Camila Farinhas
Camila Farinhas
18 Ago, 2020 - 10:35

Teste de gravidez: quando fazer, como fazer e o que fazer se der positivo?

Camila Farinhas

O teste de gravidez é o método mais simples para diagnosticar uma gestação em curso. Saiba mais neste artigo.

Casal feliz pelo resultado positivo do teste de gravidez

Para as mulheres que suspeitam ou estão a tentar engravidar, o teste de gravidez é a forma mais rápidae simples de confirmar uma gestação. Neste artigo, esclarecemos as principais diferenças entre os testes de gravidez, como e a partir de quando os pode fazer e interpretar os seus resultados.

TESTE DE GRAVIDEZ: que tipos EXISTEM?

Mulher a analisar teste de gravidez

Só existem dois tipos de testes de gravidez cientificamente comprovados: as análises sanguíneas que detetam os níveis beta-hCG (hormona da gravidez), e os testes de gravidez vendidos em farmácias, onde a dosagem desta hormona é feita através de uma amostra de urina.

Se suspeita que está gravida, deve recorrer a um destes métodos, pois os testes de gravidez caseiros são considerados mito.

A partir de que dia é indicado fazer o teste de gravidez?

Geralmente, é recomendado fazer o teste de gravidez após o primeiro dia de atraso da menstruação, pois nessa altura os níveis de beta-hCG são detetados facilmente através da urina.

A beta-hCG é uma hormona que começa a ser produzida pelas células do embrião nos primeiros dias após a concepção. Se tem dúvidas sobre a data da próxima menstruação, é sugerido que realize o teste pelo menos 3 semanas após a data da relação sexual desprotegida.

Ovulação e fecundação: espermatozóide a fecundar óvulo
Veja também Sabe quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação?

Porque é necessário esperar o atraso da menstruação para o realizar?

Para ciclos menstruais de 28 dias, a ovulação ocorre a meio do ciclo, ou seja, por volta do 14º dia. O óvulo tem um tempo de vida curto (24 horas), pelo que para ocorrer uma gravidez é necessário que seja fecundado nessa janela temporal.

Já fecundado, o zigoto (óvulo fecundado pelo espermatozóide) migra pelas trompas de Falópio até ao útero. Esse percurso demora aproximadamente 6 a 12 dias. É nessa altura que o zigoto se desenvolve, as células multiplicam-se e diferenciam-se, dando origem ao embrião e à placenta.

Só a partir da implantação do embrião na parede uterina é que a hormona beta-hCG começa a ser produzida e, posteriormente, detetada num teste de gravidez.

Esta data irá coincidir com a data esperada da menstruação (14º dia (ovulação) + 6 a 12 dias de percurso do zigoto). Podem ainda ocorrer casos de implantação tardia, que fazem com que o nível de beta-hCG apenas seja detetado após o atraso da menstruação (1).

Análises sanguíneas ou teste de farmácia: qual é positivo primeiro?

Mulher a fazer análises de sangue

Dos dois testes de gravidez, o mais fiável é a análise sanguínea. Este teste consegue detetar os níveis de beta-hCG mesmo antes do atraso menstrual, pois é necessário que esta hormona esteja primeiramente presente no sangue em concentrações significativas para que depois seja detetada na urina.

No entanto, o teste de gravidez vendido em farmácias é mais simples e rápido de ser realizado, e fornece um resultado quase instantâneo. Contudo, após resultado positivo é necessário confirmar sempre através de análise sanguínea.

O que pode interferir no resultado do teste de gravidez?

Alguns fatores podem contribuir para um resultado falso negativo ou falso positivo do teste de gravidez:

Teste de gravidez falso negativo

O resultado falso negativo, apenas ocorre quando o teste foi realizado num momento em que gravidez é muito recente, ou seja, os níveis de beta-hCG são muito baixos e não detetados.

Assim, nenhum dos seguintes fatores interfere com o resultado do teste de gravidez:

  • Antibióticos
  • Anti-inflamatórios
  • Anti-concepcionais
  • Citrato de clomifeno
  • Consumo de álcool

Teste de gravidez falso positivo

Já o resultado falso positivo, pode ocorrer devido a:

  • Toma de medicação para tratamento de infertilidade (contendo a hormona beta-hCG)
  • Tenha ocorrido parto ou aborto há menos de 8 semanas
  • Doença trofoblástica gestacional

Como se realiza o teste de gravidez vendido em farmácias?

Mulher com teste de gravidez positivo

Atualmente, estão disponíveis no mercado vários tipos de testes de gravidez que podem ser realizados comodamente em casa, e que são confiáveis do ponto de vista clinico. No entanto, a grande oferta pode causar algumas dúvidas no momento da sua realização, pois cada marca sugere que o teste seja feito de determinada forma e a apresentação do resultado nem sempre é igual.

Para facilitar a compreensão, esclarecemos abaixo como deve recolher a urina e interpretar os resultados tendo em consideração os diferentes tipos de testes.

1.

Teste de Gravidez Clearblue Digital

Este teste, é o que apresenta os resultados de forma mais clara, pois possui um pequeno ecrã que indica se está grávida e se sim, de quantas semanas. O resultado aparece ao fim de 3 minutos.

Este teste, deve ser realizado idealmente a partir do primeiro dia da falta da menstruação, pois dessa forma a taxa de confiabilidade é superior a 99%. Todavia, pode ser realizado até 4 dias antes da data prevista da menstruação, mas a taxa de confiabilidade cai para cerca de 55%.

Para fazer o teste de gravidez, retire a tampa azul e em seguida coloque-a no fluxo de urina por 5 segundos. Outra opção é colher a urina num frasco seco e limpo e mergulhar a fita por cerca de 20 segundos. Após isso, pode colocar novamente a tampa azul, e deverá deixar repousar numa superfície plana. Em 3 minutos, aparecerá o resultado do teste que ficará visível no ecrã por cerca de 24 horas. Não é indicado beber muitos líquidos antes da sua realização.

Se fizer o teste a partir do dia esperado para a sua menstruação, pode fazê-lo em qualquer altura do dia para saber se está grávida. Se estiver a testar precocemente, para um resultado preciso do indicador de semanas, deve usar a primeira urina da manhã (2).

2.

Teste de gravidez antecipado

O teste de gravidez antecipado, pode ser realizado até 6 dias antes da data prevista da menstruação. A forma de o fazer é igual ao teste digital, com a diferença que os resultados aparecem em forma de linhas coloridas na vertical: se aparecer uma linha apenas não está grávida, se apareceram duas linhas (desvanecidas ou escuras) está grávida.

Deve utilizar a primeira urina da manhã e não ingerir muitos líquidos antes de realizar o teste (2).

3.

Teste de gravidez de resultado rápido

Com este teste, é possível obter o resultado “grávida” em apenas 1 minuto quando o teste é realizado a partir do primeiro dia em que a menstruação está em falta. Deverá esperar 3 minutos para confirmar o resultado “não grávida”, ou caso esteja a realizar o teste antes da menstruação estar em falta.

A forma de o realizar é semelhante ao já descrito (urinar directamente na fita absorvente por 5 segundos, ou mergulhar num recipiente com urina por 5 segundos). O resultado apresentado será também em formato de linhas, mas com uma ligeira diferença: positivo se visualizar , ou negativo se visualizar –  (2).

O teste de gravidez deu positivo: O que fazer?

Se fez o teste de gravidez e este deu positivo, o próximo passo é marcar uma consulta com o seu médico de Clínica Geral ou ginecologista, que a vão acompanhar ao longo da gestação.

Fontes

  1. American Pregnancy Association (2020). Understanding Pregnancy Tests. Acedido a 13 de Agosto de 2020. Disponível em: https://americanpregnancy.org/getting-pregnant/understanding-pregnancy-tests/
  2. Clearblue (2020). Testes de gravidez. Acedido a 13 de Agosto de 2020. Disponível em: https://pt.clearblue.com/testes-de-gravidez
Veja também