As vantagens de incluir maçã na sua alimentação

A maçã é o "rosto" da fruta. É também aquela peça de fruta que não deve faltar na alimentação de ninguém, pois os seus benefícios são imensos. Conheça-a melhor.

As vantagens de incluir maçã na sua alimentação
Uma das frutas mais consumidas mundialmente.

“Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Este é um velho provérbio galês com o qual a maioria de nós está familiarizada, mas o que torna essa fruta tão especial? E porque deve ser parte integrante da nossa alimentação?

A maçã é das frutas mais cultivadas e consumidas em todo o mundo e é continuamente elogiada como um alimento fundamental.

Mas antes de conhecermos as vantagens de a termos na alimentação, vamos conhecer o seu perfil nutricional.

Composição nutricional da maçã


maca

Vermelhas, verdes ou amarelas, as maçãs contêm propriedades que são essenciais para o bem-estar e por isso são também conhecidas como um alimento bastante nutritivo.

Uma maçã com 100g, fornece:

  • Energia: 52 kcal
  • Hidratos de carbono: 13,8 gramas
  • Fibra: 2,4 gramas
  • Vitamina C: 14% da ingestão diária recomendada
  • Potássio: 6% da ingestão diária recomendada
  • Vitamina K: 5% da ingestão diária recomendada
  • Manganês, cobre e vitaminas A, E, B1, B2 e B6: Abaixo de 4% da ingestão diária recomendada

As maçãs também são uma boa fonte de polifenóis. Embora nos rótulos nutricionais não apareçam estes compostos vegetais, eles são responsáveis por muitos dos benefícios para a saúde.

7 Motivos para incluir maçã na sua alimentação


1. Ajudam no processo de perda de peso

perda de peso e emagrecer

A primeira das vantagens de incluir maçã na sua alimentação relaciona-se com a sua capacidade de ajudar no processo de perda de peso.

Isso deve-se à presença de fibras e água, que promovem a sensação de saciedade reduzindo o apetite e impedem que a pessoa sinta fome durante um período maior de tempo.

2. Melhoram a saúde oral

boa saude oral

Esta fruta poderosa também é conhecida por manter a saúde oral, ajudando na limpeza dos dentes e gengivas. Graças ao ácido málico presente naturalmente na fruta, mantém os dentes brancos e brilhantes.

As maçãs também estimulam a secreção de saliva (um composto alcalino), o que reduz a capacidade das bactérias se multiplicarem e crescerem na boca, desenvolvendo cáries e outros problemas orais.

3. São amigas do coração

saude do coracao

Ao incluir maçã na sua alimentação está a ajudar o seu coração. De facto, as maçãs estão relacionadas com a diminuição do risco de desenvolver doenças relacionadas com o coração:

  • Contêm fibras solúveis, o tipo de fibras que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
  • Contêm polifenóis, que têm efeitos antioxidantes, estando muitos deles estão concentrados na casca. Um desses polifenóis é um flavonóide que pode reduzir a pressão arterial.

4. Facilitam a digestão

digestao facil

As maçãs, sendo ricas em fibras, ajudam no processo digestivo. O consumo regular de maçãs garante movimentos suaves do intestino e a prevenção de obstipação, diarreia, síndrome do intestino irritável e outros distúrbios intestinais.

A fibra também estimula a liberação de sucos digestivos e gástricos para garantir a absorção eficiente de nutrientes.

As maçãs também contêm pectina, um tipo de fibra que age como prebiótico. Isso significa que alimenta as boas bactérias presentes no intestino.

5. Ajudam a ter a pele sempre bonita

pele bonita

Os poderosos antioxidantes presentes nas maçãs neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres, que estão diretamente ligados ao envelhecimento prematuro, rugas, manchas da idade e outras condições relacionadas à idade.

As maçãs também aumentam a circulação, mantendo a pele jovem e tonificada; estimulam a substituição de células velhas, a reparação das danificadas e a prevenção da acne.

6. Impulsionam o sistema imunitário

sistema imunitario

Tal como vimos no perfil nutricional, as maçãs são ricas em vitamina C e compostos antioxidantes que podem ter um papel importante na prevenção de fraqueza, aumentando a imunidade e melhorando o tónus muscular.

Mesmo para quem quer manter o peso ou até ganhar, as maçãs devem fazer parte da alimentação diária, pois ajudam a desintoxicar o corpo e melhoram a saúde em geral.

7. Aumentam os níveis de energia

boa energia

As maçãs são uma ótima fonte de energia, é por isso que comer uma maçã antes de um treino é uma opção a considerar sempre, principalmente para aquelas pessoas que praticam atividade física diariamente.

A reter…


Tal como se pode ver neste artigo, as maçãs são um alimento que deve “andar sempre por perto”.

As vantagens do seu consumo são muitas e são um alimento bastante prático e simples, podendo não só ser transportado e como também inserido em diversos snacks e lanches.

Não se esqueça que, o consumo diário de, pelo menos, 400g de frutas e legumes é importante para obter as quantidades adequadas de vitaminas e minerais para o bom funcionamento de todas as funções vitais do seu organismo e optimizar a sua saúde.

Veja também: