4 Dicas para conseguir fazer uma alimentação saudável na correria do dia-a-dia

Com as vidas agitadas de hoje em dia, torna-se difícil conseguir fazer uma alimentação equilibrada. Siga estas dicas para conseguir fazer uma alimentação saudável e para ter mais energia durante o dia.

4 Dicas para conseguir fazer uma alimentação saudável na correria do dia-a-dia
Alimentar-se bem é fundamental.

A correria , responsabilidades e trabalho do dia-a-dia são algumas das razoes que acabam por nos fazer deixar uma alimentação saudável de lado. Assim sendo, e como forma de facilitar o nosso dia-a-dia, existem alguns truques e dicas para uma alimentação saudável durante a correria do dia-a-dia.

4 truques e dicas para uma alimentação saudável no dia-a-dia


truques e dicas para uma alimentacao saudavel

1. Ande sempre com alimentos no carro

Se tal não acontecer, vai passar por uma área de serviço ou por um café, onde as opções não são de todo as mais saudáveis. Se estiver com fome, a probabilidade de fazer escolhar pouco acertadas do ponto de vista nutricional é maior. Aproveite esses locais apenas para beber o seu café (sem açúcar claro, experimente canela em pó).

Ovos cozidos, fruta, frutos secos, cenouras, flocos de aveia, iogurte, queijo fresco, latas de atum são alguns exemplos de alimentos que podem andar consigo e que podem servir a qualquer hora. Tenha só em atenção aos produtos lácteos expostos ao calor.

2. Almoce bem!

Nada de saladinhas ou só uma sopa ao almoço. Irá passar o resto do dia cheio de fome e assim que chegar a casa é quando tudo pode correr mal. É possível almoçar bem e de forma saudável em quase todos os sítios. Em Portugal há sempre uma forma de comer carne/peixe, acompanhar com salada/legumes e arroz, por exemplo.

3. Tenha atenção ao restaurante onde almoça

Se sabe que vai ter de almoçar fora, que tal começar a pensar a que local vai? Quando vai a um centro comercial, tanto pode ir a um restaurante de fastfood como a um que tenha sopa e pratos normais com carne/peixe, arroz/batata/massa e legumes. Ir almoçar fora não é desculpa para comer de forma errada.

4. Cumpra com todas as refeições

Se só chega a casa por volta das 19h/20h, talvez signifique que precise de dois lanches durante a tarde. Não deve lanchar às 15h00 da tarde e só jantar às 21h00. Desta forma passa muitas horas sem se alimentar, o que fará com que à noite tenha mais fome e acabe por ingerir maior quantidade de comida.

Além disso, é importante que os seus lanches estejam bem definidos, de forma a ter prazer a comer e que mantenha a sua saciedade ao longo do dia.

Veja também:

Nutricionista Maria Gama Nutricionista Maria Gama

Licenciada em Ciências da Nutrição, é responsável pelo projeto "Põe-te na linha" que tem como objetivo promover a adoção de uma alimentação e estilos de vida saudáveis. Aqui partilha diversos conteúdos relacionados com o seu estilo de vida, nomeadamente receitas e dicas. Além de consultas de nutrição, desenvolve workshops e palestras para diversos público-alvo, como por exemplo na comunidade ou em local de trabalho.