Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
18 Dez, 2019 - 15:22

10 sinais de perda de audição nos cães

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Patrocinado por:

Conhece os sinais de perda de audição nos cães? Saiba quais os sinais aos quais deve estar atento para detetar se o seu cão ouve bem.

epilepsia em caes cuidados a ter

A surdez traduz-se pela ausência de perceção de som e tanto a surdez completa como a diminuição de perceção de som podem afetar pessoas e outros animais, incluindo os cães. A diferença, é que, ao contrário das pessoas, os cães não reconhecem que não conseguem ouvir e não conseguem explicá-lo aos seus tutores. Assim, é importante reconhecer os sinais de perda de audição nos cães e estar atento.

Causas de perda de audição nos cães

10 sinais de perda de audição nos cães

As causas para a surdez ou diminuição da audição podem ser várias, sendo que os cães podem nascer já com essa deficiência ou por outros motivos adquiri-la ao longo da sua vida.

Hereditário

A surdez hereditária é a causa mais comum de surdez e está relacionado a genes transmitidos pelos progenitores. Estes genes estão muitas vezes ligados também com a pigmentação, sendo que é mais comum que cães de olhos claros e pelagem branca.

A surdez pode ser de apenas um dos ouvidos ou de ambos, sendo que se apenas um ouvido não for capaz de ouvir, é difícil para os tutores perceberem a situação.

Otites

As otites podem ser responsáveis pela perda de audição nos cães, devido à obstrução ou redução do som que atinge a cóclea (porção do ouvido responsável por receber o som).

As otites são inflamações do ouvido, que podem ser classificadas em internas, médias ou externas, consoante a porção do ouvido afetada. Pode ocorrer excesso de cerúmen, o que provoca abafamento do som, rutura timpânica ou dano em qualquer outra parte do ouvido que pode resultar em surdez permanente.

Perda de células do nervo coclear

A cóclea é uma porção do ouvido, localizada no ouvido interno, que é responsável pela função auditiva. A perda das células do nervo da cóclea levam a uma perda da função auditiva.
Esta perda celular pode ocorrer por várias causas, desde tóxicos, meningite, traumatismo (mecânico ou sonoro), anestesia, neoplasias ou envelhecimento.

10 Sinais de perda de audição nos cães

10 sinais de perda de audição nos cães

1. Não vai quando é chamado

É certo que se o seu cão não estiver treinado e não tiver regras, pode não ir ter consigo quando o chama. No entanto, quando isso acontece repetidamente é caso para tentar averiguar se existem outros sinais que possam indicar que o cão não ouve bem.

Um cão que não vai ter com quem o chama pode estar a dar sinais de perda de audição, especialmente se tiver por hábito ir de encontro às pessoas.

2. Não o cumprimenta

Mais uma vez, para considerar este um dos sinais de perda de audição nos cães, é necessário conhecer bem o comportamento do cão normalmente e estar atento também a outros sinais.

Por norma, quando os tutores chegam a casa os cães correm para o ir cumprimentar, ou pelo menos deslocam-se para verificar quem chegou ao ouvirem o barulho da porta. No entanto, se o seu cão não ouve ou ouve mal, é possível que não o sinta a chegar e por isso não o vai cumprimentar.

3. Quando chega perto do cão ele assusta-se

Se um cão não ouve, pode não dar conta do que se passa à sua volta, especialmente se estiver distraído. Se quando chega perto do seu cão ele se assusta e reage como se não soubesse que estava por perto, então pode ser um dos sinais de perda de audição nos cães.

4. Não reage a barulhos fortes

Quase todos os cães reagem a barulhos fortes como trovoada, foguetes, música alta, entre outros, pois em condições normais, o barulho é sentido pelos cães ainda de forma mais intensa do que por nós, pessoas.

Assim, se está um enorme barulho à sua volta e o cão continua tranquilo e sem reação é porque, provavelmente, não está a ouvir.

Uma das formas de testar se o seu cão ouve, em caso de dúvida, é chegar perto dele, sem que este se aperceba e fazer um barulho ruidoso, como um apito. Se o cão se mover assustado é porque ouviu, se não se manifestar, muito provavelmente é surdo.

5. É difícil acordá-lo

Um cão que dificilmente acorda, muito provavelmente não ouve o que se passa em seu redor. Muitas vezes, o cão só acorda mesmo quando lhe toca, e assusta-se. Se o seu cão não dá conta quando chega perto e só acorda, sobressaltado, quando lhe toca, então é sinal de que o seu cão não ouve ou é surdo.

6. Dorme muito e em qualquer circunstância

Os cães quando não ouvem o que se passa em seu redor tendem a dormir melhor, pois não existem estímulos nem distrações. Assim, se o seu cão dorme calmamente enquanto se passam muitas coisas à sua volta e muitos ruídos, é provável que não esteja a ouvir.

Dormir muito também pode ser um sinal de dor ou doença, por isso, é importante fazer a distinção e se necessário consulte o seu médico veterinário assistente.

7. Ladra muito

Um dos sinais de perda de audição em cães é estes ladrarem muito. Os cães ladram por várias razões, seja para dar alarme, chamar à atenção, sendo que algumas raças são mais insistentes do que outras. No entanto, cães surdos, tendem a ladrar mais do que o normal, pois não se ouvem a si próprio.

8. Anda com a cabeça inclinada

Andar com a cabeça inclinada é um dos sinais de ocorrência de otite, mais comum interna ou média, que podem levar a perda de audição.

9. Sente dor na zona das orelhas

Sentir dor na zona das orelhas ou na cabeça também um sinal de otite, neste caso, é mais comum que o cão esteja com uma otite externa, que se não for tratada adequadamente pode levar à perda de audição.

10. Abana muito a cabeça

Abanar a cabeça e sacudir as orelhas não são diretamente sinais de perda de audição nos cães, porém, podem ser também indicadores de sujidade ou inflamação no conduto auditivo, que pode levar ao abafamento do som e diminuir a perceção do som.

Veja também

Fontes

MSD Veterinary Manual – Overview of Deafness. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/ear-disorders/deafness/overview-of-deafness?query=deafness