Publicidade:

Gnocchi de batata-doce by Green Delights

Além das massas e pizzas tradicionais, a cozinha italiana oferece-nos os gnocchi. Já ouviu falar? Sabe como fazer? Neste artigo pode saber tudo.

 
Gnocchi de batata-doce by Green Delights
Uma receita diferente mas igualmente saborosa

Gnocchi, um prato típico italiano cuja base é uma massa feita com farinha e batata. Se é muito mais fácil e rápido comprar no supermercado esta massa já feita? Sim é! Mas, apesar de dar mais algum trabalho preparar em casa, conseguem preparar um prato de gnocchi muito mais saudável e delicioso! Prometo que o resultado final vai valer a pena!

Aqui fica a minha receita de gnocchi de batata-doce, uma opção mais saudável. Podem acompanhar com o que mais gostarem, neste caso, a minha sugestão é servir com cogumelos, espinafres e nozes.

Experimentem e tentem resistir a esta iguaria!

Receita de gnocchi de batata-doce


gnocchi de batata doce massa de gnocchi

– Ingredientes (para 3 doses) –

Para os gnocchi:

  • 1 batata-doce laranja (cerca de 400g)
  • 1 chávena de farinha de trigo (+ 3 colheres de sopa para amassar)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de azeite
  • ½ colher de chá de curcuma (ou Açafrão-das-Índias)
  • ¼ colher de chá de pimenta preta

Outros:

  • 200g espinafres
  • 250g cogumelos pleurotos (ou outra variedade de cogumelos)
  • Nozes picadas q.b. (cerca de 2-3 colheres de sopa)
  • 2 dentes de alho
  • Folhas de salva q.b.
  • Azeite q.b.

– Modo de preparação –

  1. Comece por cozer ou assar no forno a batata-doce até a polpa estar suave para a conseguir esmagar bem com um garfo.
  2. Adicione à batata bem esmagada 1 chávena de farinha, sal, azeite, curcuma e pimenta. Misture bem todos os ingredientes e transfira para uma bancada polvilhada com mais alguma farinha.
  3. Amasse ligeiramente e de seguida forme um rolo fino (cerca de 1cm de espessura) com a massa. Corte o rolo em pequenos pedacinhos com cerca de 2 cm para formar os gnocchi. Por fim, com um garfo passado também por farinha pressione os pedacinhos de massa para ficarem com o formato tradicional dos gnocchi.
  4. Coloque um tacho ao lume com água a ferver. Mergulhe alguns gnocchi e deixe cozinhar apenas por 1-2 minutos. Assim que começarem a flutuar estão prontos.
  5. Numa frigideira coloque um generoso fio de azeite bem como os gnocchi. Entretanto adicione o alho laminado e folhas de salva. Quando estiverem ligeiramente tostados estão prontos.
  6. Pode servir os gnocchi com o que mais gostar! Neste caso, coloquei numa frigideira cogumelos a saltear com um fio de azeite e adicionei ainda espinafres e nozes picadas. Adicionei na mesma frigideira os gnocchi já cozinhados e está pronto!

Sugestão: também pode servir os gnocchi de batata-doce com molho pesto e grão-de-bico, por exemplo.

Valor Nutricional (~por dose):

  • Energia: 385 Kcal
  • Proteína: 12 g
  • Hidratos de carbono: 54 g
  • Lípidos: 11 g

Bom apetite!

gnocchi de batata doce com nozes e cogumelos

REVEJA AS ÚLTIMAS CRÓNICAS DE GREEN DELIGHTS:

 

Veja também:

Green Delights Green Delights

Bióloga de formação e, atualmente, a frequentar o mestrado em Bioquímica Alimentar, a Francisca apaixonou-se pelo mundo da cozinha vegetariana e mais tarde pelo mundo da fotografia de comida. Em 2017, criou a plataforma digital Green Delights, com receitas 100% vegetais, para partilhar as suas aventuras na cozinha.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].