Ananás ou abacaxi: nomes diferentes para a mesma fruta

O ananás ou abacaxi é uma fruta com um ótimo perfil nutricional, saborosa e útil nos meses de verão e calor, onde pode ser introduzida em sumos refrescantes.

Ananás ou abacaxi: nomes diferentes para a mesma fruta
Mais doce ou mais amarga, mas sempre deliciosa esta fruta.

Ananás ou abacaxi, ambos os nomes são utilizados em Portugal para descrever esta fruta tropical.

Incrivelmente deliciosa e saudável, acredita-se que o ananás é originário da América do Sul, tendo sido trazido para a Europa por intermédio de Cristóvão Colombo.

Existem variedades maiores e mais ácidas, enquanto outras são mais pequenas e doces, como é o caso do ananás dos Açores. Os Açores são a principal região portuguesa produtora desta fruta.

Esta fruta está carregada de nutrientes, antioxidantes e outros compostos benéficos, como é o caso das enzimas que podem combater inflamações e algumas doenças.

Venha conhecer mais propriedades do ananás ou abacaxi. Vamos começar pelo seu perfil nutricional.

Perfil nutricional do ananás ou abacaxi


ananas ou abacaxi

O ananás tem um perfil nutricional muito completo sendo um dos alimentos que devem fazer parte de uma alimentação saudável, variada e equilibrada.

Por cada 100g de alimento, obtém-se:

  • 50 kcal
  • 13g de hidratos de carbono, dos quais 10g são açúcares
  • 0,5 g de proteínas
  • 0,1 g de gordura

Além disso, fornece uma boa quantidade de micronutrientes, tais como:

O ananás é também uma fonte de importantes vitaminas e minerais, incluindo vitamina B1, B2, B5, folato, magnésio, potássio, cobre, ferro, betacaroteno e outros antioxidantes.

Alguns dos principais benefícios do ananás


1. Ajuda na saúde dos olhos

saude ocular

Os abacaxis podem ajudar a reduzir o risco de degeneração macular, uma doença que afeta os olhos à medida que as pessoas envelhecem, em parte, devido à sua alta quantidade de vitamina C e os antioxidantes que contém.

2. Ajuda na digestão

digestao correta

Como muitas outras frutas e vegetais, o abacaxi contém fibras alimentares, o que é essencial para manter o intestino saudável. Mas, ao contrário de muitas outras frutas e vegetais, o abacaxi contém quantidades significativas de bromelina, uma enzima que decompõe as proteínas, o que pode ajudar na digestão.

3. Tem propriedades anti-inflamatórias

inflamacao no cotovelo

Devido a uma mistura complexa de substâncias que podem ser extraídas do núcleo do abacaxi, conhecido como bromelina, o abacaxi pode ajudar a reduzir a inflamação grave e pode ajudar a reduzir o crescimento tumoral. 

Escolher e preparar o ananás ou abacaxi: sugestões na cozinha


Antes de tudo, selecione um ananás com um corpo firme e rechonchudo, sem marcas escuras ou partes moles.

Duas dicas importantes para armazenar o ananás são: se ainda estiver inteiro, deve permanecer à temperatura ambiente; caso já esteja aberto, deve ser colocado no frigorífico.

Ao escolher ananás enlatado, espreite sempre o rótulo nutricional e prefira as versões com sumo de ananás e não as de xaropes concentrados. Tenha atenção à quantidade de açúcar adicionado!

Utilização de ananás na culinária

salada com ananas

O ananás é cada vez mais é utilizado tanto em pratos doces como salgados. É um ingrediente que faz parte de pizzas e bolos, kebabs e tartes.

De facto, o ananás é um alimento que fica bem em ambos os extremos de sabores, conseguindo chamar a atenção em qualquer prato que esteja presente. Deixamos agora algumas sugestões de pratos onde o pode incluir:

  • Adicione abacaxi aos seus kebabs favoritos: experimente kebabs de camarão, frango, cebola roxa, abacaxi e tomate-cereja;
  • Faça uma salada de frutas com morangos, abacaxi, tangerina e uvas. Cubra com coco ralado para um toque mais fresco;
  • Adicione algumas fatias de abacaxi à sua salada no almoço ou jantar. Junte alguns frutos secos (nozes, por exemplo), cubos de queijo light e molho vinagrete;
  • Faça seu próprio sumo de ananás ou abacaxi, e assim pode ter a certeza que não tem conservantes ou adoçantes adicionados.
  • Faça um molho fresco com abacaxi, manga, pimento verde e vermelho e use como molho num wrap de atum, por exemplo.

Veja também: