4 Alimentos a evitar durante a gravidez

Conheça os alimentos a evitar na gravidez  e quais os cuidados alimentares que deve ter nesta fase, para evitar algumas possíveis complicações.

4 Alimentos a evitar durante a gravidez
Veja que não deve comer durante a gravidez.

Os alimentos a evitar na gravidez são, à partida, os mesmos que os das restantes pessoas, excluindo os cuidados a ter no caso de não ser imune à toxoplasmose.

Esta doença transmite-se através da ingestão de um parasita que vive no solo, oToxoplasma gondii, que pode ser encontrado em vegetais mal lavados, carnes fumadas ou mal cozinhadas. Para além desta, infecções como a listeriose e a salmonelose também devem ser evitadas, no sentido de diminuir riscos de possíveis complicações no desenvolvimento fetal.

Por tudo isto, durante a gravidez, é importante que tenha especial atenção à higiene dos alimentos e utensílios utilizados na cozinha, assim como à sua proveniência. Alguns alimentos, à partida, não apresentam riscos, porém, como a sua deterioração é muito rápida, arrisca-se uma contaminação. É por isto que deve preferir cozinhar em casa.

Resumindo, a alimentação de uma grávida deve seguir as regras de uma alimentação equilibrada, ter alguns cuidados extra de higiene e ajustar-se ao ligeiro aumento das necessidades calóricas que o estado exige.

Alimentos a evitar na gravidez


Fazer as escolhas acertadas para si e para o seu bebé é fundamental, tendo sempre presente a roda dos alimentos, para uma alimentação variada, completa e equilibrada. Para evitar riscos para a mãe e para o bebé, é importante evitar alguns alimentos, como por exemplo os enumerados de seguida.

1. Gorduras trans

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  • Margarinas;
  • Bolachas;
  • Bombons;
  • Batatas fritas de pacote e similares;
  • Bolos;
  • Doces industrializados;
  • Refeições pré-cozinhadas;
  • Pipocas de microondas.

2. Gorduras saturadas

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  • Carnes vermelhas;
  • Manteiga;
  • Leite e derivados gordos e meio gordos;

3. Hidratos de carbono refinados

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  • Açúcar;
  • Massas e pão elaborados com farinha de trigo branca.

 4. Outros alimentos

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  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas gaseificadas;
  • Cafeína;
  • Adoçantes;
  • Molhos (maioneses, ketchup, mostarda, etc.);
  • Massa folhada;
  • Queijos, iogurtes e leite não pasteurizados;
  • Ovos crus;
  • Mariscos e crustáceos;
  • Peixe cru;
  • Alimentos mal lavados;
  • Alimentos mal passados.

 

Se não é imune à toxoplasmose…


Se a grávida não for imune à toxoplasmose, existem alguns cuidados extra a ter, como por exemplo:

  • Não comer carne crua ou mal passada;
  • Não comer carnes fumadas;
  • Não comer fruta com casca;
  • Lavar muito bem os vegetais e a fruta com água corrente abundante;
  • Se usou utensílios em carne crua, não os use de novo sem os lavar com água e detergente;
  • Sempre que manusear carne crua, lave muito bem as mãos.

Enquanto grávida saudável e sem problemas de imunidade, é de salientar que não precisa de erradicar por completo alimentos menos saudáveis e interessantes do ponto de vista nutricional. O essencial é sempre manter uma alimentação variada e equilibrada, tentando guardar os “pecados alimentares” para alturas de maior desejo.

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Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

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