Farmacêutica Cátia Rocha
Farmacêutica Cátia Rocha
01 Jun, 2018 - 10:00

Sintomas da menstruação: quais os mais comuns?

Farmacêutica Cátia Rocha

É normal sentir algum desconforto nos dias que antecedem a menstruação e no primeiro ou segundo dia de sangramento, embora também haja mulheres que afortunadamente não o sintam. Para a maioria das mulheres os sintomas da menstruação são facilmente ultrapassados e não interferem com o seu dia-a-dia. Saiba reconhecer os sintomas normais.

Sintomas da menstruação: quais os mais comuns?

Os sintomas da menstruação são comuns na grande maioria das mulheres. No entanto, variam muito de pessoa para pessoa relativamente à intensidade e duração dos sintomas.

QUAIS OS MAIS COMUNS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO?

sintomas da menstruacao e dor no fundo da barriga

A maioria das mulheres apresenta sintomas leves nos dias anteriores à menstruação e no primeiro ou segundo dia do início desta quando o fluxo de sangue é mais intenso. Existem mais de cem sintomas que foram atribuídos à menstruação, e estes podem mudar ao longo do tempo e de ciclo para ciclo.

Normalmente, os desconfortos associados à menstruação devem ser controláveis o suficiente para que possa continuar com a sua vida normal. No entanto, para algumas mulheres, os sintomas são tão graves que se torna difícil realizar as tarefas normais do dia-a-dia.

Alguns sintomas da menstruação incluem:

Sintomas dolorosos, como cólicas abdominais, dores nas costas e sensibilidade mamária, geralmente podem ser aliviados com a toma de analgésicos e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o naproxeno.

A obstipação pode tornar as cólicas muito mais intensas, e os níveis hormonais na segunda metade do ciclo menstrual predispõem para um aumento da probabilidade de obstipação. Assim, a ingestão adequada de líquidos e uma alimentação rica em fibras podem ser úteis para atenuar os sintomas. O uso de laxantes poderá também estar indicado.

SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL (TPM)

colicas menstruais

A Tensão Pré-Menstrual engloba uma série de sintomas emocionais e físicos nos dias que antecedem o início da menstruação.

O aparecimento periódico é o que distingue a tensão pré-menstrual de outras alterações mais graves. As mulheres que sofrem desta síndrome, têm-na de forma cíclica, antes da menstruação. Os sintomas pré-menstruais surgem 1 a 14 dias antes do início do período e desaparecem com a vinda da menstruação ou pouco tempo depois.

A tensão pré-menstrual afeta muitas mulheres. Algumas mulheres têm uma TPM muito suave, e apenas durante 1 ou 2 dias. Noutras, em contrapartida, as dores pré-menstruais podem ser mais intensas.

Quando esses sintomas interferem no bem-estar da mulher, como por exemplo, com dores pré-menstruais é recomendável consultar o médico. Pode encontrar-se uma solução numa dieta saudável, tomando suplementos vitaminicos, praticando exercício de forma regular ou qualquer outra recomendação que o médico considere oportuna.

Os sintomas da menstruação que surgem no período pré-menstrual são habitualmente os seguintes:

  • Alterações físicas: tensão mamária, inchaço, dores de cabeça, alteração do apetite, obstipação ou diarreia, alterações do padrão do sono e palpitações, entre outras.
  • Alterações psicológicas: sentimento de tristeza, cansaço e fadiga, dificuldade de concentração, ansiedade e irritabilidade, entre outras possíveis.

SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

paciente queixa se ao medico

Os sintomas da menstruação podem de facto afetar a qualidade de vida. É importante conversar com o seu médico caso a menstruação cause o seguinte:

  • Faltar ao trabalho ou à escola;
  • Não poder participar em atividades que normalmente gosta;
  • Ter dificuldade no relacionamento com a família e amigos;
  • Ter dores severas;
  • Falta de energia extrema que interfira nas atividades diárias.

Veja também: