Revisão Vida Ativa
Revisão Vida Ativa
02 Out, 2020 - 08:36

Vacina da meningite B passa a ser gratuita

Revisão Vida Ativa

A medida foi anunciada pela Diretora-Geral da Saúde, acrescentando que a vacina do HPV também será administrada aos rapazes.

Bebé a ser vacinado contra a meningite B

Passados 14 anos da introdução da vacina da meningite C no Programa Nacional de Vacinação (PNV), a vacina contra a meningite B passa também a ser gratuita, anunciou a Diretora-Geral da Saúde numa conferência de imprensa à margem das celebrações do aniversário do PNV.

Assim, desde o dia 1 de outubro, todas as crianças que nasceram em 2019 e 2020 vão ser vacinadas contra a doença invasiva meningocócica B aos dois, quatro e 12 meses, ou seja, durante o primeiro ano de vida.

O alargamento do PNV passa também a incluir a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) nos rapazes e a vacina contra o rotavírus.

A vacina contra o HPV nos rapazes deve ser administrada em duas doses a rapazes a partir dos 10 anos, com intervalo de seis meses, e aplica-se aos nascidos a partir de 1 de janeiro de 2009. Recorde-se que a mesma vacina para as raparigas já faz parte do PNV e é administrada em duas doses aos 10 anos.

Já a vacina contra o rotavírus será aplicada apenas a grupos de risco e a sua administração só se deve iniciar em dezembro. Importa, contudo, frisar que a Direção-Geral da Saúde e a Comissão Técnica de Vacinação ainda não divulgaram quais são esses grupos de risco.

Veja também