Share the post "Polvo à lagareiro: 4 receitas espetaculares a experimentar"
Se há prato que os portugueses gostam de preparar para saborear é o polvo, e esta receita é de polvo à lagareiro. Este prato rega-se com muito azeite, o tempero é enriquecido de alho e as batatas ao murro deixam o prato perfeito. Não há hipótese, vai querer experimentar quando vir, nas receitas a seguir, que este prato é mais fácil de preparar do que pode imaginar.
4 Receitas de polvo à lagareiro
1. Polvo à lagareiro simples
Nesta receita utilizam-se só os ingredientes necessários, nada de extras. É mesmo para que tenha um sabor mais tradicional.
– Ingredientes –
- 1,5 kg de polvo
- 250 ml de azeite
- 2 cabeças de alho
- 1 cebola
- 1 colher de sopa sal + 1 colher de sopa para as batatas
- 900 g de batatinhas
- 2 folhas de louro
- Salsa e pimenta branca q.b.
– Modo de preparação –
- Pré-aqueça o forno a 160 graus.
- Numa panela grande coza o polvo com cerca de 5 litros de água, 50 ml de azeite, uma cabeça de alho esmagada e uma cebola com casca.
- Coza durante 40 minutos até estar tenro. Verifique espetando um garfo nos tentáculos mais grossos. Tempere com o sal e deixe-o arrefecer na própria água.
- Separe a cabeça dos tentáculos, reservando-os numa travessa de ir ao forno.
- Lave bem as batatinhas e envolva-as no sal. Para que fiquem macias, leve-as ao forno a 160 graus, durante 35 minutos.
- Sacuda bem o sal das batatas e junte-as aos tentáculos. Aumente a temperatura do forno para 180 graus.
- Regue o polvo e as batatas com 200 ml de azeite, distribua os dentes de alho esmagados e as folhas de louro pela travessa e polvilhe com pimenta branca de moinho.
- Leve ao forno. Quando o polvo estiver dourado está pronto. Polvilhe a travessa com salsa picada e sirva o polvo à lagareiro de imediato.
2. Polvo à lagareiro com pimentos
Se às suas receitas tradicionais não podem faltar pimentos, então adicione este ingrediente ao polvo à lagareiro que vai ficar delicioso.
– Ingredientes –
- 1,500 kg de polvo
- 1 cebola
- 2 folhas de louro
- 6 dentes de alho
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento amarelo
- 1 kg de batatas
- Salsa q.b.
- Pimenta branca q.b.
- 1 colher de chá de vinagre branco
– Modo de preparação –
- Coza o polvo na panela de pressão com uma cebola inteira, uma folha de louro e pimenta, durante 30 minutos.
- Depois de cozido tempere de sal e deixe repousar na panela pelo menos 5 minutos.
- Tire-o da panela e ponha-o numa travessa de barro.
- Descasque os alhos, corte os pimentos em tiras largas, junte as batatas com a pele e os restantes ingredientes na travessa.
- Polvilhe com salsa, regue com o azeite e leve ao forno a 200 graus, durante 40 minutos. Salpique com o vinagre para servir.
3. Polvo à lagareiro com batata-doce
Se costuma adicionar as batatas brancas às suas receitas, experimente substituir por batatas-doces, como neste polvo.
– Ingredientes –
- 2 polvos da rocha (1,5 Kg / 1,8 Kg cada)
- 1 cebola
- Grãos de pimenta preta
- Vinagre
- 800 g de batata-doce (variedade lira)
- 1 cabeça de alho
- 2 folhas de louro
- 300 ml de azeite
- Flor de sal
- Coentros
– Modo de preparação –
- Coloque os polvos num tacho e junte a cebola cortada em 4, alguns grãos de pimenta, uma borrifadela de vinagre e um pouco de água, sem cobrir totalmente os polvos.
- Leve ao lume e deixe cozinhar tapado, até estarem macios. Os polvos estarão no ponto quando conseguir espetar o garfo com facilidade.
- Escorra e corte os polvos, separando os tentáculos. Reserve. Lave muito bem as batatas-doces e disponha-as numa assadeira.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 60 minutos. Com a ajuda de um pano, esmague ligeiramente cada batata com o punho, até a pele estalar.
