Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
07 Jul, 2020 - 11:13

Universidade do Porto promove atividades de verão para todos

Mónica Carvalho

Jardinagem, visitas noturnas ao Jardim Botânico e experiências científicas para crianças são algumas das atividades promovidas pelo Museu de História Natural e da Ciência da UP.

Crianças a fazer atividades de verão na Universidade do Porto

Foi há um mês que o Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) reabriu ao público e agora tem ao dispor dos mais novos – mas também dos graúdos – algumas atividades de verão, para trazer alguma normalidade aos próximos meses.

O projeto “Verão no Museu” tem propostas para todas as idades, ao ar livre e o melhor de tudo é que muitas delas são mesmo gratuitas.

Para os mais novos, as “Férias nos Museus” realizam-se entre julho e agosto e juntam atividades de literatura, arte, ciência e descoberta, nos espaços exteriores do Jardim Botânico, entre as 09h00 e as 17h00.

Estas atividades destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos e estão a cargo da equipa do Serviço Educativo do MHNC-UP, pelo que a inscrição deve ser feita através do e-mail [email protected].

Atividades gratuitas disponíveis

Criança a fazer jardinagem

“A Química trocada em miúdos”, com sessões às quintas, terças e domingos durante o verão, no pátio do Pólo Central do museu irá dar a conhecer os conceitos básicos da química, observar reações surpreendentes e descobrir a química em todo o lado das nossas vidas.

Já o programa “Nos Bastidores do Museu” permite visitar o herbário, conhecer a reserva de zoologia, acompanhar o trabalho dos curadores ou entrar na sala do arquivo de Desmond Morris do museu.

Visitar o Jardim Botânico do Porto e realizar atividades de jardinagem integram o programa “Verão no Jardim Botânico”.

Durante o dia é possível conhecer as estufas e as plantas do Jardim, como também saber mais sobre o cultivo e propagação. Durante a noite, os participantes são convidados a ter um olhar mais atento sobre a fauna e flora, flores noturnas, insetos, morcegos, aves e anfíbios, entre outros seres que habitam este “pulmão verde” da Universidade do Porto.

De julho a setembro, todas as quartas-feiras, poderá também fazer jardinagem no Jardim Botânico.

Durante o mês de julho, o MHNC-UP abre o pátio do Pólo Central para uma “maratona” de cultura. De terça-feira a sábado, haverá cinema, poesia, música, ilusionismo, dança e debates, de participação gratuita, com reserva obrigatória.

Seguindo as indicações das autoridades de saúde, todas as atividades no âmbito do programa “Verão no Museu” terão um limite de participantes, será respeitado o distanciamento social recomendado, bem como o uso obrigatório de máscara, quando aplicável e a desinfeção frequente das mãos.

Fontes

Veja também