Dieta sirtfood: a dieta das celebridades

Beber vinho e comer chocolate numa dieta? É possível? Sim, com a dieta sirtfood é! Mas será que funciona? Descubra tudo aqui!

Dieta sirtfood: a dieta das celebridades
Conheça a dieta sirtfood e porque é tão procurada!

A dieta sirtfood chegou a Portugal, vinda diretamente de Londres, e já esta a dar que falar.

Esta surgiu das mãos de dois nutricionistas londrinos e promete uma perda de até 3kg na primeira semana, com a possibilidade de ingerir alimentos que gosta, como o chocolate preto e o vinho.

Contudo, nem tudo é assim tão fácil! Para perder peso, também precisa de eliminar determinados alimentos

Nesta dieta, o objetivo é consumir alimentos promotores da sirtuína, proteína que protege o corpo de inflamações e promove um aumento o seu metabolismo, queimando assim mais gordura.

Ficou curioso? Venha saber mais!

Como surgiu a dieta sirfood?


Os nutricionistas britânicos Aidan Goggins e Glen Matten, colegas da Universidade de Surrey, receberam a proposta de elaborar um plano alimentar para um dos mais prestigiados ginásios londrinos: o KX Gym, um estabelecimento ao qual acodem celebridades do calibre da Madonna, Pippa Middleton ou Daniel Craig.

O programa pode ser seguido pelos sócios do ginásio, através de um preço semanal de aproximadamente 1500 libras.

Depois de experimentar dieta sirtfood com 40 membros do prestigioso ginásio, os autores ficaram impressionados com a sua eficácia, pois todos perderam, em média, 3kg em apenas uma semana.

Numa entrevista à revista Times, Aidan e Glen explicaram que o teste inicial tinha como objetivo estimular o rejuvenescimento e reparação celular, tanto que a perda de peso também foi uma surpresa para eles, pois nunca esperariam que atingisse uma média de 3kg em apenas uma semana.

A dieta sirtfood pode ser encontrada no livro publicado por Aiden e Glen: “The Stirfood Diet: The revolutionary plan for health and weight loss”, um sucesso de vendas em todas as livrarias britânicas.

Em que consiste a dieta?


perda de peso

A dieta sirtfood é dividida em duas fases: uma de perda de peso acelerada e outra de manutenção dos resultados.

Um dos princípios básicos da dieta sirtfood é ingerir uma grande quantidade de “alimentos sirt”, ou seja, alimentos que aumentam a atividade das sirtuínas ou SIRS (Silent Information Regulators).

Os criadores da dieta defendem que estas enzimas criam, no corpo, o mesmo efeito que o jejum ou o exercício, acelerando o metabolismo e promovendo uma maior metabolização da gordura acumulada. Adicionalmente, as sirtuínas também regulam outros processos biológicos, como o envelhecimento, a morte celular e a inflamação.

Alimentos mais utilizados

morangos

Aqui tem alguns dos alimentos mais utilizados na dieta sirtfood, pelo seu efeito nas sirtuínas do corpo:

Fase 1

caril de frango com repolho

A primeira fase da dieta sirtfood dura 7 dias e é a fase mais rígida.

Durante os primeiros 3 dias, deve seguir um plano alimentar de apenas 1000kcal, constituído por sumos desintoxicantes compostos pelos alimentos aconselhados (couve, rúcula, maçã, limão…), chá verde e chá matcha. Nestes dias, é possível ingerir uma refeição principal, semelhante a uma das 3 opções seguintes:

  • Bife de frango com alcaparras e salsa;
  • Caril de frango acompanhado com repolho;
  • Gambas salteadas com massa de trigo sarraceno.

A partir do 4º dia, pode aumentar o aporte energético para 1500kcal diárias, distribuídas pelos sumos já anteriormente referidos e duas refeições principais como as anteriores.

Os participantes do estudo que deu lugar à dieta, durante a primeira semana, ganharam ou mantiveram a massa muscular, sem um plano de exercício demasiado restrito.

