Alimentos com bolor devem ser logo deitados ao lixo?

Os alimentos com bolor aparentam-se geralmente deteriorados à superfície (e não só), com uma textura diferente e manchas esverdeadas ou brancas. Saiba tudo.

Alimentos com bolor devem ser logo deitados ao lixo?
Saiba se deve deitar estes alimentos logo ao lixo.

Os alimentos com bolor apresentam um sabor e uma textura desagradáveis e podem ter manchas felpudas verdes ou brancas.

A presença de bolor é uma das principais causas de deterioração de alimentos e só a sua aparência pode desagradar à maioria das pessoas.

Enquanto alguns tipos de bolor podem produzir toxinas prejudiciais à saúde, outros são usados para produzir certos alimentos, como é o caso de alguns tipos de queijos.

Neste artigo vamos explicar quais são os alimentos devem ser deitados ao lixo na presença destas manchas nada agradáveis e quando é que a presença de bolor não é necessariamente negativa.

O que é o bolor?


alimentos com bolor

O bolor é um tipo de fungo com uma textura felpuda e empoeirada, geralmente é visível ao olho humano, que se desenvolve em matéria orgânica em decomposição.

O bolor produz esporos que lhe dão cor, tipicamente verde, branca, preta ou cinza. A aparência dos alimentos fica modificada, assim como o seu sabor.

Ainda que o bolor seja visível apenas na superfície, as suas raízes podem estar no interior dos alimentos. O bolor necessita de matéria orgânica húmida e quente para crescer, pelo que a comida é muitas vezes o ambiente perfeito.

Quais alimentos podem ser contaminados por fungos?


pimentos e pao com bolor

Os bolores podem crescer em quase todos os alimentos, apesar de alguns tipos de alimentos serem mais propensos ao seu crescimento do que outros.

Os alimentos frescos com alto teor de água são particularmente vulneráveis. Por outro lado, os conservantes diminuem a probabilidade de crescimento de fungos, bem como o crescimento de microrganismos.

O bolor não cresce apenas nos alimentos presentes em casa. Pode-se desenvolver durante o processo de produção de alimentos, inclusive durante o cultivo, a colheita, o armazenamento ou o processamento.

Alimentos mais propensos a ganhar bolor

Entre os alimentos que os bolores mais gostam de se desenvolver, encontram-se:

  • Frutas, incluindo: morangos, laranjas, uvas, maçãs e framboesas;
  • Vegetais, incluindo: tomate, pimento, couve-flor e cenoura;
  • Pão: especialmente quando não contém conservantes;
  • Queijo: variedades suaves e duras.

Apesar de não ser dos seus alimentos de eleição, o bolor também pode crescer em alimentos, incluindo a carne, frutos secos, leite e alimentos processados.

A maioria dos bolores precisa de oxigénio para viver, e é por isso que não se desenvolvem onde o oxigénio é limitado. No entanto, podem crescer facilmente em alimentos que foram embalados em embalagens hermeticamente fechadas depois de abertos.

3 Alimentos com bolor que pode comer


1. Queijos duros

queijos com bolor

Tanto os queijos que são produzidos com auxílio de fungos (tais como roquefort, gorgonzola e camembert) como os queijos curados (como o parmesão) podem desenvolver uma camada de bolor. No caso dos queijos curados, basta retirar a camada de bolor visível e pode comer o restante.

Como estes queijos são duros, os fungos dificilmente conseguem atingir uma zona muito interior do alimento.

2. Salame e presunto curados a seco

salame em tabua de madeira

Estes alimentos podem ganhar bolor, mas desde que seja apenas à superfície, podem-se comer na mesma.

Existem salames que são produzidos utilizando fungos para potenciar o sabor, ficando com uma pele branca que pode ser retirada antes de ingerir.

No caso do presunto é habitual formar-se uma camada à superfície. Para a remover, deve-se cortar 2,5 cm ao redor e abaixo do bolor.

3. Frutos e vegetais firmes

frutas e vegetais duros

Frutas e vegetais duros, tais como repolho, pimento, cenoura, maçã, podem apresentar pequenas manchas de bolor. Mas essas manchas podem ser retiradas, cortando cerca de 2,5 cm ao redor do bolor.

Estes alimentos não têm que ir logo para o lixo, pois o seu baixo teor de humidade não deixa penetrar facilmente os fungos para o interior.

Alimentos com bolor que deve deitar ao lixo


pao com bolor

Alimentos com alto teor de humidade podem ser contaminados abaixo da sua superfície, e além disso, também podem ter bactérias a crescer juntamente com os fungos.

Os alimentos aqui apresentados encaixam nestas premissas:

  • Frutas e vegetais moles, como morangos, pepinos e tomates;
  • Queijos moles, como cottage e cream cheese, bem como queijo desfiado e fatiado;
  • Iogurte e natas;
  • Pão e produtos de padaria;
  • Alimentos cozinhados, incluindo carne, massas e grãos;
  • Geleias e compotas;
  • Manteiga de amendoim, leguminosas e frutos secos;
  • Carnes processadas, bacon e salsichas.

 

Como evitar o desenvolvimento de bolor?


limpar frigorifico

Existem várias maneiras de impedir que os alimentos fiquem deteriorados devido ao crescimento de fungos.

Manter as áreas de armazenamento de alimentos limpas é essencial, pois os esporos dos alimentos com bolor podem-se acumular nos espaços comuns de armazenamento.

Aqui estão algumas dicas para evitar o crescimento de fungos nos alimentos:

  • Limpar o frigorífico regularmente;
  • Manter os materiais de limpeza limpos (panos de cozinha, esponjas e outros utensílios);
  • Não deixar os produtos apodrecerem. Os alimentos frescos têm vida útil limitada, por isso deve-se comprar pequenas quantidades de cada vez;
  • Manter os alimentos perecíveis em refrigeração;
  • Manter os recipientes de armazenamento limpos e bem fechados;
  • Não deixar os restos de comida mais do que 3 dias no frigorífico;
  • Congelar para armazenamento a longo prazo, caso não se pretenda comer a comida em breve.

 

Em suma…


Aquilo que a maioria das pessoas faz, é deitar alimentos com bolor ao lixo. Mas nem sempre se deve deitar logo o alimento ao lixo. É mais fácil retirar o bolor em alimentos duros, como é o caso de alguns tipos de queijo ou presunto. Geralmente, os alimentos duros ou densos não são facilmente penetrados pelo bolor.

No que diz respeito aos alimentos moles e com alto teor de humidade, esses devem ser descartados, pois também podem ter bactérias nocivas a crescer juntamente com os fungos.

Por isso, a resposta à pergunta colocada no título é: depende dos alimentos, tal como vimos ao longo do artigo.

Veja também: