Farmacêutica Cátia Rocha
Farmacêutica Cátia Rocha
16 Nov, 2018 - 12:33

Tratamentos para a queda de cabelo: qual o mais eficaz?

Farmacêutica Cátia Rocha

A queda de cabelo é um problema muito comum. Saiba quais os melhores tratamentos para a queda de cabelo, protegendo-o das agressões e mantendo-o saudável.

Tratamentos para a queda de cabelo: qual o mais eficaz?

Não damos por isso, mas todos os dias nos caem cabelos. O problema é quando tal acontece em excesso. A queda de cabelo é especialmente frequente no início do outono. 100 é o número de fios de cabelo que se perde por dia. O problema é que alguns não voltam a crescer.

A desregulação do ciclo de crescimento do cabelo é o principal fator para a queda de cabelo e crescimento mais fraco, por isso, vai poder conhecer quais os melhores tratamentos para a queda de cabelo, de forma a conseguir travar este processo, mantendo o cabelo forte e saudável.

O CABELO ESTÁ SEMPRE EM CONSTANTE RENOVAÇÃO

tratamentos para a queda de cabelo

Dos 100 mil a 150 mil cabelos que possuímos, em média, todos os dias perdemos entre 50 a 100. Trata-se do processo natural de renovação capilar:

  • Anagénese – fase de crescimento ativa: dura entre dois a seis anos. Cerca de 90% dos cabelos estão nesta fase;
  • Catagénese – fase de transição, em que o crescimento para: dura uma a duas semanas.
  • Telogénese – fase de repouso: dura dois a três meses, após os quais os cabelos começam a cair, empurrados, por novos fios em crescimento.

Estas três fases coexistem em todas as pessoas: a cada momento, há sempre cabelos em crescimento, repouso e queda.

Quando existem mais cabelos em queda do que em crescimento, estamos perante um problema que deve ser tratado, pois está em causa a renovação capilar.

QUAIS AS CAUSAS PARA A QUEDA DE CABELO?

inicio de gravidez

São muitos os fatores que podem contribuir para a queda de cabelo transitória:

  • Hormonas – a gravidez e a toma de contracetivos orais podem influenciar a queda de cabelo nas mulheres;
  • Medicamentos – como alguns usados na depressão, doenças cardíacas e no tratamento do cancro, entre outros;
  • Doenças – como a diabetes, doenças de pele, infeções no couro cabeludo ou lúpus;
  • Ambiente – como a exposição excessiva ao vento, ao calor, ao cloro das piscinas;
  • Atrito – pelo uso intensivo de adornos (elásticos, ganchos), penteados elaborados e escovagem excessiva;
  • Agressividade química de alguns produtos usados na higiene capilar e/ou uso de produtos inadequados;
  • Alimentação inadequada e pouco variada, pobre em proteínas, vitaminas e sais minerais.

QUAIS OS TRATAMENTOS PARA A QUEDA DE CABELO?

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

suplementos alimentares para a queda

Um dos tratamentos para a queda de cabelo mais comum é, a toma de suplementos alimentares compostos por vitaminas, minerais e proteínas. Os comprimidos ou pós solúveis, têm como função complementar a carência de nutrientes e vitaminas essenciais ao crescimento e fortalecimento do cabelo.

Os suplementos alimentares com vitaminas e minerais na sua composição, nomeadamente, Vitamina H (D-Biotina), Selénio e Zinco, contribuem para a manutenção de um cabelo saudável. A sua atividade está relacionada com determinadas funções biológicas que desempenham no nosso organismo.

SOLUÇÕES LOCALIZADAS

solucoes localizadas

Os suplementos capilares podem ser complementados com produtos de aplicação tópica, por exemplo as ampolas ou loções, que atuam diretamente no ciclo do cabelo e aumentam a fase de crescimento.

ALOPECIA ANDROGENÉTICA

alopecia androgenetica

A queda de cabelo pode ter causa genética e, nesse caso, denomina-se de alopecia androgénica, doença hereditária que atinge tanto o sexo masculino como o feminino.

Para estas situações, a eficácia dos suplementos é bastante diminuída, sendo necessário ser visto pelo médico, que irá prescrever a medicação a seguir.

Os medicamentos mais comuns, utilizados em tratamentos para a queda de cabelo são, o Minoxidilo tópico (em espuma ou solução) e a finasterida oral, que vão permitir uma redução na queda de cabelo, visível após três a seis meses de tratamento e um aumento do crescimento capilar. No entanto, é necessário um tratamento contínuo para garantir estes resultados.

Este ponto é válido para todos os tratamentos descritos. O tratamento deve ser cumprido por um período mínimo de 3 meses.

PALAVRA DE ORDEM NA QUEDA DE CABELO: PREVENÇÃO

cuidados com o cabelo

O melhor é sempre prevenir, pondo em prática os cuidados capilares mais adequados. Para tal, deverá ser seguido o conselho de profissionais sobre os produtos mais indicados para cada tipo de cabelo.

Dicas úteis para a prevenção da queda de cabelo passam por: lavar o cabelo com água morna, moderar o recurso a tintas, permanentes e alisamentos, evitar os adornos e penteados que causem atrito ao cabelo e, por último, proteger o cabelo de agressões externas como o vento e a exposição solar em demasia.

Veja também:

Artigos Relacionados