Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Abr, 2020 - 15:50

COVID-19: profissionais de saúde mental prestam apoio gratuito

Mónica Carvalho

Foram mais de 60 os voluntários que se juntaram à Sociedade Portuguesa de Psicanálise, para prestar apoio telefónico gratuito em tempos de quarentena.

mulher a digitar número de telefone

Mais de 60 psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e pedopsiquiatras prestam apoio gratuito, através de linha criada para ajudar as pessoas a lidar com o novo coronavírus.

A ideia partiu da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, num apelo feito aos sócios para “disponibilizarem algumas horas do seu dia ou da sua semana”, com o objetivo de apoiar a população “face à estranheza de uma ameaça que pode vir do contacto com o outro”.

Assim, esta ajuda telefónica gratuita, anónima e confidencial, visa “ouvir, conter, devolver, para tranquilizar” não só a população, como também os profissionais de saúde.

Além disso, o apoio pode ser solicitado para famílias, adultos, idosos, crianças e até para ajudar a explicar melhor a situação aos mais novos.  

mulher com depressão

A linha de apoio 300 051 920 tem cobertura nacional e funciona das 8h às 24h, todos os dias da semana.

“São momentos inéditos como estes que mais nos podem humanizar e fazer não desistir da aparente utopia de criar um Mundo em maior harmonia com cada um de nós, com o outro e com a sociedade em geral” refere Luísa Branco Vicente, presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.