Não há nome mais aterrorizante entre os praticantes de fitness, que o nome Burpees. Este é um dos exercícios mais completos que pode fazer, trabalhando praticamente todos os grupos musculares, ao mesmo tempo que é altamente benéfico para a sua resistência, sendo certo que após alguns burpees, irá estar ofegante e a sentir tanto as suas pernas como os seus braços a fraquejar.
O Burpee trabalha músculos do peitoral, ombro e tríceps por causa da flexão de braço e quadríceps, isquiotibiais, glúteos e gémeos devido ao agachamento e ao salto.
Vemos diversas vezes este exercício ser executado de forma tradicional, mas desconhecemos inúmeras variações de burpees que certamente tornarão este exercício mais dinâmico e desafiante (ainda mais!)
Siga estas sugestões e dê um novo fôlego ao seu treino.
6 Variações de burpees para dinamizar o seu treino
1. Burpee básico
O movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo e o posicionamento das pernas para trás.
Posteriormente, vem a posição de flexão. Segue-se o ajuste das pernas na posição de agachamento. De seguida, volta-se à posição inicial.
2. Burpee com uma perna
Este burpee é igual ao anterior, com uma exceção: deverá ser realizado com uma perna sempre no ar, sem que esta toque no solo.
3. Burpee com salto
Esta variante é igual à anterior, com uma pequena diferença: ao invés de regressar à posição inicial com os pés no chão, irá após a posição de flexão, lançar as pernas para a frente em direção ao peito, seguindo-se um salto explosivo.
Após o salto, faça uma receção suave, dobrando os joelhos e colocando as mãos no chão, repetindo as fases anteriores.
4. Burpee com um braço
Ao realizar este burpee, o peso do seu corpo irá ficar sobre um braço apenas, podendo se quiser aumentar o grau de dificuldade, tentar realizar uma flexão com um braço, seguindo-se o salto.
5. Burpee com flexão
Movimento igual ao anterior, mas em vez de ficar com os braços estendidos quando lança as pernas para trás, terá de efetuar uma flexão, devendo de seguida lançar as pernas para a frente e saltar.
6. Burpee no trx
Esta variante é semelhante ao número 4, burpee com uma perna, sendo que uma perna estará no trx e a outra no ar.
Em suma
Ficou a conhecer algumas variações de burpees, variações essas algo básicas, começando no nível de dificuldade mais acessível e aumentando gradualmente o mesmo. Não deixe de realizar este exercício, pois é altamente benéfico para qualquer que seja o seu objetivo, quer seja este aumento de massa muscular, endurance ou perda de massa gorda.
Como já foi visto, é um movimento que envolve a maior parte dos grupos musculares, sendo ainda vantajoso para trabalhar a coordenação, explosão e capacidade cardiovascular. Não é de todo fácil, mas os resultados compensam!