Fase 2

sumos desentoxicantes

A fase 2 da deita sirtfood dura 14 dias e tem como objetivo manter os resultados obtidos na primeira semana e promover uma perda de peso regular e sustentável.

Inicialmente, a ingestão energética aumenta para três refeições diárias e apenas um dos sumos.

Passado 15 dias, o livro apenas insiste em manter uma alimentação onde exista uma forte presença destes alimentos. Pode (e deve!) aumentar gradualmente o aporte energético do seu dia, dando sempre prioridade aos alimentos referidos, mas ingerindo outros também. Contudo, não é adicionando um alimento “sirt”, como por exemplo a rúcula, a uma pizza que irá manter o peso, como deve imaginar.

As duas fases da dieta podem ser repetidas sempre que necessitar de perder gordura rapidamente.

Prós e contras da dieta sirtfood


Prós

manutencao da massa muscular

É óbvio que é simples perder peso ingerindo apenas 1000kcal por dia, durante uma semana. Contudo, o habitual é existir perda de massa muscular, algo que não existe nesta dieta, onde todo o peso perdido é em forma de gordura e os participantes não só mantiveram a massa muscular como alguns até a aumentaram, sem um plano de treino demasiado exigente.

A manutenção da massa muscular parece ser o maior ponto positivo da dieta, assim como a perda rápida de peso, que confere aos seus seguidores uma sensação de sucesso e motivação adicional.

Adicionalmente, os autores da dieta sirtfood referiram alguns benefícios associados à ação das sirtuínas no que diz respeito a:

  • supressão de apetite;
  • melhorias na memória;
  • controlo da glicemia;
  • diminuição de radicais livres acumulados no organismo.

Todos estes benefícios associados levam a um efeito anti-envelhecimento muito procurado.

Contudo, estes benefícios não estão cientificamente comprovados, sendo que não existe certezas de que estes existam verdadeiramente.

Contras

dieta io io

O preço é o primeiro ponto negativo da dieta, visto que para ser acompanhado pelos nutricionistas que a criaram teria que gastar uma quantia de 2.000€ semanais.

Adicionalmente, a dieta, apesar de defender que o chocolate e o vinho podem ser ingeridos, nem sempre assim o é. Como foi possível verificar, estes alimentos não devem ser ingeridos na 1ª fase da dieta e, na 2ª fase, quando são adicionados, devem sê-lo sempre em quantidades controladas e acompanhados de uma alimentação saudável e equilibrada.

Finalmente, como em todas as dieta milagrosas, chega a fase do “depois”. Nesse “depois”, já é sabido que, se voltar a alimentar-se da mesma forma que fazia antes, a probabilidade de aumentar de peso é muito acrescida. Tendo em conta que esta dieta é de curta duração, torna-se muito mais provável que caia na tentação de cometer os erros que cometia anteriormente de forma mais fácil. Logo, procure manter uma alimentação equilibrada para que o seu peso não sofra efeito iô-iô.

Conclusões


  • Qualquer dieta restritiva como a dieta sirtfood irá levar a uma perda de peso rápida, contudo na maior parte dos casos, o peso é recuperado com facilidade;
  • A dieta sirtfood distingue-se das restantes pela perda de peso não afetar negativamente a massa muscular;
  • Os alimentos “sirt” são, sem dúvida, de características nutricionais interessantes, sendo que, se não possuir qualquer tipo de contra-indicação, pode adicioná-los à sua alimentação;
  • Apenas acrescentar os alimentos “sirt” à sua alimentação não irá fazê-lo perder peso, sendo que, para isso, necessita de fazer sempre uma restrição energética;
  • Uma dieta pré-fabricada que funciona de igual modo para todos os que a utilizam nunca é boa opção. Procure um nutricionista que faça um plano alimentar adaptado a si e aos seus objetivos e verá que os resultados serão muito mais duradouros.

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