Valter Tavares
Valter Tavares
11 Abr, 2016 - 14:19

Exercícios para perder barriga

Valter Tavares

Além de ser uma das zonas que mais preocupa homens e mulheres, é também uma das mais difíceis de trabalhar. Nós ajudamos com 4 exercícios para perder barriga.

Exercícios para perder barriga
O artigo continua após o anúncio

Se procura exercícios para perder barriga que assentam na vertente cardiovascular, está no caminho certo.

Apesar de os exercícios de força serem também determinantes para o processo de eliminação da gordura, o certo é que o treino cardio pode queimar centenas de calorias numa só sessão, contribuindo de forma decisiva para o objetivo que pretende atingir.

Neste processo, além de ter presente que vai mesmo ter de implementar uma rotina de exercícios de força complementares, importa também entender que a perda de gordura ocorrerá de forma geral e não localizada.

Com estes factos em mente, de seguida apresentamos algumas sugestões para que possa definir uma rotina de treino cardio que se adapte às suas expectativas. Fique então, com 4 exercícios para perder barriga.

Indicações gerais

Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

Não existe uma fórmula mágica que indique quanto tempo e quantas vezes deve fazer exercícios cardio semanalmente; no entanto, sugerimos que aponte para um mínimo de 30 a 60 minutos, cinco dias por semana.

Uma vez que não existem exercícios especificamente direcionados para a gordura abdominal, pode optar pela forma de cardio que mais se adeque a si – alguns exemplos: corrida, natação, saltar à corda, aeróbica com step, spinning, etc.

Dito isto, há que ter presente que o treino mais indicado para quem pretende acelerar o processo, despendendo menos tempo e vendo resultados mais rapidamente é o HIIT (ou treino intervalado de alta intensidade), que pode conhecer em detalhe no nosso artigo.

As nossas sugestões de exercícios para perder barriga

HIIT

HIIT
  • O Treino Intervalado de Alta Intensidade é considerado um dos mais eficazes exercícios para perder barriga, queimando o maior número de calorias e potenciando o nosso metabolismo até 24 horas depois de termos terminado os exercícios;
     
  • A ideia aqui é alternar momentos curtos de atividade física muito intensa e vigorosa com momentos curtos de atividade cardiovascular moderada ou mesmo de descanso;
     
  • Esta rotina permite reduzir o tempo de treino relativamente aos exercícios de cardio habituais, com cada sessão a ter cerca de 20 minutos – com cinco minutos extra no início e no final, para aquecer e alongar;
     
  • Outra das vantagens do HIIT é que pode ser adaptado a qualquer uma das atividades cardio referidas acima, pelo que não precisa de abdicar dos seus gostos e preferências desportivas.
 


Running

running
  • O exercício da moda, além de ser uma excelente opção no que se refere à saúde cardiovascular, é também bastante eficaz no que se toca à queima de calorias e à eliminação da gordura corporal;
     
  • Se não é um praticante regular, comece primeiro com um pouco de jogging e depois vá aumentando a velocidade e a distância ao longo de várias semanas;
     
  • No que toca a exercícios para perder barriga, recorde-se que este funciona a médio/longo prazo e que os resultados estão diretamente relacionados com a intensidade, distância e rapidez envolvidos no processo.
 


Spinning

spinning
  • De entre as aulas disponibilizadas em ginásio, estas são das mais temidas… mas também das mais procuradas! Porquê? Bem, porque a sua intensidade assegura a queima de imensas calorias e a eliminação de grandes depósitos de gordura;
     
  • Uma vez que são levadas a cabo numa bicicleta estática, vai poder controlar a velocidade e intensidade do exercício na própria bicicleta, sabendo que quanto mais esforço e rapidez conseguir atingir, melhores os resultados que vai obter;
     
  • Também aqui é importante começar devagar, uma vez que vai demorar algumas semanas até atingir um nível mais elevado de fitness;
     
  • Prepare-se ainda para suar bastante: beba muita água antes, durante e depois da aula!
 


Aeróbica com step

step
  • Esta aula de cardio, que foca o esforço nas pernas e glúteos, é também bastante popular em todos os ginásios que a disponibilizam;
     
  • Isto porque, se treinar na sua máxima intensidade, pode queimar significativas quantidades de calorias e gordura, de forma bastante rápida e eficaz;
     
  • Mais uma vez, comece por fazer os exercícios com um step mais baixo e evite movimentos demasiado complicados para si – com o tempo, pode optar por um step maior e por movimentos um pouco mais exigentes.

Encontre o tipo de exercício que mais se adequa à sua personalidade! No entanto, antes de avançar com o seu novo treino, recomendamos apenas que se informe junto do seu médico: quando estamos a falar de exercícios que exigem grande esforço, convém que confirme se a sua condição física se adequa aos mesmos.

Afinal, antes de tudo, está a sua saúde. Boa sorte e bons treinos!

Receba aqui o seu plano de treinos!



Veja também: