Sabe quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação?

Não é fácil saber o dia exato em que engravidou uma vez que existem algumas variáveis, no entanto saiba quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação.

 
Sabe quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação?
Saiba identificar a sua "janela fértil".

Frequentemente verificam-se algumas dúvidas e momentos de ansiedade em algumas das mulheres que estão a tentar engravidar, sendo uma das suas maiores dificuldades identificar o período fértil e saber quantos dias após a (relação sexual ou coito) ovulação ocorre a fecundação (gravidez).

O que é a ovulação?


ovulacao ocorre a fecundacao calendario com dia marcado

A ovulação é o processo que normalmente ocorre uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a libertar um óvulo, raramente pode libertar dois óvulos (é o que acontece no caso de gravidez de gémeos heterozigóticos).

Geralmente o óvulo tem uma viabilidade que pode variar entre 12 a 24 horas e, se este não for fertilizado ou fecundado, o revestimento do útero e o óvulo são expelidos através do período menstrual que se inicia.

A ovulação ocorre normalmente 24 a 36 horas após a libertação da hormona luteinizante (LH) e, geralmente, 12 a 16 dias antes do início da menstruação seguinte, no entanto este período pode apresentar uma pequena variabilidade, de mulher para mulher.

O que é a fecundação?


ovulacao ocorre a fecundacao espermatozoides

A fecundação verifica-se quando após a ejaculação no interior da cavidade uterina da mulher, o espermatozóide fertiliza um óvulo viável.

É importante ter a noção de que alguns espermatozóides podem permanecer viáveis no interior da mulher (após ejaculação) um período que pode variar entre entre 24 a 72 horas, no entanto homens com hábitos de vida saudáveis (como por exemplo, bons hábitos alimentares, não fumam e praticam atividade física regular, entre outros fatores) podem produzir espermatozóides mais resistentes capazes de sobreviver até 5 dias dentro do corpo da mulher. Pelo que, por vezes é difícil conseguir saber exatamente quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação.

Quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação?


ovulacao ocorre a fecundacao pilula

Se a relação sexual ocorrer no dia da ovulação, o espermatozóide pode demorar até 5 dias para fecundar o óvulo e ocorrer a fecundação, pelo que a “janela fértil” da mulher são de 6 dias tendo em consideração a vida útil do espermatozóide e do óvulo. Desta forma, não fique preocupada, caso venha a verificar que a fecundação ocorreu num dia (1 dia antes ou até 5 dias após) que não o da relação sexual.

O período fértil da mulher são todos aqueles durante o ciclo menstrual em que esta apresenta a capacidade de engravidar, se mantiver relações sexuais sem a utilização de um contraceptivo (como por exemplo: pílula, preservativo, DIU, anel vaginal, entre outros). Fora dessa “janela de fertilidade” de cerca de 6 dias, as hipóteses de engravidar tornam-se muito reduzidas.

Dicas para favorecer a fecundação

ovulacao ocorre a fecundacao periodo fertil

  1. Identificar o seu período fértil e apostar em ter relações sexuais com o seu parceiro nesse período de tempo. A frequência das relações sexuais deve ser em dias alternados, de forma a garantir um stock moderado de espermatozóides no esperma;
  2. Uma forma relativamente fácil de identificar o seu período fértil é ir vigiando o seu muco cervical, que se torna fino, fluido, esbranquiçado e abundante durante o período fértil (semelhante à clara do ovo). Esta mudança de consistência do muco tem como principais objetivos:
    1. Favorecer a deslocação do espermatozóide no trajeto até ao óvulo;
    2. Nutrir o espermatozóide;
    3. Favorecer a fecundação.
  3. Pode recorrer a testes de ovulação que já existem no mercado, que têm uma precisão mínima de 99% na deteção da libertação da hormona LH, ajudando a identificar o seu período fértil.

Sinais de que o óvulo foi fecundado com sucesso

ovulacao ocorre a fecundacao mulher com sono

Passado uns dias após a fecundação, a mulher poderá ou não sentir alguns dos seguintes sintomas:

  • Leve cólica abdominal;
  • Ligeiro corrimento vaginal rosa claro;
  • Sonolência;
  • Cansaço fácil;
  • Seios edemaciados (inchados) e sensíveis.

Se suspeitar que as suas contas bateram certo e que após a ovulação ocorre a fecundação, ou seja que poderá estar grávida, faça um teste de gravidez e marque consulta com um médico especializado.

Veja também:

Enfª Bárbara Andrade Enfª Bárbara Andrade

Bárbara Andrade é Enfermeira Especialista em Reabilitação e Formadora em várias entidades. Desta forma, tem como princípios a promoção e a educação para a Saúde nas diferentes faixas etárias. Terminou a Especialidade em Enfermagem de Reabilitação na ESEnfCVPOA e exerce atualmente o cargo de enfermeira no CHEDV - HSS.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].