Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
22 Abr, 2020 - 11:05

#TodosPorQuemCuida: nova campanha para angariar material médico

Mónica Carvalho

Conseguir comprar mais material hospitalar e equipamento de proteção para diversas instituições é o objetivo da campanha “Todos por quem cuida”. Veja como pode ajudar.

Campanha Todos por quem Cuida

Tendo em conta a premissa de que todos continuamos a ser necessários para ajudar quem cuida, a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Farmacêuticos, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), assim como outras instituições da sociedade civil estão juntas, no combate à COVID-19.

Para tal, foi criado um movimento solidário #TodosPorQuemCuida, que visa a angariação de fundos para a compra de material hospitalar e equipamento de proteção. Assim, asseguram-se mais e melhores condições para cuidar de quem cuida de nós.

Este apoio destina-se aos profissionais que estão na linha da frente nos consultórios, hospitais, farmácias, lares e em todos os outros locais, a partir de onde o cuidado ganha forma.

Assim, os materiais são destinados: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bombeiros, cuidadores, assistentes operacionais, forças de segurança, secretários clínicos e Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica.

#TodosPorQuemCuida: Todos unidos por uma missão

“É urgente garantir que os profissionais de saúde trabalham devidamente protegidos e com acesso aos materiais necessários”, defende Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, uma das entidades parceiras desta missão.

A doação de material hospitalar, equipamento de proteção individual e outros dispositivos determinantes para prestar cuidados de saúde aos portugueses será, então, uma grande ajuda para assegurar que os profissionais têm tudo o que necessitam para desempenhar a sua missão: cuidar, proteger e salvar.

Tal como diz Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos: “Temos de fazer tudo o que está ao nosso alcance para impedir que eventuais falhas, ineficiências ou fraquezas ganhem dimensão e nos vençam.

São, aliás, várias as figuras públicas a associarem-se a esta campanha, desde António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, a nomes bem conhecidos do mundo do desporto, cultura e arte em Portugal.

“Entendemos ser necessário assumir um compromisso adicional com o Serviço Nacional de Saúde, com os profissionais de saúde e com as pessoas”, afirma João Almeida Lopes, Presidente da Apifarma.

Quais são os materiais mais necessários?

Profissional de saúde equipado contra a covid-19

O levantamento das necessidades financeiras e materiais vai sendo atualizado, tendo em conta a evolução da pandemia. Todavia, existem alguns bens que nunca podem faltar e cuja escassez se pretende ser evitada ao máximo, nomeadamente: batas hospitalares descartáveis, desinfetantes, luvas, máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, material de testes, toucas e ventiladores

Como pode ajudar?

A conta solidária #TodosPorQuemCuida está aberta a todos os que puderem e quiserem ajudar, sejam instituições, empresas ou portugueses a título individual – qualquer pessoa pode fazer uma doação monetária por transferência bancária, através do IBAN: PT50 0035 0646 00017662 930 21.

Além disso, também pode optar pela doação de materiais, bastando, para tal, o preenchimento de um formulário existente na página criada para a divulgação do movimento.

Para ter melhor perceção sobre as carências dos diferentes serviços de saúde, pode ainda contactar as entidades fundadoras do #TodosPorQuemCuida, através dos seguintes endereços de correio eletrónico:

Até ao momento já foram angariados quase 704.921€.

Veja também