Conheça a importância da prática de exercício físico pós-cesariana!

É normal surgirem várias dúvidas relacionadas com o exercício físico pós-cesariana, especialmente se esta não foi uma cirurgia programada. Saiba tudo.

Conheça a importância da prática de exercício físico pós-cesariana!
Não descure a sua saúde.

A prática de exercício físico pós-cesariana torna-se fundamental no fortalecimento dos músculos abdominais e pélvicos, melhoria da postura corporal, bem como favorece o bem-estar psicológico e ajuda a reduzir a ocorrência dos baby blues típicos do pós-parto.

O tempo total de recuperação de uma cesariana varia de mulher para mulher, enquanto algumas conseguem ficar de pé horas após a cirurgia, outras precisam de mais tempo para se recuperar, principalmente se houver algum tipo de complicação durante o parto.

No entanto, nas primeiras semanas a seguir à cesariana, evite levantar pesos para a incisão abdominal cicatrizar melhor, bem como reduzir a incidência de infeções.

Exercício físico pós-cesariana: vantagens


exercicio fisico pos-cesariana mae com bebe a brincar

Depois de uma cesariana, o exercício físico traz inúmeros benefícios para a recém-mamã, nomeadamente:

  • Ajuda a combater a flacidez abdominal, tonificando os músculos abdominais;
  • Queima calorias, ajudando a emagrecer e a obter o corpo pré-gravidez mais rapidamente;
  • Reforça a sustentação da bexiga, útero e intestinos;
  • Reduz a probabilidade de incontinência urinária;
  • Reduz a probabilidade de prolapso uterino (queda do útero) no futuro;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora a disposição e o bem-estar psicológico;
  • Aumenta os níveis de energia;
  • Promove um sono mais reparador;
  • Reduz a probabilidade de desenvolver baby blues ou depressão pós-parto.

 

Exercício físico pós-cesariana: quando começar


exercicio fisico pos-cesariana mae e bebe na praia

Neste tipo de parto o exercício geralmente só é recomendado seis semanas após o parto, no entanto, como cada mulher e cada parto são únicos, deve de iniciar o exercício apenas quando o seu médico der autorização (geralmente na consulta pós-parto).

Deve ponderar iniciar a atividade física quando se sentir capaz de se ausentar, por alguns minutos, de perto do seu bebé. Mente e corpo devem andar sempre lado a lado!

É importante que fique com a noção de que inicialmente a motivação poderá ainda não ser muita, existindo a tentação de falhar aos treinos, no entanto está comprovado que a grande percentagem das pessoas fica com uma melhoria da disposição e bem-estar logo após a atividade física. Não desista!

Não se esqueça também, de que sair da casa e dedicar alguns momentos a si mesma será relaxante.

Exercício físico pós-cesariana: aspetos importantes a ter em conta


exercicio fisico pos-cesariana escolha de soutien de desporto

Apesar dos benefícios que o exercício físico pode trazer no pós-parto, é necessário tomar uma série de precauções e ter em atenção a alguns aspetos, tais como:

  • Os exercícios pós-parto devem ser iniciados de uma forma lenta e gradual, aumentando-se o tempo de treino, bem como a sua intensidade ao longo do tempo;
  • Recorra sempre a um profissional adequado, de forma a ter um plano de treino adequado às suas necessidades físicas e gostos pessoais;
  • Existem vários exercícios e até alguns ginásios, que pode fazer-se acompanhar do seu bebé, aumentando desta forma, o vínculo mãe-filho;
  • A mãe deve de utilizar sempre um soutien de desporto adequado ao tamanho do peito. Se estiver a amamentar, não se esqueça de colocar os discos de amamentação, para absorver leite materno caso ele escorra;
  • Pode utilizar roupas compressivas na região abdominal de forma a favorecer a sustentação da cicatriz abdominal;
  • Não exagere na carga, bem como na intensidade e frequência dos exercícios físicos, de forma a não prejudicar a amamentação;
  • Aumente a ingestão hídrica nos dias da prática desportiva;
  • Se sentir qualquer tipo de dor ou cansaço extremo, pare de imediato com os exercícios e repouse;
  • Se notar hemorragias vaginais súbitas ou abertura da incisão, interrompa os exercícios e consulte um médico.

 

Exercício físico pós-cesariana: que modalidades praticar


exercicio fisico pos-cesariana aula com agachamento

Existe uma variedade de exercícios que pode por em prática sem colocar em risco a sua saúde e a evolução cicatricial da cicatriz, é mesmo uma questão de preferência pessoal, tais como:

  • Natação/hidroginástica, este tipo de exercício só deve ser feito após a observação física por um médico obstetra/ginecologista, de forma a garantir que o colo do útero está fechado, diminuindo a ocorrência de infeções;
  • Caminhadas (é um exercício aeróbico bastante seguro);
  • Ioga;
  • Pilates;
  • Ginástica localizada:
    • Exercícios abdominais específicos para o pós-parto de cesariana;
    • Exercícios de alongamentos de braços e pernas;
  • Exercícios de Kegel, para fortalecer o soalho pélvico, bem como diminuir a probabilidade de incontinência urinária.

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Enfª Bárbara Andrade Enfª Bárbara Andrade

Bárbara Andrade é Enfermeira Especialista em Reabilitação e Formadora em várias entidades. Desta forma, tem como princípios a promoção e a educação para a Saúde nas diferentes faixas etárias. Terminou a Especialidade em Enfermagem de Reabilitação na ESEnfCVPOA e exerce atualmente o cargo de enfermeira no CHEDV - HSS.

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