Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
24 Ago, 2020 - 09:15

Pandemia traz novos hábitos: stock de bicicletas esgota em Portugal

Mónica Carvalho

De acordo com o portal KuantoKusta, a procura por este meio de transporte cresceu 500% depois do desconfinamento.

stock de bicicletas esgota em portugal

O stock de bicicletas esgotou em Portugal no final de julho, devido a uma procura exponencial depois do período de confinamento. Um aumento que ronda os 500%, de acordo com o portal Kuanto Kusta.

A principal causa para este fenómeno poderá estar no receio de contágio por COVID-19 nos transportes públicos, mas também por ser uma forma de manter a forma física. “Acreditamos que estamos perante um produto com novos adeptos e que, em si, mobiliza novas atitudes, sobretudo pelas suas características ecológicas e saudáveis”, destaca Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.

Segundo o portal que permite comprar preços de diferentes produtos e agora também efetuar algumas compras online, a tomada de decisão da aquisição de uma bicicleta dita, então, uma nova tendência em termos de deslocação, visto que este equipamento “não é só uma forma de deslocação mais segura”, mas também representa uma “alternativa para todos que querem evitar recintos fechados para a prática de desporto”.

jovem com bicicleta para o trabalho

O portal informa ainda que as bicicletas modelos BTT são as mais procuradas, por clientes do sexo masculino, com idades entre os 25 e os 44 anos. E será um fenómeno para continuar: “a procura continuará em alta nos próximos meses, havendo um abrandamento nos meses de inverno. Mas o surgimento de iniciativas públicas para fomentar este tipo de deslocação mostra que a procura continuará elevada”, afirma Paulo Pimenta.

Como que antecipando esta procura, a Câmara Municipal de Lisboa está a apoiar em 50% a compra de bicicletas convencionais e adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida (elétricas ou não) por residentes, estudantes e trabalhadores.

O programa de apoio à aquisição de bicicletas novas para uso citadino tem um orçamento de 1,5 milhões de euros para a aquisição de bicicletas convencionais e adaptadas, um milhão de euros para bicicletas assistidas eletricamente e 500 mil euros para bicicletas de carga.

Fontes

  1. Jornal de Negócios – “Covid-19 esgota stock de bicicletas em Portugal”, disponível em: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/covid-19-esgota-stock-de-bicicletas-em-portugal
  2. Programa de apoio à aquisição de bicicletas novas para uso citadino, disponível em: https://www.lisboa.pt/programa-de-apoio-aquisicao-de-bicicletas

Veja também