capacidade.
  10. Coloque todas as forminhas num tabuleiro e leve a assar até que o creme fique bem tostado e com as manchas pretas características dos pastéis de Belém. Espere que fiquem mornos para baixar a altura do creme e estão prontos a servir.

2. Croissant de chocolate

Croissant de chocolate

Esta receita com massa folhada é ideal para uma sobremesa ou lanche no dia da asneira. Muito fácil de preparar, pode fazer com a massa folhada caseira ou comprada.

– Ingredientes –

  • 1 rolo de massa folhada
  • 1 ovo
  • 1 tablete de chocolate

– Modo de preparação –

  1. Abra a massa folhada na forma de um círculo, caso seja caseira. Se for comprada, escolha uma nesse formato.
  2. Corte a massa em triângulos, tal como uma pizza. Em cada parte mais larga dos triângulos coloque um quadradinho de chocolate, que pode ser ao leite, branco, negro, conforme preferir.
  3. Enrole cada fatia de massa, a começar pela parte mais larga. Disponha todos os croissants enrolados um tabuleiro forrado com papel vegetal.
  4. Bata ligeiramente o ovo e pincele um pouco sobre cada croissant. Leve-os a assar no forno pré-aquecido a 200 °C até que estejam dourados.

3. Palmier

Palmier

O palmier é uma das mais simples receitas com massa folhada que se pode confeccionar. Só vai precisar de dois ingredientes e depois servir a acompanhar com um café, chá ou gelado de sobremesa.

– Ingredientes –

  • 300 gramas de massa folhada retangular
  • 1 chávena de açúcar

– Modo de preparação –

  1. Desenrole a massa folhada. Se estiver congelada, deixe primeiro descongelar.
  2. Em seguida, polvilhe açúcar sobre toda a massa e deixe um pouco para polvilhar ao final.
  3. Passe levemente um rolo sobre a massa para que o açúcar fique firme.
  4. Dobre a massa de uma lateral ao centro e faça o mesmo com a outra lateral, para que os dois rolinhos encontrem-se no centro da massa. Junte-os para que fiquem no formato de palmier, formando um rolo.
  5. Corte fatias com 1 centímetro de espessura, disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe com o restante açúcar.
  6. Leve ao forno previamente aquecido a 180 °C durante cerca de 10 minutos. Quando estiverem dourados, vire com a ajuda de uma espátula para dourarem do outro lado e estão prontos a servir.

4. Strudel de salmão com espinafres

Strudel de salmao com espinafres

Há imensas receitas salgadas que se pode fazer com a massa folhada, que não só doces. Um ótimo exemplo é o strudel de salmão com espinafres, uma variação do típico strudel de maçã alemão.

– Ingredientes –

– Modo de preparação –

  1. Estenda a massa folhada. No centro, coloque o salmão e tempere com sal e pimenta.
  2. Por cima coloque espinafres e queijo ralado.
  3. Dobre a massa de fora para dentro em todas as extremidades. Calque a massa na diagonal com uma faca, pincele um ovo batido por cima e leve ao forno a 180 °C por aproximadamente 30 minutos. Está pronto a servir com uma salada fresca.

5. Mini folhados de salsicha

Mini folhados de salsicha

Para finalizar, uma receita muita fácil para servir como snack aos convidados. Só vai precisar da massa folhada, das salsichas e dos molhos que desejar servir como acompanhamento.

– Ingredientes –

  • 2 rolos de massa folhada de compra ou massa folhada caseira
  • Salsichas q.b.

– Modo de preparação –

  1. Estenda a massa numa superfície com um pouco de farinha. Corte em tiras com cerca de 2 centímetros de largura e 1 de comprimento.
  2. Corte as salsichas em 3 partes e enrole cada parte numa tira de massa.
  3. Forre um tabuleiro com papel vegetal, disponha os folhadinhos e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C até que fiquem dourados. Sirva de seguida com opções de molhos caseiros a acompanhar.

> A receitas sugeridas ao longo do artigo foram adaptadas das páginas La Dolce Rita, Tudo Receitas, Doces Regionais, Luísa Alexandra, Pedro Jorge e Petit Chef, respetivamente.

Veja também: