Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
24 Fev, 2020 - 18:16

Sabia que existem sites para rastrear o coronavírus?

Mónica Carvalho

A COVID-19 É uma doença que está a preocupar o mundo, pela dificuldade de contenção e relativa rapidez de contaminação. Conheça, então, sites para rastrear o coronavírus e ficar a par de tudo.

Sites para rastrear o coronavírus: teste

Ter conhecimento de sites para rastrear o coronavírus, é uma ferramenta particularmente útil para quem quer estar sempre a par das novidades da doença que tem feito manchetes um pouco por todo o mundo e começa a preocupar, cada vez mais, as entidades de saúde.

Recorde-se que o coronavírus foi identificado em meados de 1960, mas este é um novo surto de síndromes respiratórias ligadas a um novo vírus que surgiu em Wuhan, na China, e que é conhecido por infetar seres humanos e animais (nomeadamente pássaros e mamíferos) sendo as células do trato respiratório e gastrointestinal o primeiro alvo.

Apesar de apenas a 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter sido informada de alguns casos de pneumonia em Wuhan, de origem indeterminada, já nessa altura se antevia um cenário que se poderia agravar, dado que coincidia com uma altura em que muitos chineses se deslocavam ao país natal para as celebrações do Ano Novo Chinês.

De tal forma que a 20 de janeiro de 2020 já tinha sido confirmados 282 casos e 25 mortes, em quatro países, nomeadamente China, Tailândia, Japão e Coreia – todos os doentes eram provenientes de Wuhan.

O NOVO coronavírus no mundo: dados quase em tempo real

Mulher a navegar em sites para rastrear o Coronavírus

Seja por curiosidade, seja porque é uma pessoa que viaja com frequência e, como tal, está particularmente atenta a este tema, conhecer os sites para rastrear o coronavírus é algo que pode ser bastante útil. Conheça alguns.

1.

Gisanddata

O painel online Gisanddata permite monitorizar a proliferação do vírus em tempo real. Tal acontece dado que o site é atualizado de acordo com os dados de diversas entidades de saúde, nomeadamente Organização Mundial da Saúde, centros de controlo de doenças nos EUA, China e Europa.

Assim, poderá observar todos os casos de morte e casos de contaminação do novo coronavírus através de um gráfico atualizado em tempo real.

Para aceder, basta entrar no site do painel onlinegisanddata. Assim que abrir a página, irá ver um mapa com diversos pontos assinalados a vermelho. Esses são os países que registam a presença confirmada da doença. As bolinhas são tão maiores quanto o número de casos existentes nesse local.

Além disso, na coluna do lado esquerdo encontra a lista de todos os países onde a doença está presença, e o respetivo número de casos.

Na coluna do lado direito, encontrará as estatísticas referentes ao número de mortes, assim como de casos em que houve recuperação, isto é, de pessoas que contraíram o coronavírus e que, atualmente, se encontram curadas.

Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA criou uma página exclusivamente dedicada ao acompanhamento da evolução da Covid-19, com indicação de outras informações relevantes, nomeadamente:

  • Informações sobre o vírus
  • Informações para quem vai viajar ou viaja com frequência
  • Informação para grupos específicos, nomeadamente grávidas
  • Informação para profissionais de área, com guidelines de atuação em casos de prevenção e detenção de doença
  • Recursos para os departamentos de saúde
  • Indicações para as corretas práticas laboratoriais
2.

Site da Organização Mundial de Saúde (OMS)

A OMS é a entidade máxima a considerar no que diz respeito a este tema. Nesse sentido, este é um dos melhores sites para rastrear o coronavírus que deve ter em conta em caso de necessidade ou quiser manter-se informado sobre o assunto.

Pode confirmar as últimas notícias sobre o vírus e dicas de prevenção, assim como recomendações de viagem e mapas de áreas infetadas, bastando, para tal, aceder aos relatórios da situação e clicando no último relatório disponibilizado.

3.

Healthmap

O Healthmap é um site fundado e alimentado por investigadores das reconhecidas universidades de Oxford, Harvard Medical School, Boston Children’s Hospital e Northeastern University.

À semelhança de exemplos anteriores, ao entrar na página encontrará um mapa mundial, onde se encontram assinalados os casos de Covid-19 confirmados.

É possível perceber a evolução da doença, ao ativar a opção “animate spread”.

Além disso, os dados encontram-se assinalados por círculos de diferentes cores, de acordo com o número de casos registados em determinada região.

4.

Coronavirus Live Map

Neste portal, terá acesso a um mapa com indicações dos países onde se encontra, assim como algumas informações úteis sobre a doença, nomeadamente, dicas para se proteger e os cuidados a ter durante as viagens.

Além disso, neste site pode contar com as mais recentes novidades referentes ao tema que está a preocupar o mundo.

5.

Best For Lives

Saber o número casos confirmados, o número de mortes e o número de recuperações são as informações que constam no site Best For Lives. Os dados estatísticos são atualizados diariamente e encontram-se divididos por país, permitindo, assim, consultar a evolução da doença ao longo das últimas semanas.

Veja também