Como perder gordura localizada na barriga: estratégias eficazes para uma barriga mais definida!

Quer saber como perder gordura localizada na barriga? Há várias estratégias que deve adotar para dizer adeus à gordura e sentir-se em forma.

Powered by: BodyScience
Como perder gordura localizada na barriga: estratégias eficazes para uma barriga mais definida!
Apesar de não existirem fórmulas mágicas, existem algumas estratégias que podem ajudar.

A perda de gordura localizada e a perda de peso não tem de ser um objetivo árduo e monótono. Para perder gordura localizada na barriga, é importante que mude alguns hábitos e que comece a integrar algumas dicas específicas.

A barriga é de facto uma zona problemática no que diz respeito à acumulação de massa gorda, devendo requerer a sua atenção, não só por questões estéticas, mas também por questões de saúde.

Sabe-se que a gordura abdominal é aquela que tem mais implicações a nível de saúde, visto que está relacionada com problemas cardiovascularesdiabetes e dislipidemias.

Neste contexto, o perímetro abdominal é a medida utilizada para sinalizar o excesso de gordura nesta zona, não devendo ser superior a 102 cm nos homens e 88 cm nas mulheres.

Como perder gordura localizada na barriga: 6 coisas que tem mesmo de fazer


Apesar de muito procurada e desejada, ainda não existe nenhuma fórmula milagrosa para perder gordura localizada na barriga, mas sim a combinação integrada de bons hábitos alimentares, exercício e, eventualmente, algumas ajudas extra que lhe vamos mostrar. Saiba como perder gordura localizada na barriga.

1. Comer limpo

como perder gordura localizada na barriga e alimentacao saudavel

Que os abdominais são feitos na cozinha é, provavelmente, das regras mais importantes– não, não significa que se deve deitar no chão da cozinha e começar a fazer exercício desenfreadamente, mas sim, que deve mesmo alterar a sua alimentação. E há várias formas de o fazer:

  • Despeça-se do sal e aposte mais em condimentos que ajudem a tornar a comida saborosa;
  • O açúcar passa a ser o maior inimigo, por isso, reduza ou elimine a ingestão de refrigerantes, açúcar no café, bolos de pastelaria e produtos processados;
  • Aposte em alimentos integrais, porque são ricos em fibras e ajudam a regularizar os intestinos, evitando uma barriga inchada;
  • Não se esqueça de beber muita água ao longo do dia para que se mantenha hidratado e também para que as fibras possam atuar devidamente;
  • Inclua legumes no seu prato principal ou ingira sempre sopa de legumes (sem batata) ao início da refeição;
  • Aposte na proteína porque é o que vai ajudar a construir o músculo, ajudar a saciar durante mais tempo e ainda, a aumentar o metabolismo;
  • Troque os hidratos de carbono simples (pão, massa, arroz branco e batata, sumos de fruta, refrigerantes, assim como todos os alimentos processados ricos em açúcares), pelos complexos e consuma mais leguminosas, arroz e massa integral;
  • Consuma gorduras saudáveis, como as que existem no abacate ou salmão, que ajudam o organismo a sentir-se saciado, além de terem uma ação anti-inflamatória;
  • Se lhe apetecer um doce, opte pela fruta.

Por outro lado, a perda de gordura abdominal, seja na barriga ou noutra zona qualquer, está, por norma, associada a um défice energético, em particular de hidratos de carbono simples.

Ou seja, para perder gordura abdominal é importante que, não só coma menos calorias do que as precisa diariamente, como deve diminuir substancialmente a ingestão de açúcares que estão intimamente ligados com a acumulação de gordura na barriga.

Se tem dúvidas sobre por onde deve começar, o que comer durante o dia, quais as suas necessidades e o que deve consumir para alcançar os seus objetivos, então pondere consultar um profissional de nutrição.

Nas clínicas BodyScience, encontrará uma equipa de nutricionistas experientes que acompanham e motivam os clientes para que possam atingir os resultados pretendidos rapidamente. Basta marcar a primeira consulta de avaliação gratuita e sem qualquer compromisso.

