Camila Farinhas
Camila Farinhas
26 Ago, 2020 - 10:25

Como calcular o período fértil?

Camila Farinhas

Se está a pensar engravidar, é fundamental que saiba como calcular o período fértil. Dizemos-lhe como o fazer neste artigo.

como calcular o período fértil

Em cada ciclo menstrual, existe um intervalo de tempo denominado de período fértil, onde a probabilidade da mulher engravidar é maior. Saiba quais são os sinais mais frequentes no seu corpo e como calcular o período fértil.

O que é o período fértil?

médico com paciente a esclarecer dúvidas sobre o período fértil

O período fértil, é o intervalo de tempo dentro de cada ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar 1. Habitualmente, a ovulação ocorre 14 dias antes do início da menstruação seguinte. O óvulo libertado tem uma sobrevida de 24 horas durante a qual, pode ocorrer fecundação pelo espermatozóide.

Por outro lado, os espermatozóides conseguem sobreviver e manter a capacidade de fecundação durante 48 a 72 horas no útero e trompas de Falópio da mulher. Tal significa que o óvulo, pode ser fecundado mesmo sem que tenham ocorrido relações sexuais no dia da ovulação. Se no momento da ovulação, existirem espermatozóides ativos originados de relações sexuais anteriores, pode ocorrer fecundação.

Por este motivo, o período fértil é contabilizado desde 3 dias antes até 3 dias depois da data provável da ovulação.

Como calcular o período fértil?

mulher a calcular o período fértil

Para calcular a data provável da ovulação, é necessário que saiba a duração do seu ciclo menstrual (dias desde o 1º dia da menstruação, até ao inicio da menstruação seguinte). Com essa informação, basta subtrair 14 dias à duração do seu ciclo menstrual. Vejamos alguns exemplos:

  • Ciclo menstrual de 28 dias: 28 – 14 = 14. A data prevista de ovulação é no 14º dia após o inicio da menstruação, e o período fértil entre o 11º e o 17º dia
  • Ciclo menstrual de 29 dias: 29 – 14 = 15. A data prevista de ovulação é no 15º dia após o início da menstruação, e o período fértil entre o 12º e o 18º dia
  • Ciclo menstrual de 30 dias: 30 -14 = 16. A data prevista de ovulação é no 16º dia após o início da menstruação, e o período fértil entre o 13º e o 19º dia

Mulheres que têm ciclos menstruais mais curtos, ovulam mais cedo. Tal acontece porque o ciclo menstrual é dividido em duas fases:

  1. Fase folicular: em que os folículos ovarianos se desenvolvem;
  2. Fase lútea: em que o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez.

Estes dois períodos são divididos pela ovulação. Enquanto que a fase folicular pode variar de mulher para mulher, a fase lútea dura sempre 14 dias (daí subtrair-se esse número à duração do ciclo menstrual).

Quais os sintomas da mulher quando está no período fértil?

jovem a medir a temperatura corporal

Alguns sinais podem ser percebidos pela mulher quando está no período fértil:

Dor pélvica

A libertação do folículo pode provocar desconforto no baixo ventre, semelhante a leves “pontadas”. Geralmente, este desconforto é ligeiro.

Alteração no corrimento vaginal

Durante o período fértil, é natural que a mulher sinta um aumento no corrimento vaginal, que se torna semelhante a clara de ovo, translúcido, inodoro e muito elástico. Estas características fazem com que seja mais fácil para os espermatozóides chegarem às trompas de Falópio.

Perda de sangue

Uma vez que no período fértil existem mudanças acentuadas a nível hormonal, pode ocorrer uma pequena perda de sangue.

Aumento da líbido

Durante o período fértil, é provável que exista um aumento da líbido, pois, fisiologicamente o corpo da mulher está pronto para a fecundação. A mulher fica também mais sensível e com o olfato mais apurado.

Aumento da temperatura corporal

Durante este período, a temperatura basal da mulher aumenta aproximadamente meio grau. Esta alteração pode ajudar as mulheres que estão a tentar engravidar a identificar os seus dias mais férteis.

Como calcular o período fértil quando o ciclo menstrual é irregular?

O ciclo menstrual considerado regular, pode durar entre 25 e 30 dias. Uma mulher que tem ciclos com durações diferentes, mas que estão dentro desse intervalo de tempo, ainda é considerada regular. Nesse caso, para fazer o cálculo da data da ovulação, basta anotar as durações dos ciclos menstruais durante alguns meses e chegar a uma média: por exemplo, se o ciclo oscilar entre os 28, 29 e 30 dias, a média são 29 dias de duração.

Em casos de mulheres com ciclos muito longos ou muito curtos, devem consultar um ginecologista e serem avaliadas criteriosamente.

Fontes

  1. Direção-Geral da Saúde (2008). Programa Nacional de Saúde Reprodutiva: Métodos de conhecimento do período fértil ou de auto-observação. Disponível em: https://www.saudereprodutiva.dgs.pt/publicacoes/planeamento-familiar–contracepcao/metodos-de-conhecimento-do-periodo-fertil-ou-de-auto-observacao-pdf.aspx
Veja também