- Escolha uma assadeira larga e distribua os pedaços de polvo e as batatas.
- Espalhe os dentes de alho esmagados, as folhas de louro e salpique com flor de sal. Regue tudo com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos.
- Guarneça com um punhado de folhas de coentros e sirva com uma salada de tomate maduro.
4. Polvo à lagareiro com migas e grelos
Apetece-lhe saborear o polvo com migas e grelos? Este é um almoço completo, espreite como preparar e veja as dicas para o seu empratamento.
– Ingredientes –
- 1 polvo
- 6 cebolas médias
- 6 dentes de alho
- 1 broa de milho
- 600 g de grelos
- 12 batatas pequenas
- 6 chalotas
- 2 folhas de louro
- 1 dl de vinho branco
- 1 ramo de salsa
- 1 ramo de coentros
- 1 dl de vinagre
- 5 dl de azeite
- Sal e pimenta q.b.
– Modo de preparação –
- Comece por limpar e preparar o polvo. Coloque-o numa panela de pressão com 1 cebola, 2 dentes de alho e duas folhas de louro e um pouco de água. Coloque-o a cozinhar durante 18 minutos sob pressão.
- Deixe a panela arrefecer e reserve o polvo, bem como o caldo resultante. Parte desse caldo coloque num tacho pequeno e deixe reduzir um pouco.
- Num tabuleiro para ir ao forno coloque 4 cebolas finamente picadas com 4 dentes de alho, um fio generoso de azeite e o vinho branco. Tape-o com papel de alumínio e leve ao forno a 200 graus enquanto coze o polvo.
- Após o polvo estar cozinhado coloque-o neste fundo previamente preparado, coloque um pouco mais de azeite e um pouco do caldo resultante da cozedura do polvo. Leve-o ao forno por mais 15 a 20 minutos a 180 graus.
- Leve também, num outro tabuleiro, as restantes chalotas e as batatas, com um pouco de sal e um fio de azeite, a assar.
- Coloque uma panela com água a ferver e tempera-a com um pouco de sal. Prepare e arranje os grelos e escalde-os durante alguns minutos. Coloque-os numa tigela com gelo e água para que estes parem a cozedura e mantenham a sua cor. Retire-os, escorra-os e reserve.
- Entretanto escalde também os ramos de salsa e coentros durante 1 minuto e coloque-os em água com gelo. Escorra-os e seque-os bem. Parta-os e coloque numa liquidificadora com 1 dl de vinagre de vinho branco, tempere com sal e pimenta e vá acrescentando 3 dl de azeite em fio para emulsionar. Coloque-os num recipiente próprio e reserve.
- Quando o polvo estiver cozinhado, retire-o do tabuleiro e aproveite o fundo do assado para dois procedimentos.
- O primeiro, use parte dele para confeccionar as migas, coloque-o com o miolo da broa de milho num tacho até esta amolecer, se necessário use um pouco da água de escaldar os grelos até esta se desprender do tacho durante a cozedura. Retifique os temperos, triture este preparado e reserve.
- O restante fundo do assado coloque-o num liquidificador e emulsione com um generoso fio de azeite. Transfira a emulsão para um recipiente próprio e reserve.
- Salteie os grelos em azeite aromatizado com dois dentes de alho, tempere com sal e pimenta. Retire as batatas e cebolas do forno, regue-as com um pouco de azeite e aromatize com tomilho fresco.
- Para empratar use um prato raso grande e no centro faça dois riscos paralelos com as duas emulsões anteriormente preparadas, a de ervas e a do fundo do assado. Com o auxílio de um molde de inox redondo, coloque-o no centro do prato e comece por colocar um pouco das migas, os grelos de seguida e um tentáculo do polvo enrolado no topo.
- Coloque duas batatas e uma chalota ao lado e regue o polvo com um pouco da redução do seu caldo. Decore com rebentos de salsa ou use pétalas de flores para acabar o empratamento.
> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Pingo Doce, Mulher Portuguesa, Receitas e Menus e TVI, respetivamente.