2. Comer menos e mais vezes

jovem com relogio a controlar refeicoes

O objetivo é que se mantenha saciado ao longo do dia, sem picos de fome. Para isto, deverá apostar em refeições ricas em proteína, hidratos de carbono complexos e boas fontes de gordura.

A digestão da proteína é feita de forma mais lenta em relação aos hidratos de carbono simples, por exemplo. Assim, incluir em todas as refeição uma fonte de proteína é fundamental para conseguir manter-se sem fome ao longo do dia.

Pode optar por peixes gordos ou carnes brancas para as refeições principais, e frutos secos, queijo ou iogurtes para as refeições intermédias.  Manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia vão ajudá-lo a manter-se fiel às suas refeições, sem abusar.

3. Exercício físico

treino cardiovascular

O exercício físico, quando praticado com regularidade, ajuda a queimar gordura e a aumentar a massa muscular e o metabolismo basal. Neste contexto, um dos melhores treino para perder gordura localizada na barriga é aquele que consiga ativar grandes grupos musculares e de elevada intensidade. Na verdade, com este treino não só perderá gordura localizada na barriga, como em todo o corpo.

Por outro lado, fazer abdominais desenfreadamente não parece ser a melhor solução para a perda de massa gorda, mas sim para a definição desse grupo muscular específico.

A prática de exercício físico de intensidade baixa em jejum também parece ter resultados na perda de gordura localizada, devido à captação de gordura corporal como combustível para realizar a atividade.

5. Dormir

mulher a descansar tranquilamente

Dormir entre sete a oito horas por noite é essencial, principalmente se pratica exercício físico, dado que é fundamental dar descanso ao corpo, para promover uma recuperação mais eficiente.

Pelo contrário, dormir pouco também desequilibra o balanço hormonal do organismo e aumenta os níveis de ansiedade e promove uma maior libertação de cortisol (hormona de stress), o que resulta numa maior tendência para acumular gordura especificamente na zona abdominal e nos flancos, e numa maior procura de alimentos pouco saudáveis, encarados como “alimentos conforto”.

6. Tratamentos estéticos

corpo esculpido

Para completar o processo, poderá recorrer a tratamentos estéticos que ajudarão a atingir o objetivo de forma mais eficaz, podendo assim ter uma maior motivação para dar continuidade ao seu foco. Para isso, sugerimos as clínicas Bodyscience, onde encontrar profissionais qualificados que orientam e esclarecem sobre os melhores tratamentos para cada caso.

Conheça assim, os melhores tratamentos estéticos que o irão ajudar a perder gordura localizada na barriga com sucesso:

Lipoaspiração Não Invasiva – Titan: é um tratamento que ajuda a eliminar a gordura localizada de forma rápida e segura em várias partes do corpo: abdómen, coxas, glúteos, braços e pernas.

Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo: com este tratamento pode reduzir a celulite e a flacidez, e conseguir finalmente perder aqueles centímetros que simplesmente teimam em não desaparecer. Esta tecnologia atua nas diferentes camadas da pele, da mais superficial à mais profunda, proporcionando uma ação combinada, que ajuda a aumentar a eficiência do tratamento e a reduzir bastante o tempo necessário para o mesmo.

Bodyshape: com este tratamento, o corpo é induzido a “queimar” gorduras e a tonificar os músculos em zonas como abdómen, ancas, coxas, peito ou braços. Além disso, com 30 minutos de Bodyshape obtém resultados equivalentes a 750 abdominais.

Powershape: este tratamento possibilita a incorporação de três métodos diferentes e complementares, que ajudam a resolver o problema da gordura localizada e a conquistar uma pele firme, sem flacidez e sem celulite, nomeadamente:

  • Ultrassom de Alta Penetração/Convergente: atua diretamente nas células de gordura, rompendo até as estruturas mais difíceis, para uma posterior eliminação da gordura pelo sistema linfático e pelo próprio organismo;
  • Estimulação Mecânica/Sucção: efetua uma massagem local profunda, através do processo de sucção, como se fosse uma drenagem linfática mecânica;
  • Radiofrequência Tripolar: aplicada na camada mais superficial, com o objetivo de promover a tonificação dos tecidos, combater a flacidez, potenciar o aquecimento das células adiposas e acelerar o metabolismo da gordura.

Veja também: