Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
06 Ago, 2020 - 10:12

“Apoiar o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” é o lema da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Mónica Carvalho

De 1 a 7 de agosto, assinala-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno, em mais de 170 países, com o objetivo de destacar os benefícios da prática e esclarecer dúvidas.

Mão de bebé

A Semana Mundial do Aleitamento Materno celebra-se todos os anos entre 1 e 7 de agosto, em mais de 170 países e visa encorajar esta prática, bem como fomentar a saúde dos bebés de todo o mundo.

Este ano, a semana é dedicada ao tema “Apoiar o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” e, como tal, pretende-se alertar consciências para o impacto da alimentação infantil no meio ambiente e para a necessidade de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde das pessoas e do planeta.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) destaca que o aleitamento materno é a “melhor forma de fornecer aos bebés os nutrientes de que necessitam”, de tal forma que a Unicef “recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.”

Os alertas deixados pela Organização Mundial de Saúde e UNICEF

Mãe a amamentar filho recém-nascido

Para estas duas entidades, a “amamentação proporciona a todas as crianças o melhor começo de vida possível”, visto que apresenta benefícios de saúde, nutricionais e emocionais, para as crianças, mas também para as mães.

E nem sempre é fácil de conseguir, pelo que é importante “melhorar o acesso a aconselhamento qualificado para amamentação”. Nesse sentido, a OMS e a UNICEF alertam para que os governos:

  1. Invistam em aconselhamento especializado em amamentação para todas as mulheres.
  2. Treinem os profissionais de saúde para oferecer aconselhamento especializado em amamentação a mães e famílias.
  3. Garantam que o aconselhamento seja disponibilizado como parte dos serviços rotineiros de saúde e nutrição.
  4. Sejam parceiros e colaborem com a sociedade civil e associações de profissionais de saúde, construindo fortes sistemas colaborativos para fornecer aconselhamento adequado.
  5. Protejam os profissionais de saúde contra a influência da indústria de alimentos para bebés.

Fontes

  1. Serviço Nacional de Saúde, disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/08/03/semana-mundial-do-aleitamento-materno-3/
  2. Organização Mundial de Saúde, “Mensagem para a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020”, disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/31-07-2020-world-breastfeeding-week-2020-message
Veja também